Competição, barbárie e educação emancipatória: uma reflexão a partir do pensamento de Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Samuel Nobre
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Maria Zélia Pinto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28213
Resumo: LOPES, Samuel Nobre; SILVA, Maria Zélia Pinto da. Competição, barbárie e educação emancipatória: uma reflexão a partir do pensamento de Adorno. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 37-46, jan./jun. 2017.
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This article tries to delineate this theme, aiming at reflecting, from Adorno’s thought, the question of cultural industry, competition and barbarism arising from industrial and technological society. In addition, it also seeks to understand the mechanisms of construction that affect violence, heterogeneity and heteronymy. We also refer to some considerations about human formation in the face of the crisis of the cultural formation of capitalist society. To do so, let us reflect on the question of work in the historicity of man and on the intrinsic relation between competition, barbarism and cultural industry. Finally, we will conclude our considerations by approaching the conception of education and emancipation as mediating elements for overcoming this situation. Such discussions will be delineated with the Marx’s and Lukács’ thought.A sociedade atual é marcada pela generalização de competições e de violências advindas da sociedade capitalista, exigindo que se faça uma reflexão sobre essas questões e o papel da educação para esse fim. Há vários pensadores que nos trazem contribuições teóricas para refletirmos acerca dessa educação. Dentre eles, podemos destacar Theodor Adorno, filósofo alemão e membro da Escola de Frankfurt. Tentando delinear um pouco essa temática, o presente artigo tem como objetivo exercer uma reflexão, a partir do pensamento de Adorno, sobre a questão da indústria cultural, da competição e da barbárie decorrentes da sociedade industrial e tecnológica, bem como acerca dos seus mecanismos de construção que incidem na violência, na heterogeneidade e na heteronomia. Tudo isso nos remete a algumas considerações sobre a formação humana frente à crise da formação cultural da sociedade capitalista. Para tanto, abordaremos a questão do trabalho na historicidade do homem, a relação intrínseca entre competição, barbárie e indústria cultural, concluindo com a concepção de educação e emancipação como elementos mediadores para a superação desse estado de coisas. Porém, tais discussões serão delineadas também com o pensamento de Marx e de Lukács.La sociedad actual está marcada por la generalización de competencias y de violencias provenientes de la sociedad capitalista. Para la comprensión de este hecho, se requiere una reflexión sobre estas cuestiones, así como sobre el papel de la educación. Hay varios pensadores que nos traen contribuciones teóricas para reflexionar sobre esa educación. Entre ellos, podemos destacar Theodor Adorno, filósofo alemán y miembro de la Escuela de Frankfurt. El presente artículo intenta delinear esta temática, con el objetivo de reflejar, a partir del pensamiento de Adorno, sobre la cuestión de la industria cultural, de la competencia y de la barbarie derivada de la sociedad industrial y tecnológica. Además, busca igualmente comprender los mecanismos de construcción que inciden en la violencia, la heterogeneidad y la heteronimia. Se remonta todavía a algunas consideraciones acerca de la formación humana ante la crisis de la formación cultural de la sociedad capitalista. Para ello, vamos a reflexionar sobre la cuestión del trabajo en la historicidad del hombre y sobre la relación intrínseca entre competencia, barbarie e industria cultural. Finalmente, concluiremos nuestras ponderaciones abordando la concepción de educación y emancipación como elementos mediadores para la superación de ese estado de cosas. Tales discusiones serán delineadas con el pensamiento de Marx y de Lukács.Revista Educação em Debate2017-11-30T11:42:27Z2017-11-30T11:42:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLopes, S. N.; Silva, M. Z. P. (2017)0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28213Lopes, Samuel NobreSilva, Maria Zélia Pinto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:01:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28213Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:33.263201Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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