Repensar las sociedades, repensar la formación de los docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/779 |
Resumo: | Dentro dos contextos de transformações nos quais estão inseridos vários países latino-americanos, os sentidos da educação se encontram em debate e surgem demandas para a formação docente. Neste artigo se colocam algumas dessas demandas e dimensões fundamentais, a partir de propostas sociais e políticas progressistas, que traduzem novos paradigmas sociais para que sejam repensados os fundamentos orientadores da formação docente de sociedades em transição e plurinacionais. Trata-se de trazer ao debate sobre as bases epistemológicas orientadoras de um tronco comum nos processos de formação docente. Os novos projetos de sociedade só serão possíveis com docentes que, recuperando o melhor de seu conhecimento e experiência, se tornem sujeitos coletivos e individuais, que sejam possuidores de capacidades para serem protagonistas das transformações da educação das transformações da educação das transformações da educação das transformações da educação sob os enfoques da justiça social, igualdade e inclusão. |
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Repensar las sociedades, repensar la formación de los docentesDentro dos contextos de transformações nos quais estão inseridos vários países latino-americanos, os sentidos da educação se encontram em debate e surgem demandas para a formação docente. Neste artigo se colocam algumas dessas demandas e dimensões fundamentais, a partir de propostas sociais e políticas progressistas, que traduzem novos paradigmas sociais para que sejam repensados os fundamentos orientadores da formação docente de sociedades em transição e plurinacionais. Trata-se de trazer ao debate sobre as bases epistemológicas orientadoras de um tronco comum nos processos de formação docente. Os novos projetos de sociedade só serão possíveis com docentes que, recuperando o melhor de seu conhecimento e experiência, se tornem sujeitos coletivos e individuais, que sejam possuidores de capacidades para serem protagonistas das transformações da educação das transformações da educação das transformações da educação das transformações da educação sob os enfoques da justiça social, igualdade e inclusão.Edições UESB2014-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/779Práxis Educacional; v. 10 n. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 51-65Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 51-65Práxis Educacional; Vol. 10 No. 17 (2014): Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional; 51-652178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/779/659Robalino, MagalyCrespo, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/779Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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