O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/687 |
Resumo: | As relações entre os pais e a prole tendem a se manifestar de modo específico de acordo com a ordem de nascimento dos filhos, que onstituem a fratria, conjunto de irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Em virtude disso, o processo de escolarização e o desempenho escolar dos filhos pode ser diferenciado conforme sua posição na fratria. Este trabalho teve por objetivo analisar o modo como é efetuada a socialização e o processo de escolarização segundo a ordem de nascimento de cada integrante da fratria de oito famílias das camadas médias de Ribeirão Preto-SP, com mais de dois filhos entre 15 e 25 anos, frequentando ensino médio ou superior. Os dados foram coletados através de entrevistas gravadas com o pai e com a mãe de acordo com um roteiro semi-estruturado. A análise dos dados indica melhor desempenho escolar dos primogênitos e a dificuldade parental em estabelecer comparação entre os filhos uma vez que os pais se esforçam para proporcionar à prole as mesmas oportunidades de escolarização. |
id |
UESB-7_6c6ea257c812e2d2b4d80cf530eb9da0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/687 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratriaEscolarização dos filhosFamíliaFratriaIrmãosOrdem de nascimentoAs relações entre os pais e a prole tendem a se manifestar de modo específico de acordo com a ordem de nascimento dos filhos, que onstituem a fratria, conjunto de irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Em virtude disso, o processo de escolarização e o desempenho escolar dos filhos pode ser diferenciado conforme sua posição na fratria. Este trabalho teve por objetivo analisar o modo como é efetuada a socialização e o processo de escolarização segundo a ordem de nascimento de cada integrante da fratria de oito famílias das camadas médias de Ribeirão Preto-SP, com mais de dois filhos entre 15 e 25 anos, frequentando ensino médio ou superior. Os dados foram coletados através de entrevistas gravadas com o pai e com a mãe de acordo com um roteiro semi-estruturado. A análise dos dados indica melhor desempenho escolar dos primogênitos e a dificuldade parental em estabelecer comparação entre os filhos uma vez que os pais se esforçam para proporcionar à prole as mesmas oportunidades de escolarização.Edições UESB2012-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/687Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 61-79Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 61-79Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 61-792178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/687/573Balarini, Fernanda BelinassiRomanelli, Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:55Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/687Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:55Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria |
title |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria |
spellingShingle |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria Balarini, Fernanda Belinassi Escolarização dos filhos Família Fratria Irmãos Ordem de nascimento |
title_short |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria |
title_full |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria |
title_fullStr |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria |
title_full_unstemmed |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria |
title_sort |
O processo de escolarização de irmãos de acordo com a posição na fratria |
author |
Balarini, Fernanda Belinassi |
author_facet |
Balarini, Fernanda Belinassi Romanelli, Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
Romanelli, Geraldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balarini, Fernanda Belinassi Romanelli, Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolarização dos filhos Família Fratria Irmãos Ordem de nascimento |
topic |
Escolarização dos filhos Família Fratria Irmãos Ordem de nascimento |
description |
As relações entre os pais e a prole tendem a se manifestar de modo específico de acordo com a ordem de nascimento dos filhos, que onstituem a fratria, conjunto de irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Em virtude disso, o processo de escolarização e o desempenho escolar dos filhos pode ser diferenciado conforme sua posição na fratria. Este trabalho teve por objetivo analisar o modo como é efetuada a socialização e o processo de escolarização segundo a ordem de nascimento de cada integrante da fratria de oito famílias das camadas médias de Ribeirão Preto-SP, com mais de dois filhos entre 15 e 25 anos, frequentando ensino médio ou superior. Os dados foram coletados através de entrevistas gravadas com o pai e com a mãe de acordo com um roteiro semi-estruturado. A análise dos dados indica melhor desempenho escolar dos primogênitos e a dificuldade parental em estabelecer comparação entre os filhos uma vez que os pais se esforçam para proporcionar à prole as mesmas oportunidades de escolarização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/687 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/687/573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 8 n. 12 (2012): Infância e Escolarização; 61-79 Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 12 (2012): Infância e Escolarização; 61-79 Práxis Educacional; Vol. 8 No. 12 (2012): Infância e Escolarização; 61-79 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068813713276928 |