Os Mediadores Pedagógicos e a Territorialização da Agroecologia
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2830 |
Resumo: | Com as mudanças do tempo, também deve mudar o conceito de educação popular, desenvolvido e realizado no caminho da mobilização popular e da luta social. Esta contribuição incide sobre a necessidade de superar dois obstáculos, a saber: primeiro, o lugar predominante dado à escola e à aprendizagem baseada na escola e, em segundo lugar, o entendimento da aprendizagem como um processo essencialmente individual. Usando uma construção teórica que combina abordagem histórico-cultural de Vygotsky com a concepção gramsciana da hegemonia e guerra de posições, argumento para um método de aprendizagem baseado na agroecologia coletiva e territorial do camponês. Para tanto, uso o caso do Corredor Agroecologico Farmworkers Association (ATC) da Nicarágua para identificar os mediadores de transição agroecológica para escalas individuais e sociais. Buscando vincular ensino e territórios mediadores, os movimentos sociais agroecológicos criam mosaicos de processos sócio-educativos interagindo em favor da soberania alimentar. |
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Os Mediadores Pedagógicos e a Territorialização da AgroecologiaAprendizagem agroecológica. Movimentos sociais. Território. Abordagem histórico-culturalCom as mudanças do tempo, também deve mudar o conceito de educação popular, desenvolvido e realizado no caminho da mobilização popular e da luta social. Esta contribuição incide sobre a necessidade de superar dois obstáculos, a saber: primeiro, o lugar predominante dado à escola e à aprendizagem baseada na escola e, em segundo lugar, o entendimento da aprendizagem como um processo essencialmente individual. Usando uma construção teórica que combina abordagem histórico-cultural de Vygotsky com a concepção gramsciana da hegemonia e guerra de posições, argumento para um método de aprendizagem baseado na agroecologia coletiva e territorial do camponês. Para tanto, uso o caso do Corredor Agroecologico Farmworkers Association (ATC) da Nicarágua para identificar os mediadores de transição agroecológica para escalas individuais e sociais. Buscando vincular ensino e territórios mediadores, os movimentos sociais agroecológicos criam mosaicos de processos sócio-educativos interagindo em favor da soberania alimentar.Edições UESB2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/283010.22481/praxis.v13i26.2830Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2830/3817Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMcCune, Nils2021-03-22T23:08:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2830Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:08:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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