TEORIA CRÍTICA E ESCLARECIMENTO: MEDIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR EMANCIPATÓRIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4377 |
Resumo: | O processo de globalização do mundo contemporâneo afetou consideravelmente todos os setores da vida humana, inclusive a ciência, a tecnologia e a educação. Aqui se insere principalmente a educação escolar que, no caso do Brasil, atingiu certa universalização, embora a sua teleologia central esteja voltada mais para as demandas do mercado do que para a formação cultural e humana. A partir dessas considerações, este artigo objetiva dissertar sobre algumas concepções de Marcuse e de Adorno em torno da teoria crítica que poderão contribuir para o esclarecimento acerca da sociedade tecnológica e da barbárie que nela impera como condicionantes dos complexos sociais, dentre eles a educação escolar. Nesse sentido, a teoria crítica e, consequentemente, o esclarecimento poderão contribuir para a superação dessa dinâmica social instrumental tendo em vista uma educação escolar emancipatória. |
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TEORIA CRÍTICA E ESCLARECIMENTO: MEDIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR EMANCIPATÓRIASociedade Tecnológica; Teoria Crítica; Esclarecimento; Educação Emancipatória.O processo de globalização do mundo contemporâneo afetou consideravelmente todos os setores da vida humana, inclusive a ciência, a tecnologia e a educação. Aqui se insere principalmente a educação escolar que, no caso do Brasil, atingiu certa universalização, embora a sua teleologia central esteja voltada mais para as demandas do mercado do que para a formação cultural e humana. A partir dessas considerações, este artigo objetiva dissertar sobre algumas concepções de Marcuse e de Adorno em torno da teoria crítica que poderão contribuir para o esclarecimento acerca da sociedade tecnológica e da barbárie que nela impera como condicionantes dos complexos sociais, dentre eles a educação escolar. Nesse sentido, a teoria crítica e, consequentemente, o esclarecimento poderão contribuir para a superação dessa dinâmica social instrumental tendo em vista uma educação escolar emancipatória.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/437710.22481/praxis.v14i30.4377Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 330-342Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 330-342Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 330-3422178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4377/3507Maria Nobre Lopes, FátimaLopes da Silva Filho, Adautoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4377Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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