EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marín, Jorge García
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402
Resumo: Neste trabalho refletimos sobre a construção de novas identidades masculinas baseadas em modelos fluidos, e que não podem exercer o machismo por 24 horas, por isso necessitam da performatividade das identidades hegemônicas como um recurso de sobrevivência patriarcal. Brevemente, comentamos alguns dos territórios como o futebol e os bares que atuam como campos sociais onde essa estrutura patriarcal se reproduz e trazemos exemplos de hábitos que continuam estruturando o patriarcado. Concluimos, entre outras coisas, que a ética do cuidado aplicada à educação das crianças pode proporcioanr uma mudança radical na concepção do ser humano.
id UESB-7_6d08b0e0b2544108952433eff0e8b16c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6402
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICASEL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICASEL MACHISM AND THE PERFORMANCES OF HEGEMONIC MASCULINITIESNeste trabalho refletimos sobre a construção de novas identidades masculinas baseadas em modelos fluidos, e que não podem exercer o machismo por 24 horas, por isso necessitam da performatividade das identidades hegemônicas como um recurso de sobrevivência patriarcal. Brevemente, comentamos alguns dos territórios como o futebol e os bares que atuam como campos sociais onde essa estrutura patriarcal se reproduz e trazemos exemplos de hábitos que continuam estruturando o patriarcado. Concluimos, entre outras coisas, que a ética do cuidado aplicada à educação das crianças pode proporcioanr uma mudança radical na concepção do ser humano.En este trabajo reflexionamos sobre la construcción de nuevas identidades masculinas basadas en modelos fluidos, y que no pueden ejercer el machismo de 24 horas, por lo que necesitan la performatividad de las identidades hegemónicas como recurso de supervivencia patriarcal. Brevemente repasamos algunos de estos territorios como es el fútbol y los bares actuando como campos sociales donde la estructura patriarcal se reproduce e ejemplificamos algunos de los habitus que siguen estructurando el patriarcado. Concluimos, entre otras cosas, que la ética del cuidado aplicada a la educación de los niños puede ser un giro radical en la concepción del ser humano.In this work we reflect on the construction of new masculine identities based on fluid models, and that they can not exercise machismo for 24 hours, so they need the performativity of hegemonic identities as a patriarchal survival resource. We briefly comment on some of the territories such as football and bars that act as social fields where this patriarchal structure is reproduced and we bring examples of habits that continue to structure patriarchy. The ethics of care applied to the education of children could be a radical turn in the conception of the human being.Edições UESB2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640210.22481/praxisedu.v16i37.6402Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 496-507Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 496-507Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 496-5072178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402/4716Marín, Jorge GarcíaGusmão, Tânia Cristina Rocha Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:20:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6402Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:20:51Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
EL MACHISM AND THE PERFORMANCES OF HEGEMONIC MASCULINITIES
title EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
spellingShingle EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
Marín, Jorge García
title_short EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
title_full EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
title_fullStr EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
title_full_unstemmed EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
title_sort EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS
author Marín, Jorge García
author_facet Marín, Jorge García
Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva
author_role author
author2 Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marín, Jorge García
Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva
description Neste trabalho refletimos sobre a construção de novas identidades masculinas baseadas em modelos fluidos, e que não podem exercer o machismo por 24 horas, por isso necessitam da performatividade das identidades hegemônicas como um recurso de sobrevivência patriarcal. Brevemente, comentamos alguns dos territórios como o futebol e os bares que atuam como campos sociais onde essa estrutura patriarcal se reproduz e trazemos exemplos de hábitos que continuam estruturando o patriarcado. Concluimos, entre outras coisas, que a ética do cuidado aplicada à educação das crianças pode proporcioanr uma mudança radical na concepção do ser humano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402
10.22481/praxisedu.v16i37.6402
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i37.6402
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6402/4716
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 496-507
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 496-507
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 496-507
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818904776704