A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929 |
Resumo: | Este artigo apresenta os princípios da Psicologia Histórico-Cultural sobre a concepção de sujeito, fundamentada nas ideias de Vigotski. O texto aborda os pressupostos históricos, epistemológicos e ontológicos desta abordagem em Psicologia, destacando, em um segundo momento, os postulados fundamentais da mesma sobre os Processos Psicológicos Superiores (PPS) e a mediação semiótica. Para tanto, o estudo da linguagem ganha destaque aqui, por atravessar todos os conceitos da Psicologia Histórico-cultural, tornando-se fundamental para discutirmos o propósito deste artigo. Em suma, o trabalho destaca a concepção de um sujeito constituído e construído socialmente, sendo, portanto, historicamentedeterminado e culturalmente inserido em contextos específicos. |
id |
UESB-7_6cb47c1fe24dbc2319ed3817f02eb7ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2929 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURALPalavras-chave: Constituição do sujeito. Intersubjetividade. Linguagem.Este artigo apresenta os princípios da Psicologia Histórico-Cultural sobre a concepção de sujeito, fundamentada nas ideias de Vigotski. O texto aborda os pressupostos históricos, epistemológicos e ontológicos desta abordagem em Psicologia, destacando, em um segundo momento, os postulados fundamentais da mesma sobre os Processos Psicológicos Superiores (PPS) e a mediação semiótica. Para tanto, o estudo da linguagem ganha destaque aqui, por atravessar todos os conceitos da Psicologia Histórico-cultural, tornando-se fundamental para discutirmos o propósito deste artigo. Em suma, o trabalho destaca a concepção de um sujeito constituído e construído socialmente, sendo, portanto, historicamentedeterminado e culturalmente inserido em contextos específicos. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/292910.22481/praxis.v14i27.2929Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929/2437Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, EudesFrancischini, Rosangela2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2929Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
title |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
spellingShingle |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Alencar, Eudes Palavras-chave: Constituição do sujeito. Intersubjetividade. Linguagem. |
title_short |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_full |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_fullStr |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_full_unstemmed |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
title_sort |
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:: VIGOTSKI E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
author |
Alencar, Eudes |
author_facet |
Alencar, Eudes Francischini, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Francischini, Rosangela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Eudes Francischini, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Constituição do sujeito. Intersubjetividade. Linguagem. |
topic |
Palavras-chave: Constituição do sujeito. Intersubjetividade. Linguagem. |
description |
Este artigo apresenta os princípios da Psicologia Histórico-Cultural sobre a concepção de sujeito, fundamentada nas ideias de Vigotski. O texto aborda os pressupostos históricos, epistemológicos e ontológicos desta abordagem em Psicologia, destacando, em um segundo momento, os postulados fundamentais da mesma sobre os Processos Psicológicos Superiores (PPS) e a mediação semiótica. Para tanto, o estudo da linguagem ganha destaque aqui, por atravessar todos os conceitos da Psicologia Histórico-cultural, tornando-se fundamental para discutirmos o propósito deste artigo. Em suma, o trabalho destaca a concepção de um sujeito constituído e construído socialmente, sendo, portanto, historicamentedeterminado e culturalmente inserido em contextos específicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929 10.22481/praxis.v14i27.2929 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i27.2929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2929/2437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816872636416 |