Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couceiro Figueira, Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Neves Rodrigues, Cátia Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654
Resumo: O presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções.
id UESB-7_74230624ce06cec6da488e51e28d4a98
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/654
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativoEscolaFamília (Pais)AlunosComunicaçãoConcepçõesO presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções.Edições UESB2011-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654Práxis Educacional; v. 7 n. 10 (2011): Formação docente; 107-131Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 10 (2011): Formação docente; 107-131Práxis Educacional; Vol. 7 No. 10 (2011): Formação docente; 107-1312178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654/541Couceiro Figueira, Ana PaulaNeves Rodrigues, Cátia Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/654Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:08Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
title Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
spellingShingle Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
Couceiro Figueira, Ana Paula
Escola
Família (Pais)
Alunos
Comunicação
Concepções
title_short Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
title_full Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
title_fullStr Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
title_full_unstemmed Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
title_sort Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
author Couceiro Figueira, Ana Paula
author_facet Couceiro Figueira, Ana Paula
Neves Rodrigues, Cátia Isabel
author_role author
author2 Neves Rodrigues, Cátia Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couceiro Figueira, Ana Paula
Neves Rodrigues, Cátia Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Família (Pais)
Alunos
Comunicação
Concepções
topic Escola
Família (Pais)
Alunos
Comunicação
Concepções
description O presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654/541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 7 n. 10 (2011): Formação docente; 107-131
Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 10 (2011): Formação docente; 107-131
Práxis Educacional; Vol. 7 No. 10 (2011): Formação docente; 107-131
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815435038720