(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Ana Paula Couceiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608
Resumo: Pretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três disciplinas de lecionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objetivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a atividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua ação. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)congruências das suas orientações metodológicas nas diversas dimensões da prática educativa, ou seja, das relações entre as orientações das preparações das atividades (planificações), interações propriamente ditas, avaliações das aprendizagens dos alunos, remediações das dificuldades dos alunos (interação) e auto-reflexão dos educadores. A partir da análise de conteúdo e correspondência múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas, a 89 docentes, os resultados realçam o desfasamento entre o que se planifica realizar com os alunos e o que e como efetivamente se atualiza. Melhor, verifica-se uma décalage entre a orientação das Preparações e a orientação das Interações. Isto é, a nossa análise denuncia a existência de discrepâncias entre a forma e  os conteúdos da preparação e as metodologias interativas, entre a formulação  de intenções e a prática propriamente dita.
id UESB-7_7df422684bf6b54a7881fd9471e6dfb9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/608
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês): Dimensões da prática educativaEpistemologiasOrientações metodológicasProcesso ensino-aprendizagemPretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três disciplinas de lecionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objetivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a atividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua ação. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)congruências das suas orientações metodológicas nas diversas dimensões da prática educativa, ou seja, das relações entre as orientações das preparações das atividades (planificações), interações propriamente ditas, avaliações das aprendizagens dos alunos, remediações das dificuldades dos alunos (interação) e auto-reflexão dos educadores. A partir da análise de conteúdo e correspondência múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas, a 89 docentes, os resultados realçam o desfasamento entre o que se planifica realizar com os alunos e o que e como efetivamente se atualiza. Melhor, verifica-se uma décalage entre a orientação das Preparações e a orientação das Interações. Isto é, a nossa análise denuncia a existência de discrepâncias entre a forma e  os conteúdos da preparação e as metodologias interativas, entre a formulação  de intenções e a prática propriamente dita.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-2002178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608/502http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueira, Ana Paula Couceiro 2021-03-22T22:59:01Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/608Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:01Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
title (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
spellingShingle (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
Figueira, Ana Paula Couceiro
: Dimensões da prática educativa
Epistemologias
Orientações metodológicas
Processo ensino-aprendizagem
title_short (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
title_full (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
title_fullStr (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
title_full_unstemmed (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
title_sort (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
author Figueira, Ana Paula Couceiro
author_facet Figueira, Ana Paula Couceiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Ana Paula Couceiro
dc.subject.por.fl_str_mv : Dimensões da prática educativa
Epistemologias
Orientações metodológicas
Processo ensino-aprendizagem
topic : Dimensões da prática educativa
Epistemologias
Orientações metodológicas
Processo ensino-aprendizagem
description Pretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três disciplinas de lecionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objetivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a atividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua ação. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)congruências das suas orientações metodológicas nas diversas dimensões da prática educativa, ou seja, das relações entre as orientações das preparações das atividades (planificações), interações propriamente ditas, avaliações das aprendizagens dos alunos, remediações das dificuldades dos alunos (interação) e auto-reflexão dos educadores. A partir da análise de conteúdo e correspondência múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas, a 89 docentes, os resultados realçam o desfasamento entre o que se planifica realizar com os alunos e o que e como efetivamente se atualiza. Melhor, verifica-se uma décalage entre a orientação das Preparações e a orientação das Interações. Isto é, a nossa análise denuncia a existência de discrepâncias entre a forma e  os conteúdos da preparação e as metodologias interativas, entre a formulação  de intenções e a prática propriamente dita.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608/502
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200
Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200
Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815065939968