O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Vera Cristina de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/74
Resumo: No ano de 2016, foi realizada uma pesquisa de mestrado, na área de Ensino, que analisou a contribuição do estágio curricular supervisionado no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. Dessa pesquisa, o presente artigo propõe-se um recorte do trabalho analítico, a fim de socializar as relações entre os saberes docentes e a construção da identidade docente que foram reveladas nos discursos dos estagiários. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os sete estagiários do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, no decorrer do ano de 2016. Os dados foram produzidos em entrevistas semiestruturadas, submetidas aos procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Analisou-se que os estágios permitiram aos estagiários a primeira vivência da prática da profissão de professor e, com isso, assumiram um novo lugar, experimentando um novo olhar, o de ver-se professor. Puderam conhecer, sentir e ver-se em um novo lugar social e subjetivo, saindo do lugar de alunos para o lugar de professores. Ainda que de forma incipiente, mediatizados pelo outro (professores regentes, alunos, familiares, instituições de ensino), cada estagiário iniciou seu processo identitário, sua construção de maneiras de ser e de estar na profissão.
id IFMT_16a36ecc4eccc989fd1fcbbb5ebd3840
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/74
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTEEnsino de MatemáticaFormação inicial de professoresEstágioSaberes docentesIdentidade profissionalNo ano de 2016, foi realizada uma pesquisa de mestrado, na área de Ensino, que analisou a contribuição do estágio curricular supervisionado no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. Dessa pesquisa, o presente artigo propõe-se um recorte do trabalho analítico, a fim de socializar as relações entre os saberes docentes e a construção da identidade docente que foram reveladas nos discursos dos estagiários. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os sete estagiários do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, no decorrer do ano de 2016. Os dados foram produzidos em entrevistas semiestruturadas, submetidas aos procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Analisou-se que os estágios permitiram aos estagiários a primeira vivência da prática da profissão de professor e, com isso, assumiram um novo lugar, experimentando um novo olhar, o de ver-se professor. Puderam conhecer, sentir e ver-se em um novo lugar social e subjetivo, saindo do lugar de alunos para o lugar de professores. Ainda que de forma incipiente, mediatizados pelo outro (professores regentes, alunos, familiares, instituições de ensino), cada estagiário iniciou seu processo identitário, sua construção de maneiras de ser e de estar na profissão.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/7410.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p5-18.id74Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 5-18Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 5-18Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 5-182526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/74/49Copyright (c) 2018 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Vera Cristina deKochhann, Maria Elizabete Rambo2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/74Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
title O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
spellingShingle O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
Quadros, Vera Cristina de
Ensino de Matemática
Formação inicial de professores
Estágio
Saberes docentes
Identidade profissional
title_short O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
title_full O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
title_fullStr O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
title_full_unstemmed O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
title_sort O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES ENTRE SABERES E IDENTIDADE DOCENTE
author Quadros, Vera Cristina de
author_facet Quadros, Vera Cristina de
Kochhann, Maria Elizabete Rambo
author_role author
author2 Kochhann, Maria Elizabete Rambo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Vera Cristina de
Kochhann, Maria Elizabete Rambo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Formação inicial de professores
Estágio
Saberes docentes
Identidade profissional
topic Ensino de Matemática
Formação inicial de professores
Estágio
Saberes docentes
Identidade profissional
description No ano de 2016, foi realizada uma pesquisa de mestrado, na área de Ensino, que analisou a contribuição do estágio curricular supervisionado no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. Dessa pesquisa, o presente artigo propõe-se um recorte do trabalho analítico, a fim de socializar as relações entre os saberes docentes e a construção da identidade docente que foram reveladas nos discursos dos estagiários. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os sete estagiários do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis, no decorrer do ano de 2016. Os dados foram produzidos em entrevistas semiestruturadas, submetidas aos procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Analisou-se que os estágios permitiram aos estagiários a primeira vivência da prática da profissão de professor e, com isso, assumiram um novo lugar, experimentando um novo olhar, o de ver-se professor. Puderam conhecer, sentir e ver-se em um novo lugar social e subjetivo, saindo do lugar de alunos para o lugar de professores. Ainda que de forma incipiente, mediatizados pelo outro (professores regentes, alunos, familiares, instituições de ensino), cada estagiário iniciou seu processo identitário, sua construção de maneiras de ser e de estar na profissão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/74
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p5-18.id74
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/74
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p5-18.id74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/74/49
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Prática Docente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Prática Docente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 5-18
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 5-18
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 5-18
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723451523072