(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608 |
Resumo: | Pretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três disciplinas de lecionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objetivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a atividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua ação. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)congruências das suas orientações metodológicas nas diversas dimensões da prática educativa, ou seja, das relações entre as orientações das preparações das atividades (planificações), interações propriamente ditas, avaliações das aprendizagens dos alunos, remediações das dificuldades dos alunos (interação) e auto-reflexão dos educadores. A partir da análise de conteúdo e correspondência múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas, a 89 docentes, os resultados realçam o desfasamento entre o que se planifica realizar com os alunos e o que e como efetivamente se atualiza. Melhor, verifica-se uma décalage entre a orientação das Preparações e a orientação das Interações. Isto é, a nossa análise denuncia a existência de discrepâncias entre a forma e os conteúdos da preparação e as metodologias interativas, entre a formulação de intenções e a prática propriamente dita. |
id |
UESB-7_7df422684bf6b54a7881fd9471e6dfb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/608 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês): Dimensões da prática educativaEpistemologiasOrientações metodológicasProcesso ensino-aprendizagemPretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três disciplinas de lecionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objetivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a atividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua ação. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)congruências das suas orientações metodológicas nas diversas dimensões da prática educativa, ou seja, das relações entre as orientações das preparações das atividades (planificações), interações propriamente ditas, avaliações das aprendizagens dos alunos, remediações das dificuldades dos alunos (interação) e auto-reflexão dos educadores. A partir da análise de conteúdo e correspondência múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas, a 89 docentes, os resultados realçam o desfasamento entre o que se planifica realizar com os alunos e o que e como efetivamente se atualiza. Melhor, verifica-se uma décalage entre a orientação das Preparações e a orientação das Interações. Isto é, a nossa análise denuncia a existência de discrepâncias entre a forma e os conteúdos da preparação e as metodologias interativas, entre a formulação de intenções e a prática propriamente dita.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-2002178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608/502http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueira, Ana Paula Couceiro 2021-03-22T22:59:01Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/608Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:01Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês) |
title |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês) |
spellingShingle |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês) Figueira, Ana Paula Couceiro : Dimensões da prática educativa Epistemologias Orientações metodológicas Processo ensino-aprendizagem |
title_short |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês) |
title_full |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês) |
title_fullStr |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês) |
title_full_unstemmed |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês) |
title_sort |
(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês) |
author |
Figueira, Ana Paula Couceiro |
author_facet |
Figueira, Ana Paula Couceiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Ana Paula Couceiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: Dimensões da prática educativa Epistemologias Orientações metodológicas Processo ensino-aprendizagem |
topic |
: Dimensões da prática educativa Epistemologias Orientações metodológicas Processo ensino-aprendizagem |
description |
Pretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três disciplinas de lecionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objetivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a atividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua ação. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)congruências das suas orientações metodológicas nas diversas dimensões da prática educativa, ou seja, das relações entre as orientações das preparações das atividades (planificações), interações propriamente ditas, avaliações das aprendizagens dos alunos, remediações das dificuldades dos alunos (interação) e auto-reflexão dos educadores. A partir da análise de conteúdo e correspondência múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas, a 89 docentes, os resultados realçam o desfasamento entre o que se planifica realizar com os alunos e o que e como efetivamente se atualiza. Melhor, verifica-se uma décalage entre a orientação das Preparações e a orientação das Interações. Isto é, a nossa análise denuncia a existência de discrepâncias entre a forma e os conteúdos da preparação e as metodologias interativas, entre a formulação de intenções e a prática propriamente dita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608/502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200 Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200 Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 165-200 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815065939968 |