Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9045 |
Resumo: | Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar affordances do Teletandem criadas nas/pelas interações e percepções de futuros professores de inglês em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com uma universidade estadunidense Está baseado teoricamente no conceito de Affordances, da abordagem ecológica (van LIER, 2; 24) Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e questionários de respostas abertas direcionados aos participantes A análise se deu por meio da identificação de affordances percebidas conforme sugerido por Pinheiro (217), pela análise indutiva dos dados e pela análise de conteúdo As affordances identificadas dizem respeito ao desenvolvimento linguístico, à tecnologia e ao desenvolvimento profissional Os resultados mostraram que em relação a) às affordances acerca do desenvolvimento linguístico, foram identificadas duas subcategorias: aprimorar a língua e desenvolver a competência intercultural; b) às affordances percebidas acerca da tecnologia, as subcategorias são colaborar e aprender de forma diferente e as restrições acerca de questões organizacionais e de infraestrutura; c) às affordances acerca do desenvolvimento profissional, as subcategorias evidenciadas englobam mudar percepções sobre o ensino e aprendizado de línguas, forjar novas identidades, vivenciar a língua, apropriar/implementar e ainda demandas e exigências Ao identificar tais affordances, foi possível notar que os significados dessa prática para os professores em formação emergem como resultado das interações entre suas percepções, a atividade de Teletandem e sua participação e agência, pois as affordances surgem da participação e do uso da ferramenta e as oportunidades de aprendizagem são consequências dessa participação e uso |
id |
UEL_4be1a19df0f660306ff64dad9e294314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9045 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesaProfessores de inglêsTraining ofEnglish teachersResumo: Este estudo tem como objetivo identificar affordances do Teletandem criadas nas/pelas interações e percepções de futuros professores de inglês em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com uma universidade estadunidense Está baseado teoricamente no conceito de Affordances, da abordagem ecológica (van LIER, 2; 24) Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e questionários de respostas abertas direcionados aos participantes A análise se deu por meio da identificação de affordances percebidas conforme sugerido por Pinheiro (217), pela análise indutiva dos dados e pela análise de conteúdo As affordances identificadas dizem respeito ao desenvolvimento linguístico, à tecnologia e ao desenvolvimento profissional Os resultados mostraram que em relação a) às affordances acerca do desenvolvimento linguístico, foram identificadas duas subcategorias: aprimorar a língua e desenvolver a competência intercultural; b) às affordances percebidas acerca da tecnologia, as subcategorias são colaborar e aprender de forma diferente e as restrições acerca de questões organizacionais e de infraestrutura; c) às affordances acerca do desenvolvimento profissional, as subcategorias evidenciadas englobam mudar percepções sobre o ensino e aprendizado de línguas, forjar novas identidades, vivenciar a língua, apropriar/implementar e ainda demandas e exigências Ao identificar tais affordances, foi possível notar que os significados dessa prática para os professores em formação emergem como resultado das interações entre suas percepções, a atividade de Teletandem e sua participação e agência, pois as affordances surgem da participação e do uso da ferramenta e as oportunidades de aprendizagem são consequências dessa participação e usoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study aims at identifying the perceived affordances of Teletandem created in/by the interactions and perceptions of the pre-service English teachers in a partnership proposal between a public university from Paraná with an American university It is theoretically based on the concept of Affordances from the Ecological approach (van LIER, 2; 24) It is an interpretative - qualitative based research in which the data was gathered through audio recordings and open answer questionnaire directed to the participants The analysis was carried out by identifying the perceived affordances as suggested by Pinheiro (217), by the inductive analysis of the data and by the content analysis The perceived affordances identified relate to linguistic development, technology and professional development The results showed that regarding a) to the perceived affordances about linguistic development, two subcategories were identified: improve language and develop intercultural competence; b) to the perceived affordances about technology, the subcategories are collaborate and learn in a different way and the restrictions about the organizational and infrastructural matters; c) to the perceived affordances regarding professional development, the subcategories found include change perceptions about the teaching and learning of languages, forge new identities, live the language, improve/implement and still demands and requirements By identifying such perceived affordances, it was possible to realize that meaning of this practice for these pre-service teachers emerge as a result of the interactions between their perceptions, the Teletandem activity and their participation and agency, since the concept of perceived affordance comes from the participation and the use, therefore the learning opportunities are consequences of such participation and useFurtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoCristovão, Vera Lúcia LopesEl Kadri, Atef2024-05-01T11:46:34Z2024-05-01T11:46:34Z2018.0011.05.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9045porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa |
title |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa |
spellingShingle |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa El Kadri, Atef Professores de inglês Training of English teachers |
title_short |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa |
title_full |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa |
title_fullStr |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa |
title_sort |
Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesa |
author |
El Kadri, Atef |
author_facet |
El Kadri, Atef |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador] Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano Cristovão, Vera Lúcia Lopes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
El Kadri, Atef |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de inglês Training of English teachers |
topic |
Professores de inglês Training of English teachers |
description |
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar affordances do Teletandem criadas nas/pelas interações e percepções de futuros professores de inglês em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com uma universidade estadunidense Está baseado teoricamente no conceito de Affordances, da abordagem ecológica (van LIER, 2; 24) Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e questionários de respostas abertas direcionados aos participantes A análise se deu por meio da identificação de affordances percebidas conforme sugerido por Pinheiro (217), pela análise indutiva dos dados e pela análise de conteúdo As affordances identificadas dizem respeito ao desenvolvimento linguístico, à tecnologia e ao desenvolvimento profissional Os resultados mostraram que em relação a) às affordances acerca do desenvolvimento linguístico, foram identificadas duas subcategorias: aprimorar a língua e desenvolver a competência intercultural; b) às affordances percebidas acerca da tecnologia, as subcategorias são colaborar e aprender de forma diferente e as restrições acerca de questões organizacionais e de infraestrutura; c) às affordances acerca do desenvolvimento profissional, as subcategorias evidenciadas englobam mudar percepções sobre o ensino e aprendizado de línguas, forjar novas identidades, vivenciar a língua, apropriar/implementar e ainda demandas e exigências Ao identificar tais affordances, foi possível notar que os significados dessa prática para os professores em formação emergem como resultado das interações entre suas percepções, a atividade de Teletandem e sua participação e agência, pois as affordances surgem da participação e do uso da ferramenta e as oportunidades de aprendizagem são consequências dessa participação e uso |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
11.05.2018 2018.00 2024-05-01T11:46:34Z 2024-05-01T11:46:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9045 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823302186696704 |