DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simoniello, Maria Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Odetti, Héctor, Temporetti, Félix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10656
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever as concepções relacionadas à docência universitária e atividades afins que foram reconhecidas em um grupo de jovens doutores em Ciências Biológicas, identificando quais poderiam direcionar seu processo de formação de professores universitários. Eles foram entrevistados e deveriam descrever cada uma das atividades que realizavam, suas preferências e suas tensões. Além de uma análise interpretativa das entrevistas, foi realizada uma análise de correspondência múltipla. Os resultados permitiram observar que o Professor se percebe próximo da avaliação e planejamento da aula enquanto o Auxiliar de Ensino tem seu “eu docente” bastante próximo da organização de cada aula. Por outro lado, os Auxiliares percebem-se próximos da comunicação com os alunos e os Professores moderadamente próximos das TICs. Esses jovens começam a realizar e valorizar suas práticas vinculadas à organização das tarefas docentes, o que gera novos desafios para eles. A comunicação com alunos e com seus pares assume um lugar de destaque nas suas ações docentes; as reflexões centram-se nas diferenças entre as Ciências Biológicas e as Ciências Sociais. A prática docente não é suficiente para realizar uma formação universitária planejada e sistemática.
id UESB-6_48f875a0e57c6f5b0039db1d9e0bf2d3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10656
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTESUNIVERSITY TEACHERS, DOCTORS IN BIOLOGICAL SCIENCES, ANALYSIS OF CONCEPTIONS ABOUT TEACHING COMPETENCESEnsino superiorConcepções sobre a prática docenteEducación superiorConcepciones sobre prácticas docentesHigher educationConceptions about teaching practicesO objetivo deste trabalho é descrever as concepções relacionadas à docência universitária e atividades afins que foram reconhecidas em um grupo de jovens doutores em Ciências Biológicas, identificando quais poderiam direcionar seu processo de formação de professores universitários. Eles foram entrevistados e deveriam descrever cada uma das atividades que realizavam, suas preferências e suas tensões. Além de uma análise interpretativa das entrevistas, foi realizada uma análise de correspondência múltipla. Os resultados permitiram observar que o Professor se percebe próximo da avaliação e planejamento da aula enquanto o Auxiliar de Ensino tem seu “eu docente” bastante próximo da organização de cada aula. Por outro lado, os Auxiliares percebem-se próximos da comunicação com os alunos e os Professores moderadamente próximos das TICs. Esses jovens começam a realizar e valorizar suas práticas vinculadas à organização das tarefas docentes, o que gera novos desafios para eles. A comunicação com alunos e com seus pares assume um lugar de destaque nas suas ações docentes; as reflexões centram-se nas diferenças entre as Ciências Biológicas e as Ciências Sociais. A prática docente não é suficiente para realizar uma formação universitária planejada e sistemática.The objective of this work is to describe the conceptions related to university teaching and related activities that were recognized in a group of young doctors (PhD) in Biological Sciences, identifying which ones could direct their training process as university teachers. They were interviewed and they had to describe activities they carried out, their preferences and their tensions. In addition, to interpretive analysis of the interviews, a multiple correspondence analysis was performed. The results showed that Professors perceives himself close to the evaluation and planning of the class while Teaching Assistant has his "teaching self" moderately close to the organization of each class. On the other hand, Assistants perceive themselves to be close to communication with the students and Professors to be moderately close to the ICTs. These young people are beginning to carry out and value their practices linked to the organization of teaching tasks, which generates new challenges for them. Communication with students and with their peers takes a prominent place in their teaching actions; reflections focus on the differences between Biological and Social Sciences. Teaching practice is not enough to carry out a planned and systematic university education.El objetivo de este trabajo es describir las concepciones referidas a la docencia universitaria y actividades relacionadas que se reconocieron en un grupo de jóvenes doctores en Ciencias Biológicas identificando cuáles podrían direccionar su proceso formativo como docentes universitarios. Se les realizaron entrevistas en las que debían describir cada una de las actividades que realizaban, sus preferencias y sus tensiones. Además de un análisis interpretativo de las entrevistas, se realizó un análisis de correspondencias múltiples. Los resultados permitieron observar que el Profesor se percibe cerca de la evaluación y planificación de la clase mientras que el Auxiliar docente tiene su “Yo docente” medianamente cerca de la organización de cada clase. Por otra parte, los Auxiliares se perciben cercanos de la comunicación con los alumnos y los Profesores medianamente cerca de las TICs. Estos jóvenes están comenzando a realizar y a valorar sus prácticas vinculadas con la organización de las tareas docentes, lo que les genera nuevos desafíos. La comunicación con estudiantes y con sus pares toma un lugar preponderante en su accionar docente; las reflexiones se centran en las diferencias entre las Ciencias Biológicas y las Sociales. La práctica docente no es suficiente para llevar adelante una educación universitaria planificada y sistemática.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1065610.22481/rbba.v11i01.10656Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 06-27Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 06-27Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 06-272316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10656/6829Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSimoniello, Maria FernandaOdetti, HéctorTemporetti, Félix2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10656Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
UNIVERSITY TEACHERS, DOCTORS IN BIOLOGICAL SCIENCES, ANALYSIS OF CONCEPTIONS ABOUT TEACHING COMPETENCES
title DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
spellingShingle DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
Simoniello, Maria Fernanda
Ensino superior
Concepções sobre a prática docente
Educación superior
Concepciones sobre prácticas docentes
Higher education
Conceptions about teaching practices
title_short DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
title_full DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
title_fullStr DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
title_full_unstemmed DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
title_sort DOCENTES UNIVERSITARIOS, DOCTORES EN CIENCIAS BIOLÓGICAS, ANÁLISIS DE CONCEPCIONES SOBRE LAS COMPETENCIAS DOCENTES
author Simoniello, Maria Fernanda
author_facet Simoniello, Maria Fernanda
Odetti, Héctor
Temporetti, Félix
author_role author
author2 Odetti, Héctor
Temporetti, Félix
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simoniello, Maria Fernanda
Odetti, Héctor
Temporetti, Félix
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Concepções sobre a prática docente
Educación superior
Concepciones sobre prácticas docentes
Higher education
Conceptions about teaching practices
topic Ensino superior
Concepções sobre a prática docente
Educación superior
Concepciones sobre prácticas docentes
Higher education
Conceptions about teaching practices
description O objetivo deste trabalho é descrever as concepções relacionadas à docência universitária e atividades afins que foram reconhecidas em um grupo de jovens doutores em Ciências Biológicas, identificando quais poderiam direcionar seu processo de formação de professores universitários. Eles foram entrevistados e deveriam descrever cada uma das atividades que realizavam, suas preferências e suas tensões. Além de uma análise interpretativa das entrevistas, foi realizada uma análise de correspondência múltipla. Os resultados permitiram observar que o Professor se percebe próximo da avaliação e planejamento da aula enquanto o Auxiliar de Ensino tem seu “eu docente” bastante próximo da organização de cada aula. Por outro lado, os Auxiliares percebem-se próximos da comunicação com os alunos e os Professores moderadamente próximos das TICs. Esses jovens começam a realizar e valorizar suas práticas vinculadas à organização das tarefas docentes, o que gera novos desafios para eles. A comunicação com alunos e com seus pares assume um lugar de destaque nas suas ações docentes; as reflexões centram-se nas diferenças entre as Ciências Biológicas e as Ciências Sociais. A prática docente não é suficiente para realizar uma formação universitária planejada e sistemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10656
10.22481/rbba.v11i01.10656
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10656
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v11i01.10656
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10656/6829
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 06-27
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 06-27
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 06-27
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470909566976