Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Virginia Correia de Andrade
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lucena, Simone de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13084
Resumo: O presente artigo discorre sobre as potencialidades do Col@b Formacional com as culturas digitais na formação docente, um dispositivo (co)criado em interatividade e colaboração entre professores da educação básica. Esse dispositivo faz parte de uma pesquisa de doutorado fundamentada, metodologicamente, na pesquisa-formação, na qual pesquisador e sujeitos participam implicados com seus espaçostempos. Realizada em uma escola da rede pública municipal, estiveram envolvidos 16 professores de Língua Portuguesa, tendo os app-diários de itinerância e as com-versações mediadas como dispositivos de produção de dados. A análise dos achados seguiu a perspectiva das noções subsunçoras. Os resultados revelam que a) a formação docente em ato promove processos de mudança e imersão com suas próprias demandas; e b) os processos reflexivos na tessitura dos fazeressaberes reverberam em (co)criação e autorias docentes, ambas contribuindo para a apropriação de práticas plurais e não lineares de ensino com as tecnologias digitais.
id UESB-7_7749aed0912416de25d8b1deef2a047f
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13084
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital culturesCol@b formativo y sus potencialidades en la formación docente con las culturas digitalesCol@b formacional e suas potencialidades na formação docente com as culturas digitaisCol@b formacionalcolaboraçãoculturas digitaisformação docenteinteratividadeCol@b formacionalcolaboraciónculturas digitalesformación docenteinteractividadCol@b formacionalcollaborationdigital culturesteacher educationinteractivityO presente artigo discorre sobre as potencialidades do Col@b Formacional com as culturas digitais na formação docente, um dispositivo (co)criado em interatividade e colaboração entre professores da educação básica. Esse dispositivo faz parte de uma pesquisa de doutorado fundamentada, metodologicamente, na pesquisa-formação, na qual pesquisador e sujeitos participam implicados com seus espaçostempos. Realizada em uma escola da rede pública municipal, estiveram envolvidos 16 professores de Língua Portuguesa, tendo os app-diários de itinerância e as com-versações mediadas como dispositivos de produção de dados. A análise dos achados seguiu a perspectiva das noções subsunçoras. Os resultados revelam que a) a formação docente em ato promove processos de mudança e imersão com suas próprias demandas; e b) os processos reflexivos na tessitura dos fazeressaberes reverberam em (co)criação e autorias docentes, ambas contribuindo para a apropriação de práticas plurais e não lineares de ensino com as tecnologias digitais.This article discusses the potential of Col@b Formacional with digital cultures in teacher education, a device (co)created in interactivity and collaboration between basic education teachers. This device is part of a doctoral research based, methodologically, on research-formation, in which researcher and subjects participate involved with their spaces-times. Conducted in a municipal public school, 16 Portuguese language teachers were involved, with itinerancy app-diaries and mediated conversations as data production devices. The analysis of the findings followed the perspective of subsuming notions. The results reveal that a) teacher education in act promotes processes of change and immersion with its own demands; and b) the reflective processes in the weaving of making-knowledge reverberate in (co)creation and teacher authorship, both contributing to the appropriation of plural and non-linear teaching practices with digital technologies.Este artículo discute el potencial del Col@b Formacional con culturas digitales en la formación de profesores, un dispositivo (co)creado en interactividad y colaboración entre profesores de educación básica. Este dispositivo forma parte de una pesquisa doctoral metodológicamente basada en la pesquisa-formación, en la cual investigador y sujetos participan involucrados con sus espacios-tiempos. Se llevó a cabo en una escuela pública municipal e involucró a 16 profesores de lengua portuguesa, con app-diarios itinerantes y conversaciones mediadas como dispositivos de producción de datos. El análisis de los resultados siguió la perspectiva de la subsunción de nociones. Los resultados revelan que a) la formación docente en acto promueve procesos de cambio e inmersión con exigencias propias; y b) los procesos reflexivos en el tejido del hacer-conocimiento reverberan en (co)creación y autoría docente, contribuyendo ambos a la apropiación de prácticas de enseñanza plurales y no lineales con tecnologías digitales.Edições UESB2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1308410.22481/praxisedu.v19i50.13084Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e13084Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e13084Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e130842178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13084/8110Copyright (c) 2023 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sandra Virginia Correia de AndradeLucena, Simone de2023-07-20T01:23:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13084Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2023-07-20T01:23Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures
Col@b formativo y sus potencialidades en la formación docente con las culturas digitales
Col@b formacional e suas potencialidades na formação docente com as culturas digitais
title Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures
spellingShingle Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures
Santos, Sandra Virginia Correia de Andrade
Col@b formacional
colaboração
culturas digitais
formação docente
interatividade
Col@b formacional
colaboración
culturas digitales
formación docente
interactividad
Col@b formacional
collaboration
digital cultures
teacher education
interactivity
title_short Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures
title_full Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures
title_fullStr Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures
title_full_unstemmed Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures
title_sort Formative col@b and its potentialities in teacher education with digital cultures
author Santos, Sandra Virginia Correia de Andrade
author_facet Santos, Sandra Virginia Correia de Andrade
Lucena, Simone de
author_role author
author2 Lucena, Simone de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra Virginia Correia de Andrade
Lucena, Simone de
dc.subject.por.fl_str_mv Col@b formacional
colaboração
culturas digitais
formação docente
interatividade
Col@b formacional
colaboración
culturas digitales
formación docente
interactividad
Col@b formacional
collaboration
digital cultures
teacher education
interactivity
topic Col@b formacional
colaboração
culturas digitais
formação docente
interatividade
Col@b formacional
colaboración
culturas digitales
formación docente
interactividad
Col@b formacional
collaboration
digital cultures
teacher education
interactivity
description O presente artigo discorre sobre as potencialidades do Col@b Formacional com as culturas digitais na formação docente, um dispositivo (co)criado em interatividade e colaboração entre professores da educação básica. Esse dispositivo faz parte de uma pesquisa de doutorado fundamentada, metodologicamente, na pesquisa-formação, na qual pesquisador e sujeitos participam implicados com seus espaçostempos. Realizada em uma escola da rede pública municipal, estiveram envolvidos 16 professores de Língua Portuguesa, tendo os app-diários de itinerância e as com-versações mediadas como dispositivos de produção de dados. A análise dos achados seguiu a perspectiva das noções subsunçoras. Os resultados revelam que a) a formação docente em ato promove processos de mudança e imersão com suas próprias demandas; e b) os processos reflexivos na tessitura dos fazeressaberes reverberam em (co)criação e autorias docentes, ambas contribuindo para a apropriação de práticas plurais e não lineares de ensino com as tecnologias digitais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13084
10.22481/praxisedu.v19i50.13084
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13084
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v19i50.13084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13084/8110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e13084
Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e13084
Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e13084
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813668188160