DESCONSTRUINDO E “INTERCULTURALIZANDO”: PROCESSOS EDUCATIVOS EM ENCONTRO COM INDÍGENAS DE RONDÔNIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxis.v15i31.4677 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4677 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de discutir o conceito de interculturalidade em três vertentes, a saber: a relacional, a funcional e a crítica. Dessa forma, nos propomos a escutar e compreender os conhecimentos e desconhecimentos de estudantes acerca da temática Povos Indígenas. A realização deste estudo foi possibilitada pelas leituras de Walsh (2009), Tubino (2013) e Freire (1992) e pelos registros obtidos em uma atividade intercultural encaminhada pelo Programa PIBID Diversidade que ocorreu no 2º semestre de 2016. A referida ação ocorreu mediante a materialização dediálogos interculturais envolvendo estudantes do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Ji-Paraná (Rondônia) e indígenas do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos metodológicos da observação participante com registros das observações em campo (ANDRÉ, 2012) no decorrer do estudo. Os resultados evidenciam que o diálogo intercultural entre os diferentes povos constitui um recurso importante para desconstruir estereótipos e promover processosde compreensão das diferenças culturais rumo a interculturalização do currículo e da práticapedagógica. |
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DESCONSTRUINDO E “INTERCULTURALIZANDO”: PROCESSOS EDUCATIVOS EM ENCONTRO COM INDÍGENAS DE RONDÔNIADesconstrução. Educação Intercultural. Povos indígenas.O presente estudo tem o objetivo de discutir o conceito de interculturalidade em três vertentes, a saber: a relacional, a funcional e a crítica. Dessa forma, nos propomos a escutar e compreender os conhecimentos e desconhecimentos de estudantes acerca da temática Povos Indígenas. A realização deste estudo foi possibilitada pelas leituras de Walsh (2009), Tubino (2013) e Freire (1992) e pelos registros obtidos em uma atividade intercultural encaminhada pelo Programa PIBID Diversidade que ocorreu no 2º semestre de 2016. A referida ação ocorreu mediante a materialização dediálogos interculturais envolvendo estudantes do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Ji-Paraná (Rondônia) e indígenas do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos metodológicos da observação participante com registros das observações em campo (ANDRÉ, 2012) no decorrer do estudo. Os resultados evidenciam que o diálogo intercultural entre os diferentes povos constitui um recurso importante para desconstruir estereótipos e promover processosde compreensão das diferenças culturais rumo a interculturalização do currículo e da práticapedagógica. Edições UESB2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/467710.22481/praxis.v15i31.4677Práxis Educacional; v. 15 n. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 347-365Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 347-365Práxis Educacional; Vol. 15 No. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 347-3652178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4677/3678da Silva, Armelinda Borgesde Lima, Deloise Ângela AmorimNeves, Josélia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:24Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4677Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:24Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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