LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Marta Élid
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pietropaolo, Ruy César, Powell, Arthur Belford, Silva, Angélica da Fontoura Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6016
Resumo: Este artigo tem o propósito de discutir as concepções e a imagem conceitual de futuros professores a respeito de argumentações e provas para ensinar e aprender matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que envolveu um grupo de dez estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de um campus da Universidade Federal de Sergipe. Para coletar os dados aqui apresentados foi aplicado um questionário e realizadas entrevistas. A análise dos dados baseou-se nos estudos de Tall e Vinner, que discutem a noção de Imagem Conceitual, e de Ponte, relativamente à ideia de Concepção. Os resultados mostraram que não parece ser consensual a inclusão de provas nos currículos da Educação Básica pois, no geral, o grupo de alunos considera a temática relevante, mas por assumirem o significado de prova como demonstração formal e rigorosa, argumentaram que o seu ensino teria que se reportar a um grupo restrito de alunos. Essas concepções constituíram o ponto de partida para o processo formativo desenvolvido logo após esta pesquisa.
id UESB-7_73b22489e3cc2d01fdb21c9418984c68
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6016
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONESLAS STUDENT CONCEPTIONS ON JUSTIFICATIONS AND PROOFS IN A MATHEMATICS TEACHING DEGREE PROGRAMLAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE ARGUMENTAÇÕES E PROVASFormação Inicial de Professores de MatemáticaConcepções sobre o ensino de ProvasImagem ConceitualFormación Inicial de Maestros de MatemáticasConcepciones sobre la enseñanza de DemostracionesEsquema ConceptualInitial Education for Mathematics TeachersConceptions regarding for teaching of proofsConcept Image Este artigo tem o propósito de discutir as concepções e a imagem conceitual de futuros professores a respeito de argumentações e provas para ensinar e aprender matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que envolveu um grupo de dez estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de um campus da Universidade Federal de Sergipe. Para coletar os dados aqui apresentados foi aplicado um questionário e realizadas entrevistas. A análise dos dados baseou-se nos estudos de Tall e Vinner, que discutem a noção de Imagem Conceitual, e de Ponte, relativamente à ideia de Concepção. Os resultados mostraram que não parece ser consensual a inclusão de provas nos currículos da Educação Básica pois, no geral, o grupo de alunos considera a temática relevante, mas por assumirem o significado de prova como demonstração formal e rigorosa, argumentaram que o seu ensino teria que se reportar a um grupo restrito de alunos. Essas concepções constituíram o ponto de partida para o processo formativo desenvolvido logo após esta pesquisa. The purpose of this article is to discuss the conceptions and the concept image of future teachers regarding justifications and proofs for teaching and learning mathematics. This study is qualitative in nature and involved a group of ten students in the Mathematics Teaching Degree program on a campus at the Federal University of Sergipe. To collect the data presented here, we applied a questionnaire and carried out interviews. The data analysis was based on the studies of Tall and Vinner, who discuss the notion of Concept Image, and that of Ponte, relative to the idea of Conception. The results showed that there does not seem to be a consensus on the inclusion of proofs in the curricula of Basic Education, because, in general, the group of students considers the topic relevant, but, since they assume the meaning of a proof is a formal and rigorous demonstration, they argued that teaching it would be for a restricted group of students. These conceptions were the starting point for the training process developed soon after this study. Este artículo tiene el objetivo de discutir las concepciones y el esquema conceptual de futuros maestros en lo que respecta a las argumentaciones y demostraciones en la enseñanza y el aprendizaje de matemáticas. Se trata de una investigación de naturaleza cualitativa que ha envuelto un grupo de diez estudiantes de la carrera de Licenciatura en Matemáticas de un campus de la Universidad Federal de Sergipe. Para recolectar los datos aquí presentados, se aplicó un cuestionario y se realizaron entrevistas. El análisis de los datos está basado en los estudios de Tall y Vinner, que han discutido la noción de Esquema Conceptual, y de Ponte, con relación a la idea de Concepción. Los resultados han evidenciado que la inclusión de demostraciones en los currículos de la Educación Básica no parece ser consensual, ya que, de manera general, el grupo de alumnos considera la temática relevante, sin embargo, como entienden que una demostración significa una prueba formal y rigurosa, ellos argumentan que su enseñanza tendría que dirigirse a un grupo restricto de alumnos. Tales concepciones constituyeron el punto de partida del proceso formativo desarrollado inmediatamente después de esta investigación. Edições UESB2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/601610.22481/praxisedu.v16i38.6016Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 386-401Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 386-401Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 386-4012178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6016/4507Amorim, Marta ÉlidPietropaolo, Ruy CésarPowell, Arthur BelfordSilva, Angélica da Fontoura Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:15Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6016Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:15Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES
LAS STUDENT CONCEPTIONS ON JUSTIFICATIONS AND PROOFS IN A MATHEMATICS TEACHING DEGREE PROGRAM
LAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE ARGUMENTAÇÕES E PROVAS
title LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES
spellingShingle LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES
Amorim, Marta Élid
Formação Inicial de Professores de Matemática
Concepções sobre o ensino de Provas
Imagem Conceitual
Formación Inicial de Maestros de Matemáticas
Concepciones sobre la enseñanza de Demostraciones
Esquema Conceptual
Initial Education for Mathematics Teachers
Conceptions regarding for teaching of proofs
Concept Image
title_short LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES
title_full LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES
title_fullStr LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES
title_full_unstemmed LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES
title_sort LAS CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES DE UNA CARRERA DE LICENCIATURA EN MATEMÁTICAS SOBRE LAS ARGUMENTACIONES Y DEMOSTRACIONES
author Amorim, Marta Élid
author_facet Amorim, Marta Élid
Pietropaolo, Ruy César
Powell, Arthur Belford
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
author_role author
author2 Pietropaolo, Ruy César
Powell, Arthur Belford
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Marta Élid
Pietropaolo, Ruy César
Powell, Arthur Belford
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores de Matemática
Concepções sobre o ensino de Provas
Imagem Conceitual
Formación Inicial de Maestros de Matemáticas
Concepciones sobre la enseñanza de Demostraciones
Esquema Conceptual
Initial Education for Mathematics Teachers
Conceptions regarding for teaching of proofs
Concept Image
topic Formação Inicial de Professores de Matemática
Concepções sobre o ensino de Provas
Imagem Conceitual
Formación Inicial de Maestros de Matemáticas
Concepciones sobre la enseñanza de Demostraciones
Esquema Conceptual
Initial Education for Mathematics Teachers
Conceptions regarding for teaching of proofs
Concept Image
description Este artigo tem o propósito de discutir as concepções e a imagem conceitual de futuros professores a respeito de argumentações e provas para ensinar e aprender matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que envolveu um grupo de dez estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de um campus da Universidade Federal de Sergipe. Para coletar os dados aqui apresentados foi aplicado um questionário e realizadas entrevistas. A análise dos dados baseou-se nos estudos de Tall e Vinner, que discutem a noção de Imagem Conceitual, e de Ponte, relativamente à ideia de Concepção. Os resultados mostraram que não parece ser consensual a inclusão de provas nos currículos da Educação Básica pois, no geral, o grupo de alunos considera a temática relevante, mas por assumirem o significado de prova como demonstração formal e rigorosa, argumentaram que o seu ensino teria que se reportar a um grupo restrito de alunos. Essas concepções constituíram o ponto de partida para o processo formativo desenvolvido logo após esta pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6016
10.22481/praxisedu.v16i38.6016
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6016
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i38.6016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6016/4507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 386-401
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 386-401
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 386-401
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818708692992