Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654 |
Resumo: | O presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções. |
id |
UESB-7_74230624ce06cec6da488e51e28d4a98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/654 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativoEscolaFamília (Pais)AlunosComunicaçãoConcepçõesO presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções.Edições UESB2011-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654Práxis Educacional; v. 7 n. 10 (2011): Formação docente; 107-131Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 10 (2011): Formação docente; 107-131Práxis Educacional; Vol. 7 No. 10 (2011): Formação docente; 107-1312178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654/541Couceiro Figueira, Ana PaulaNeves Rodrigues, Cátia Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/654Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:08Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo |
title |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo |
spellingShingle |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo Couceiro Figueira, Ana Paula Escola Família (Pais) Alunos Comunicação Concepções |
title_short |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo |
title_full |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo |
title_fullStr |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo |
title_full_unstemmed |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo |
title_sort |
Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo |
author |
Couceiro Figueira, Ana Paula |
author_facet |
Couceiro Figueira, Ana Paula Neves Rodrigues, Cátia Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Neves Rodrigues, Cátia Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couceiro Figueira, Ana Paula Neves Rodrigues, Cátia Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Família (Pais) Alunos Comunicação Concepções |
topic |
Escola Família (Pais) Alunos Comunicação Concepções |
description |
O presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654/541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 7 n. 10 (2011): Formação docente; 107-131 Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 10 (2011): Formação docente; 107-131 Práxis Educacional; Vol. 7 No. 10 (2011): Formação docente; 107-131 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815435038720 |