EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402 |
Resumo: | Neste trabalho refletimos sobre a construção de novas identidades masculinas baseadas em modelos fluidos, e que não podem exercer o machismo por 24 horas, por isso necessitam da performatividade das identidades hegemônicas como um recurso de sobrevivência patriarcal. Brevemente, comentamos alguns dos territórios como o futebol e os bares que atuam como campos sociais onde essa estrutura patriarcal se reproduz e trazemos exemplos de hábitos que continuam estruturando o patriarcado. Concluimos, entre outras coisas, que a ética do cuidado aplicada à educação das crianças pode proporcioanr uma mudança radical na concepção do ser humano. |
id |
UESB-7_6d08b0e0b2544108952433eff0e8b16c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6402 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICASEL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICASEL MACHISM AND THE PERFORMANCES OF HEGEMONIC MASCULINITIESNeste trabalho refletimos sobre a construção de novas identidades masculinas baseadas em modelos fluidos, e que não podem exercer o machismo por 24 horas, por isso necessitam da performatividade das identidades hegemônicas como um recurso de sobrevivência patriarcal. Brevemente, comentamos alguns dos territórios como o futebol e os bares que atuam como campos sociais onde essa estrutura patriarcal se reproduz e trazemos exemplos de hábitos que continuam estruturando o patriarcado. Concluimos, entre outras coisas, que a ética do cuidado aplicada à educação das crianças pode proporcioanr uma mudança radical na concepção do ser humano.En este trabajo reflexionamos sobre la construcción de nuevas identidades masculinas basadas en modelos fluidos, y que no pueden ejercer el machismo de 24 horas, por lo que necesitan la performatividad de las identidades hegemónicas como recurso de supervivencia patriarcal. Brevemente repasamos algunos de estos territorios como es el fútbol y los bares actuando como campos sociales donde la estructura patriarcal se reproduce e ejemplificamos algunos de los habitus que siguen estructurando el patriarcado. Concluimos, entre otras cosas, que la ética del cuidado aplicada a la educación de los niños puede ser un giro radical en la concepción del ser humano.In this work we reflect on the construction of new masculine identities based on fluid models, and that they can not exercise machismo for 24 hours, so they need the performativity of hegemonic identities as a patriarchal survival resource. We briefly comment on some of the territories such as football and bars that act as social fields where this patriarchal structure is reproduced and we bring examples of habits that continue to structure patriarchy. The ethics of care applied to the education of children could be a radical turn in the conception of the human being.Edições UESB2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640210.22481/praxisedu.v16i37.6402Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 496-507Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 496-507Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 496-5072178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402/4716Marín, Jorge GarcíaGusmão, Tânia Cristina Rocha Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6402Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20:51Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS EL MACHISM AND THE PERFORMANCES OF HEGEMONIC MASCULINITIES |
title |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS |
spellingShingle |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS Marín, Jorge García |
title_short |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS |
title_full |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS |
title_fullStr |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS |
title_full_unstemmed |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS |
title_sort |
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS |
author |
Marín, Jorge García |
author_facet |
Marín, Jorge García Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva |
author_role |
author |
author2 |
Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marín, Jorge García Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva |
description |
Neste trabalho refletimos sobre a construção de novas identidades masculinas baseadas em modelos fluidos, e que não podem exercer o machismo por 24 horas, por isso necessitam da performatividade das identidades hegemônicas como um recurso de sobrevivência patriarcal. Brevemente, comentamos alguns dos territórios como o futebol e os bares que atuam como campos sociais onde essa estrutura patriarcal se reproduz e trazemos exemplos de hábitos que continuam estruturando o patriarcado. Concluimos, entre outras coisas, que a ética do cuidado aplicada à educação das crianças pode proporcioanr uma mudança radical na concepção do ser humano. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402 10.22481/praxisedu.v16i37.6402 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i37.6402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402/4716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 496-507 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 496-507 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 496-507 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818904776704 |