CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4108 |
Resumo: | Neste artigo discorre-se sobre a constituição da docência no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a partir das práticas mobilizadas pelo bolsista supervisor, docente da educação básica. Busca-se expor as atitudes colaborativas daquele para com o licenciando, bolsista do curso de Letras, acerca de apropriações conceituais sobre o conhecimento da docência. Problematizase a noção de interdisciplinaridade a partir da extração dos discursos instaurados nos encontros formativos do grupo pesquisador e nos indícios das narrativas autorreflexivas escritas pelos sujeitos do estudo. Explora-se os dados com enfoque na abordagem discursiva, a fim de indicar a ação do supervisor na e para a formação do licenciando. Como resultados do estudo, revela-se que ao professor supervisor são impregnadas práticas de modalização da docência que colaboram para a formação do licenciando, aproximando a educação básica do currículo codos cursos de licenciatura. |
id |
UESB-7_b5218e9a75327363b0f741abbfecf643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4108 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID.Neste artigo discorre-se sobre a constituição da docência no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a partir das práticas mobilizadas pelo bolsista supervisor, docente da educação básica. Busca-se expor as atitudes colaborativas daquele para com o licenciando, bolsista do curso de Letras, acerca de apropriações conceituais sobre o conhecimento da docência. Problematizase a noção de interdisciplinaridade a partir da extração dos discursos instaurados nos encontros formativos do grupo pesquisador e nos indícios das narrativas autorreflexivas escritas pelos sujeitos do estudo. Explora-se os dados com enfoque na abordagem discursiva, a fim de indicar a ação do supervisor na e para a formação do licenciando. Como resultados do estudo, revela-se que ao professor supervisor são impregnadas práticas de modalização da docência que colaboram para a formação do licenciando, aproximando a educação básica do currículo codos cursos de licenciatura.Edições UESB2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/410810.22481/praxis.v14i29.4108Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 231-244Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 231-244Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 231-2442178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4108/3362Souza, Ester Maria de FigueiredoSilva, Kleber Aparecido dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4108Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. |
title |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. |
spellingShingle |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. Souza, Ester Maria de Figueiredo |
title_short |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. |
title_full |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. |
title_fullStr |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. |
title_full_unstemmed |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. |
title_sort |
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR O PAPEL DISCURSIVO DO BOLSISTA SUPERVISOR DO PIBID. |
author |
Souza, Ester Maria de Figueiredo |
author_facet |
Souza, Ester Maria de Figueiredo Silva, Kleber Aparecido da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kleber Aparecido da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ester Maria de Figueiredo Silva, Kleber Aparecido da |
description |
Neste artigo discorre-se sobre a constituição da docência no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a partir das práticas mobilizadas pelo bolsista supervisor, docente da educação básica. Busca-se expor as atitudes colaborativas daquele para com o licenciando, bolsista do curso de Letras, acerca de apropriações conceituais sobre o conhecimento da docência. Problematizase a noção de interdisciplinaridade a partir da extração dos discursos instaurados nos encontros formativos do grupo pesquisador e nos indícios das narrativas autorreflexivas escritas pelos sujeitos do estudo. Explora-se os dados com enfoque na abordagem discursiva, a fim de indicar a ação do supervisor na e para a formação do licenciando. Como resultados do estudo, revela-se que ao professor supervisor são impregnadas práticas de modalização da docência que colaboram para a formação do licenciando, aproximando a educação básica do currículo codos cursos de licenciatura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4108 10.22481/praxis.v14i29.4108 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4108 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i29.4108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4108/3362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 231-244 Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 231-244 Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 231-244 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816939745280 |