EL PROGRAMA PAULISTA LEER Y ESCRIBIR Y EL TRABAJO DOCENTE: ENTRE ORIENTACIONES Y PADRONIZACIONES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Géssica Priscila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Letícia Laís da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5182
Resumo: Este artigo teve como por objetivo geral identificar a concepção de docente presente no Programa Ler e Escrever, expondo algumas implicações dessa política para o trabalho do professor. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, verificou-se que as orientações e prescrições dadas aos docentes nos escritos dos documentos encaminham para a padronização do trabalho do professor, restringindo-o a instruções, dicas, sugestões, orientações. Seu trabalho é subestimado e sua função é reduzida à colaborador do material, tornando o Programa o centro do processo educacional, e o professor, coadjuvante.
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spelling EL PROGRAMA PAULISTA LEER Y ESCRIBIR Y EL TRABAJO DOCENTE: ENTRE ORIENTACIONES Y PADRONIZACIONESPROGRAMA PAULISTA LER E ESCREVER E O TRABALHO DOCENTE: ENTRE ORIENTAÇÕES E PADRONIZAÇÕESTHE SÃO PAULO READ AND WRITE PROGRAM AND TEACHING WORK: BETWEEN GUIDELINES AND STANDARDIZATIONSPolítica educacional paulistaPrograma ler e escreverTrabalho docentePolítica educativa paulistaPrograma de lectura y escrituraTrabajo docenteSão Paulo’s educational politicsRead and write programTeaching work Este artigo teve como por objetivo geral identificar a concepção de docente presente no Programa Ler e Escrever, expondo algumas implicações dessa política para o trabalho do professor. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, verificou-se que as orientações e prescrições dadas aos docentes nos escritos dos documentos encaminham para a padronização do trabalho do professor, restringindo-o a instruções, dicas, sugestões, orientações. Seu trabalho é subestimado e sua função é reduzida à colaborador do material, tornando o Programa o centro do processo educacional, e o professor, coadjuvante. The purpose of this article was to identify the teachers conception in the Read and Write Program, exposing some implications for teaching work. From a bibliographical and documentary research, it was verified that the guidelines and prescriptions given to the teachers in the documents lead to the standardization of the teacher's work, restricting it to instructions, tips, suggestions, guidelines. His work is underestimated and his function is reduced to material developer, made the Program the center of the educational process, and the teacher, supporting. Este artículo tuvo como objetivo general identificar la concepción de docente presente en el Programa Leer y Escribir, exponiendo algunas implicaciones de esa política para el trabajo docente. A partir de investigación bibliográfica y documental, se verificó que las orientaciones y prescripciones dadas a los docentes en los escritos de los documentos encaminan para la estandarización del trabajo del profesor, restringiéndolo a instrucciones, sugerencias, orientaciones. Su trabajo es subestimado y su función es reducida al colaborador del material, tornado el Programa el centro del proceso educativo, y el profesor, coadyuvante. Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/518210.22481/praxisedu.v16i40.5182Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 554-572Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 554-572Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 554-5722178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5182/4845Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Géssica PriscilaSilva, Letícia Laís da2021-03-22T23:22:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5182Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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