Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crisostomo, Edson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nogueira de Castro e Almeida, Shirley Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/965
Resumo: Este artigo contempla uma pesquisa com o objetivo de analisar as componentes mediacional e interacional do processo de ensino-aprendizagem da Integral a partir do modelo de conhecimentos didático-matemáticos (CDM) de professores de matemática. Esse modelo foi desenvolvido baseado nas ferramentas de análise do Enfoque Onto-Semiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática. Consiste em uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado com dez formadores de professores de matemática, experts no processo de ensino universitário do Cálculo Integral. Nas conclusões ressaltamos a potencialidade do modelo CDM na análise e sistematização da dimensão didática da Integral que emerge dos relatos dos formadores.
id UESB-7_6d64e36a44d48e9aecbfee405cfdf12c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/965
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemáticaConhecimentos didático-matemáticos de professoresEnfoque onto-semiótico da cognição e a instrução matemáticaProcessos de ensino-aprendizagem da IntegralEste artigo contempla uma pesquisa com o objetivo de analisar as componentes mediacional e interacional do processo de ensino-aprendizagem da Integral a partir do modelo de conhecimentos didático-matemáticos (CDM) de professores de matemática. Esse modelo foi desenvolvido baseado nas ferramentas de análise do Enfoque Onto-Semiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática. Consiste em uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado com dez formadores de professores de matemática, experts no processo de ensino universitário do Cálculo Integral. Nas conclusões ressaltamos a potencialidade do modelo CDM na análise e sistematização da dimensão didática da Integral que emerge dos relatos dos formadores.Edições UESB2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/96510.22481/praxis.v13i25.965Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 291-312Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 291-312Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 291-3122178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/965/824Crisostomo, EdsonNogueira de Castro e Almeida, Shirley Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/965Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática
title Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática
spellingShingle Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática
Crisostomo, Edson
Conhecimentos didático-matemáticos de professores
Enfoque onto-semiótico da cognição e a instrução matemática
Processos de ensino-aprendizagem da Integral
title_short Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática
title_full Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática
title_fullStr Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática
title_full_unstemmed Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática
title_sort Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática
author Crisostomo, Edson
author_facet Crisostomo, Edson
Nogueira de Castro e Almeida, Shirley Patrícia
author_role author
author2 Nogueira de Castro e Almeida, Shirley Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crisostomo, Edson
Nogueira de Castro e Almeida, Shirley Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos didático-matemáticos de professores
Enfoque onto-semiótico da cognição e a instrução matemática
Processos de ensino-aprendizagem da Integral
topic Conhecimentos didático-matemáticos de professores
Enfoque onto-semiótico da cognição e a instrução matemática
Processos de ensino-aprendizagem da Integral
description Este artigo contempla uma pesquisa com o objetivo de analisar as componentes mediacional e interacional do processo de ensino-aprendizagem da Integral a partir do modelo de conhecimentos didático-matemáticos (CDM) de professores de matemática. Esse modelo foi desenvolvido baseado nas ferramentas de análise do Enfoque Onto-Semiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática. Consiste em uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado com dez formadores de professores de matemática, experts no processo de ensino universitário do Cálculo Integral. Nas conclusões ressaltamos a potencialidade do modelo CDM na análise e sistematização da dimensão didática da Integral que emerge dos relatos dos formadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/965
10.22481/praxis.v13i25.965
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/965
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i25.965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/965/824
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 291-312
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 291-312
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 291-312
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816533946368