Os Mediadores Pedagógicos e a Territorialização da Agroecologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: McCune, Nils
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2830
Resumo: Com as mudanças do tempo, também deve mudar o conceito de educação popular, desenvolvido e realizado no caminho da mobilização popular e da luta social. Esta contribuição incide sobre a necessidade de superar dois obstáculos, a saber: primeiro, o lugar predominante dado à escola e à aprendizagem baseada na escola e, em segundo lugar, o entendimento da aprendizagem como um processo essencialmente individual. Usando uma construção teórica que combina abordagem histórico-cultural de Vygotsky com a concepção gramsciana da hegemonia e guerra de posições, argumento para um método de aprendizagem baseado na agroecologia coletiva e territorial do camponês. Para tanto, uso o caso do Corredor Agroecologico Farmworkers Association (ATC) da Nicarágua para identificar os mediadores de transição agroecológica para escalas individuais e sociais. Buscando vincular ensino e territórios mediadores, os movimentos sociais agroecológicos criam mosaicos de processos sócio-educativos interagindo em favor da soberania alimentar.
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