DESCONSTRUINDO E “INTERCULTURALIZANDO”: PROCESSOS EDUCATIVOS EM ENCONTRO COM INDÍGENAS DE RONDÔNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Armelinda Borges
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Lima, Deloise Ângela Amorim, Neves, Josélia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4677
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4677
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de discutir o conceito de interculturalidade em três vertentes, a saber: a relacional, a funcional e a crítica. Dessa forma, nos propomos a escutar e compreender os conhecimentos e desconhecimentos de estudantes acerca da temática Povos Indígenas. A realização deste estudo foi possibilitada pelas leituras de Walsh (2009), Tubino (2013) e Freire (1992) e pelos registros obtidos em uma atividade intercultural encaminhada pelo Programa PIBID Diversidade que ocorreu no 2º semestre de 2016. A referida ação ocorreu mediante a materialização dediálogos interculturais envolvendo estudantes do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Ji-Paraná (Rondônia) e indígenas do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos metodológicos da observação participante com registros das observações em campo (ANDRÉ, 2012) no decorrer do estudo. Os resultados evidenciam que o diálogo intercultural entre os diferentes povos constitui um recurso importante para desconstruir estereótipos e promover processosde compreensão das diferenças culturais rumo a interculturalização do currículo e da práticapedagógica.
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