Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Livia Karen Figueredo de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8640
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa acadêmica sobre as relações entre professoras e auxiliares de classe da Educação Infantil durante o planejamento pedagógico. O objetivo geral do estudo foi compreender como as auxiliares se veem profissionalmente e que lugar elas ocupam no Centro de Educação Infantil. Para a escrita desse artigo, traremos as discussões de uma das categorias que emergiu no percurso da pesquisa, qual seja: “As auxiliares de classe e o planejamento pedagógico”. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil público do município de Amargosa – Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e a observação. Nesse sentido, realizamos o debate acerca da integração do cuidar e do educar, tendo em vista as relações que se estabelecem entre professoras e auxiliares de classe na elaboração do planejamento pedagógico. Identificamos que, em algumas situações durante as entrevistas, as trabalhadoras apontaram a importância da integração, e até conseguiram indicar as possibilidades de ações para a efetivação da indissociabilidade do cuidar e do educar, contudo, em outros momentos da observação, foi possível identificar que de fato havia uma separação. É preciso dizer que a superação não se configura como algo fácil. Mas ela é possível, por meio da reestruturação no que diz respeito à divisão entre as trabalhadoras, reconhecendo que cuidar e educar são atribuições docentes.
id UESB-7_b33b72526cc79193202ddc9e65f87303
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8640
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe Cuidar y educar en la guardería: la planificación pedagógica y la actuación de las auxiliares de claseCaring and educating at the nursery: pedagogical planning and the performance of class aidCuidar e educar;Planejamento;Auxiliares de classe.Cuidar y educar;Planificación;Auxiliares de clase.Care and education;Planning;Class assistants.O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa acadêmica sobre as relações entre professoras e auxiliares de classe da Educação Infantil durante o planejamento pedagógico. O objetivo geral do estudo foi compreender como as auxiliares se veem profissionalmente e que lugar elas ocupam no Centro de Educação Infantil. Para a escrita desse artigo, traremos as discussões de uma das categorias que emergiu no percurso da pesquisa, qual seja: “As auxiliares de classe e o planejamento pedagógico”. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil público do município de Amargosa – Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e a observação. Nesse sentido, realizamos o debate acerca da integração do cuidar e do educar, tendo em vista as relações que se estabelecem entre professoras e auxiliares de classe na elaboração do planejamento pedagógico. Identificamos que, em algumas situações durante as entrevistas, as trabalhadoras apontaram a importância da integração, e até conseguiram indicar as possibilidades de ações para a efetivação da indissociabilidade do cuidar e do educar, contudo, em outros momentos da observação, foi possível identificar que de fato havia uma separação. É preciso dizer que a superação não se configura como algo fácil. Mas ela é possível, por meio da reestruturação no que diz respeito à divisão entre as trabalhadoras, reconhecendo que cuidar e educar são atribuições docentes.This article aims to present the results of academic research on the relationship between teachers and class assistants in Early Childhood Education during pedagogical planning. The general objective of the study was to understand how the assistants see themselves professionally and what place they occupy in the Child Education Center. For the writing of this article, we will bring the discussions of one of the categories that emerged in the course of the research, namely: “Class auxiliaries and pedagogical planning”. The locus of the research was a public Child Education Center in Amargosa - Bahia. This is qualitative research, using semi-structured interviews and observation as methodological tools. In this sense, we held the debate on the integration of care and education, because of the relationships that are established between teachers and class assistants in the preparation of pedagogical planning. We identified that in some situations during the interviews, the workers pointed out the importance of integration, and even managed to indicate the possibilities of actions for the effectiveness of the inseparability of care and education, however, in other moments of observation, it was possible to identify that fact there was a separation. It must be said that overcoming is not an easy task. But it is possible, through restructuring concerning the division between workers, recognizing that caring and educating are teaching duties.El presente artículo tiene como objetivo presentar los resultados de una investigación académica acerca de las relaciones entre maestras y auxiliares de clase de la educación infantil durante la planificación pedagógica. El objetivo general del estudio fui comprender como las auxiliares se miran profesionalmente y que sitio ellas ocupan en el Centro de Educación Infantil. Para la escrita de ese artículo, traeremos las discusiones de una de las categorías que emergió en la ruta de la investigación, cual sea: “las auxiliares de clase y la planificación pedagógica”. El locus de