Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno. |
id |
FCC-2_4b59a609565eb8c1ef552db683faede4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1937 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literaturaConcepçõesAvaliaçãoAlunosEnsino SuperiorO objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193710.18222/eae235220121937Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 204-231Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 204-231Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 204-231Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 204-231Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 204-2311984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937/1920Matos, Daniel Abud SeabraBrown, Gavin Thomas LumsdenCirino, Sérgio Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1937Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura |
title |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura Matos, Daniel Abud Seabra Concepções Avaliação Alunos Ensino Superior |
title_short |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura |
title_full |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura |
title_sort |
Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura |
author |
Matos, Daniel Abud Seabra |
author_facet |
Matos, Daniel Abud Seabra Brown, Gavin Thomas Lumsden Cirino, Sérgio Dias |
author_role |
author |
author2 |
Brown, Gavin Thomas Lumsden Cirino, Sérgio Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Daniel Abud Seabra Brown, Gavin Thomas Lumsden Cirino, Sérgio Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções Avaliação Alunos Ensino Superior |
topic |
Concepções Avaliação Alunos Ensino Superior |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937 10.18222/eae235220121937 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235220121937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1937/1920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 204-231 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 204-231 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 204-231 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 204-231 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 204-231 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419799220224 |