Repensar las sociedades, repensar la formación de los docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robalino, Magaly
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Crespo, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/779
Resumo: Dentro dos contextos de transformações nos quais estão inseridos vários países latino-americanos, os sentidos da educação se encontram em debate e surgem demandas para a formação docente. Neste artigo se colocam algumas dessas demandas e dimensões fundamentais, a partir de propostas sociais e políticas progressistas, que traduzem novos paradigmas sociais para que sejam repensados os fundamentos orientadores da formação docente de sociedades em transição e plurinacionais. Trata-se de trazer ao debate sobre as bases epistemológicas orientadoras de um tronco comum nos processos de formação docente. Os novos projetos de sociedade só serão possíveis com docentes que, recuperando o melhor de seu conhecimento e experiência, se tornem sujeitos coletivos e individuais, que sejam possuidores de capacidades para serem protagonistas das transformações da educação das transformações da educação das transformações da educação das transformações da educação sob os enfoques da justiça social, igualdade e inclusão.
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