A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Eudes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Francischini, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929
Resumo: Este artigo apresenta os princípios da Psicologia Histórico-Cultural sobre a concepção de sujeito, fundamentada nas ideias de Vigotski. O texto aborda os pressupostos históricos, epistemológicos e ontológicos desta abordagem em Psicologia, destacando, em um segundo momento, os postulados fundamentais da mesma sobre os Processos Psicológicos Superiores (PPS) e a mediação semiótica. Para tanto, o estudo da linguagem ganha destaque aqui, por atravessar todos os conceitos da Psicologia Histórico-cultural, tornando-se fundamental para discutirmos o propósito deste artigo. Em suma, o trabalho destaca a concepção de um sujeito constituído e construído socialmente, sendo, portanto, historicamentedeterminado e culturalmente inserido em contextos específicos.    
id UESB-7_6cb47c1fe24dbc2319ed3817f02eb7ef
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2929
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURALPalavras-chave: Constituição do sujeito. Intersubjetividade. Linguagem.Este artigo apresenta os princípios da Psicologia Histórico-Cultural sobre a concepção de sujeito, fundamentada nas ideias de Vigotski. O texto aborda os pressupostos históricos, epistemológicos e ontológicos desta abordagem em Psicologia, destacando, em um segundo momento, os postulados fundamentais da mesma sobre os Processos Psicológicos Superiores (PPS) e a mediação semiótica. Para tanto, o estudo da linguagem ganha destaque aqui, por atravessar todos os conceitos da Psicologia Histórico-cultural, tornando-se fundamental para discutirmos o propósito deste artigo. Em suma, o trabalho destaca a concepção de um sujeito constituído e construído socialmente, sendo, portanto, historicamentedeterminado e culturalmente inserido em contextos específicos.    Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/292910.22481/praxis.v14i27.2929Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929/2437Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, EudesFrancischini, Rosangela2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2929Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
spellingShingle A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Alencar, Eudes
Palavras-chave: Constituição do sujeito. Intersubjetividade. Linguagem.
title_short A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_full A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_fullStr A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_full_unstemmed A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_sort A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
author Alencar, Eudes
author_facet Alencar, Eudes
Francischini, Rosangela
author_role author
author2 Francischini, Rosangela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Eudes
Francischini, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Constituição do sujeito. Intersubjetividade. Linguagem.
topic Palavras-chave: Constituição do sujeito. Intersubjetividade. Linguagem.
description Este artigo apresenta os princípios da Psicologia Histórico-Cultural sobre a concepção de sujeito, fundamentada nas ideias de Vigotski. O texto aborda os pressupostos históricos, epistemológicos e ontológicos desta abordagem em Psicologia, destacando, em um segundo momento, os postulados fundamentais da mesma sobre os Processos Psicológicos Superiores (PPS) e a mediação semiótica. Para tanto, o estudo da linguagem ganha destaque aqui, por atravessar todos os conceitos da Psicologia Histórico-cultural, tornando-se fundamental para discutirmos o propósito deste artigo. Em suma, o trabalho destaca a concepção de um sujeito constituído e construído socialmente, sendo, portanto, historicamentedeterminado e culturalmente inserido em contextos específicos.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929
10.22481/praxis.v14i27.2929
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929/2437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816872636416