Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Daniel Abud Seabra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brown, Gavin Thomas Lumsden, Cirino, Sérgio Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.
id FCC-2_4b59a609565eb8c1ef552db683faede4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1937
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literaturaConcepçõesAvaliaçãoAlunosEnsino SuperiorO objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193710.18222/eae235220121937Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 204-231Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 204-231Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 204-231Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 204-231Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 204-2311984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937/1920Matos, Daniel Abud SeabraBrown, Gavin Thomas LumsdenCirino, Sérgio Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1937Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
title Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
spellingShingle Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
Matos, Daniel Abud Seabra
Concepções
Avaliação
Alunos
Ensino Superior
title_short Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
title_full Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
title_fullStr Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
title_sort Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
author Matos, Daniel Abud Seabra
author_facet Matos, Daniel Abud Seabra
Brown, Gavin Thomas Lumsden
Cirino, Sérgio Dias
author_role author
author2 Brown, Gavin Thomas Lumsden
Cirino, Sérgio Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Daniel Abud Seabra
Brown, Gavin Thomas Lumsden
Cirino, Sérgio Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Avaliação
Alunos
Ensino Superior
topic Concepções
Avaliação
Alunos
Ensino Superior
description O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937
10.18222/eae235220121937
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937
identifier_str_mv 10.18222/eae235220121937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937/1920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 204-231
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 204-231
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 204-231
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 204-231
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 204-231
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419799220224