la investigación fui un Centro de Educación Infantil público del condado de Amargosa – Bahia. Se trata de una investigación cualitativa, utilizamos como metodológicos la entrevista medio estructurada y la observación. En ese sentido, realizamos el debate sobre la integración del cuidar y del educar, teniendo en cuenta las relaciones que se establecen entre maestras y auxiliares de clase en la elaboración de la planificación pedagógica. Hemos identificado que, en algunas situaciones durante las entrevistas, las trabajadoras apuntaran la importancia de la integración, y hacia lograron éxito en indicar las posibilidades de acciones para la efectuación de la inseparabilidad del cuidar y del educar, todavía, en otros momentos de la observación, fue posible identificar que de facto había una separación. É necesario decir que la superación no se configura como algo fácil. Sino ella es posible, por medio de la reestructuración en lo que se refiere a la división entre las trabajadoras, reconociendo que cuidar y educar son asignaciones docentes.Edições UESB2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/864010.22481/praxisedu.v17i48.8640Práxis Educacional; v. 17 n. 48 (2021): Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil; 326-345Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 48 (2021): Monográfico - Investigación en educación: enfoques en Portugal y Brasil; 326-345Práxis Educacional; Vol. 17 No. 48 (2021): Issue - Research in education: approaches in Portugal and Brazil; 326-3452178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8640/6148Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Livia Karen Figueredo deCordeiro, Karina de Oliveira Santos2021-10-07T22:05:19Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8640Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-10-07T22:05:19Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
Cuidar y educar en la guardería: la planificación pedagógica y la actuación de las auxiliares de clase
Caring and educating at the nursery: pedagogical planning and the performance of class aid
title Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
spellingShingle Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
Jesus, Livia Karen Figueredo de
Cuidar e educar;
Planejamento;
Auxiliares de classe.
Cuidar y educar;
Planificación;
Auxiliares de clase.
Care and education;
Planning;
Class assistants.
title_short Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
title_full Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
title_fullStr Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
title_full_unstemmed Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
title_sort Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
author Jesus, Livia Karen Figueredo de
author_facet Jesus, Livia Karen Figueredo de
Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
author_role author
author2 Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Livia Karen Figueredo de
Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidar e educar;
Planejamento;
Auxiliares de classe.
Cuidar y educar;
Planificación;
Auxiliares de clase.
Care and education;
Planning;
Class assistants.
topic Cuidar e educar;
Planejamento;
Auxiliares de classe.
Cuidar y educar;
Planificación;
Auxiliares de clase.
Care and education;
Planning;
Class assistants.
description O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa acadêmica sobre as relações entre professoras e auxiliares de classe da Educação Infantil durante o planejamento pedagógico. O objetivo geral do estudo foi compreender como as auxiliares se veem profissionalmente e que lugar elas ocupam no Centro de Educação Infantil. Para a escrita desse artigo, traremos as discussões de uma das categorias que emergiu no percurso da pesquisa, qual seja: “As auxiliares de classe e o planejamento pedagógico”. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil público do município de Amargosa – Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e a observação. Nesse sentido, realizamos o debate acerca da integração do cuidar e do educar, tendo em vista as relações que se estabelecem entre professoras e auxiliares de classe na elaboração do planejamento pedagógico. Identificamos que, em algumas situações durante as entrevistas, as trabalhadoras apontaram a importância da integração, e até conseguiram indicar as possibilidades de ações para a efetivação da indissociabilidade do cuidar e do educar, contudo, em outros momentos da observação, foi possível identificar que de fato havia uma separação. É preciso dizer que a superação não se configura como algo fácil. Mas ela é possível, por meio da reestruturação no que diz respeito à divisão entre as trabalhadoras, reconhecendo que cuidar e educar são atribuições docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8640
10.22481/praxisedu.v17i48.8640
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8640
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i48.8640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8640/6148
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 48 (2021): Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil; 326-345
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 48 (2021): Monográfico - Investigación en educación: enfoques en Portugal y Brasil; 326-345
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 48 (2021): Issue - Research in education: approaches in Portugal and Brazil; 326-345
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820319305728