UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Denilson Marques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fagundes da Costa, Maria Cecilia, Marques dos Santos, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6483
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os benefícios e os desafios do ensino do inglês atrelado ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de analisar a formação de professores para o uso crítico dessas ferramentas em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma breve revisão de literatura que traz à tona nomes como FRANCO (2018), IFA (2006), MOITA LOPES (2008), RODRIGUES (2016) e outros teóricos que agregaram em seus conhecimentos sobre a temática aqui abordada. Como resultado, demonstra-se que a metodologia tradicional de ensino do inglês suportada pelo quadro branco e a oralidade gera desinteresse, desmotivação e consequentemente dificulta o processo de aprendizagem do idioma. O estudo permite concluir que no período em curso, as tecnologias já fazem parte da realidade dentro e fora das escolas e por isso os professores são impelidos as constantes atualizações que apontam para o domínio de novas linguagens, ou seja, é preciso que eles também sejam letrados digitalmente. É essencial a instrução acerca do uso didático das TIC’s a fim de oportunizar aulas de língua inglesa mais alinhada com a era digital.
id UESB-7_8c14d2eaff8f9b108d55f69f72ae2fc3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6483
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTEUSE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE TEACHING OF ENGLISH LANGUAGE AND ITS CHALLENGES IN TEACHER TRAININGUSO DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN LA ENSEÑANZA DEL IDIOMA INGLÉS Y SUS DESAFÍOS EN LA FORMACIÓN DOCENTELíngua InglesaFormação de ProfessoresTecnologias de Informação e ComunicaçãoEnglish LanguageTraining of TeachersInformation and Communication TechnologiesLengua InglesaCapacitación de los MaestrosTecnologías de La información y la ComunicaciónO presente trabalho tem como objetivo identificar os benefícios e os desafios do ensino do inglês atrelado ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de analisar a formação de professores para o uso crítico dessas ferramentas em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma breve revisão de literatura que traz à tona nomes como FRANCO (2018), IFA (2006), MOITA LOPES (2008), RODRIGUES (2016) e outros teóricos que agregaram em seus conhecimentos sobre a temática aqui abordada. Como resultado, demonstra-se que a metodologia tradicional de ensino do inglês suportada pelo quadro branco e a oralidade gera desinteresse, desmotivação e consequentemente dificulta o processo de aprendizagem do idioma. O estudo permite concluir que no período em curso, as tecnologias já fazem parte da realidade dentro e fora das escolas e por isso os professores são impelidos as constantes atualizações que apontam para o domínio de novas linguagens, ou seja, é preciso que eles também sejam letrados digitalmente. É essencial a instrução acerca do uso didático das TIC’s a fim de oportunizar aulas de língua inglesa mais alinhada com a era digital.The present work aims to identify the benefits and challenges of teaching English tied to the use of Information and Communication Technologies (ICT's), in addition to analyzing the training of teachers for the critical use of these tools in the classroom. To this do so, a brief literature review was conducted that brings up names such as FRANCO (2018), IFA (2006), MOITA LOPES (2008), RODRIGUES (2016) and other theorists who added in their knowledge on the theme addressed here. As a result, it is demonstrated that the traditional methodology of teaching English supported by the whiteboard and orality generates disinterest, demotivation and consequently hinders the language learning process. The study allows us to conclude that in the current period, technologies are already part of reality inside and outside schools and so teachers are urged to constantly update the domain of new languages, that is, they must also be digitally literate. Instruction on the didactic use of ICT is essential in order to give opportunities for English language classes more aligned with the digital age.El presente trabajo tiene como objetivo identificar los beneficios y retos de la enseñanza del inglés ligado al uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), además de analizar la formación de los profesores para el uso crítico de estas herramientas en el aula. Para ello, se llevó a cabo una breve revisión bibliográfica que aportó nombres como FRANCO (2018), IFA (2006), MOITA LOPES (2008), RODRIGUES (2016) y otros teóricos que añadieron en sus conocimientos sobre el tema abordado aquí. Como resultado, se demuestra que la metodología tradicional de enseñanza del inglés apoyada por la pizarra y la oralidad genera desinterés, desmotivación y, en consecuencia, dificulta el proceso de aprendizaje de idiomas. El estudio nos permite concluir que en el período actual, las tecnologías ya forman parte de la realidad dentro y fuera de las escuelas, por lo que se insta a los profesores a actualizar constantemente el dominio de los nuevos idiomas, es decir, también deben ser alfabetizados digitalmente. La instrucción sobre el uso didáctico de las TIC es esencial para dar oportunidades a las clases de inglés más alineadas con la era digital.Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/648310.22481/praxisedu.v16i41.6483Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 787-801Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 787-801Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 787-8012178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6483/5118Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Denilson MarquesFagundes da Costa, Maria Cecilia Marques dos Santos, Denise 2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6483Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE TEACHING OF ENGLISH LANGUAGE AND ITS CHALLENGES IN TEACHER TRAINING
USO DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN LA ENSEÑANZA DEL IDIOMA INGLÉS Y SUS DESAFÍOS EN LA FORMACIÓN DOCENTE
title UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
dos Santos, Denilson Marques
Língua Inglesa
Formação de Professores
Tecnologias de Informação e Comunicação
English Language
Training of Teachers
Information and Communication Technologies
Lengua Inglesa
Capacitación de los Maestros
Tecnologías de La información y la Comunicación
title_short UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SEUS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
author dos Santos, Denilson Marques
author_facet dos Santos, Denilson Marques
Fagundes da Costa, Maria Cecilia
Marques dos Santos, Denise
author_role author
author2 Fagundes da Costa, Maria Cecilia
Marques dos Santos, Denise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Denilson Marques
Fagundes da Costa, Maria Cecilia
Marques dos Santos, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Inglesa
Formação de Professores
Tecnologias de Informação e Comunicação
English Language
Training of Teachers
Information and Communication Technologies
Lengua Inglesa
Capacitación de los Maestros
Tecnologías de La información y la Comunicación
topic Língua Inglesa
Formação de Professores
Tecnologias de Informação e Comunicação
English Language
Training of Teachers
Information and Communication Technologies
Lengua Inglesa
Capacitación de los Maestros
Tecnologías de La información y la Comunicación
description O presente trabalho tem como objetivo identificar os benefícios e os desafios do ensino do inglês atrelado ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), além de analisar a formação de professores para o uso crítico dessas ferramentas em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma breve revisão de literatura que traz à tona nomes como FRANCO (2018), IFA (2006), MOITA LOPES (2008), RODRIGUES (2016) e outros teóricos que agregaram em seus conhecimentos sobre a temática aqui abordada. Como resultado, demonstra-se que a metodologia tradicional de ensino do inglês suportada pelo quadro branco e a oralidade gera desinteresse, desmotivação e consequentemente dificulta o processo de aprendizagem do idioma. O estudo permite concluir que no período em curso, as tecnologias já fazem parte da realidade dentro e fora das escolas e por isso os professores são impelidos as constantes atualizações que apontam para o domínio de novas linguagens, ou seja, é preciso que eles também sejam letrados digitalmente. É essencial a instrução acerca do uso didático das TIC’s a fim de oportunizar aulas de língua inglesa mais alinhada com a era digital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6483
10.22481/praxisedu.v16i41.6483
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6483
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.6483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6483/5118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 787-801
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 787-801
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 787-801
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818969788416