Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/744 |
Resumo: | O artigo resulta de uma atitude reflexiva e de uma revisão bibliográfica que permitiu problematizar o percurso normativo que foi realizado depois do 25 de Abril até o presente no que concerne ao estabelecimento da liderança unipessoal sem esquecer o contributo dado pelo conceito de eficácia neste desígnio. Incidiu-se, analiticamente, de modo particular na complexa liderança do diretor que está obrigado à difícil tarefa de responder favoravelmente a lógicas de difícil conciliação sem se deixar colonizar pela supremacia da lógica contábil. Não é alheia a importância que o diretor tem, através do seu estilo de liderança, na construção do clima da escola, levando a concluir pela importância de uma liderança que garanta o prazer de estar, de pertencer e de fazer dos seus participantes. |
id |
UESB-7_80c726aefa7969ca2d2cb4a87089ceff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/744 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolasDiretorLíderLiderança unipessoalO artigo resulta de uma atitude reflexiva e de uma revisão bibliográfica que permitiu problematizar o percurso normativo que foi realizado depois do 25 de Abril até o presente no que concerne ao estabelecimento da liderança unipessoal sem esquecer o contributo dado pelo conceito de eficácia neste desígnio. Incidiu-se, analiticamente, de modo particular na complexa liderança do diretor que está obrigado à difícil tarefa de responder favoravelmente a lógicas de difícil conciliação sem se deixar colonizar pela supremacia da lógica contábil. Não é alheia a importância que o diretor tem, através do seu estilo de liderança, na construção do clima da escola, levando a concluir pela importância de uma liderança que garanta o prazer de estar, de pertencer e de fazer dos seus participantes.Edições UESB2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/744Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 13-38Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 13-38Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 13-382178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/744/627Leal, Manuelade Carvalho, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/744Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas |
title |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas |
spellingShingle |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas Leal, Manuela Diretor Líder Liderança unipessoal |
title_short |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas |
title_full |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas |
title_fullStr |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas |
title_full_unstemmed |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas |
title_sort |
Do percurso ao modo de ser da unipessoalidade na gestão das escolas |
author |
Leal, Manuela |
author_facet |
Leal, Manuela de Carvalho, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Manuela de Carvalho, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretor Líder Liderança unipessoal |
topic |
Diretor Líder Liderança unipessoal |
description |
O artigo resulta de uma atitude reflexiva e de uma revisão bibliográfica que permitiu problematizar o percurso normativo que foi realizado depois do 25 de Abril até o presente no que concerne ao estabelecimento da liderança unipessoal sem esquecer o contributo dado pelo conceito de eficácia neste desígnio. Incidiu-se, analiticamente, de modo particular na complexa liderança do diretor que está obrigado à difícil tarefa de responder favoravelmente a lógicas de difícil conciliação sem se deixar colonizar pela supremacia da lógica contábil. Não é alheia a importância que o diretor tem, através do seu estilo de liderança, na construção do clima da escola, levando a concluir pela importância de uma liderança que garanta o prazer de estar, de pertencer e de fazer dos seus participantes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/744 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/744/627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 13-38 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 13-38 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 15 (2013): Política e Gestão da Educação; 13-38 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815547236352 |