Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Santa Cruz-BA, ao término da Licenciatura em Ciências Biológicas, e objetivou entender a importância dada pelos docentes universitários para a relação ensino-sociedade. Para isso, foi entrevistada uma turma de formandos desse curso, durante o primeiro período do ano de 2010. Com relação à metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, pois permite uma maior liberdade para o entrevistado expressar suas opiniões. Na análise das respostas obtidas nos questionários notou-se uma constante crítica à cotidiana falta de contextualização entre o ensino e as questões sociais no espaço acadêmico, o privilégio dado à pesquisa frente ao ensino, a preconização da assimilação de conteúdo de formadecorativa, além da diferença metodológica existente entre os professores de disciplinas pedagógicas e as ligadas às Ciências Biológicas. Os alunos entrevistados sugeriram que os docentes precisam assumir alguma posição frente aos problemas sociais além de provocar e desenvolver, nos discentes, valores pessoais, saindo assim da perspectiva simplista que vem resultando na formação de indivíduos excessivamente técnicos. |
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Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Santa Cruz-BA, ao término da Licenciatura em Ciências Biológicas, e objetivou entender a importância dada pelos docentes universitários para a relação ensino-sociedade. Para isso, foi entrevistada uma turma de formandos desse curso, durante o primeiro período do ano de 2010. Com relação à metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, pois permite uma maior liberdade para o entrevistado expressar suas opiniões. Na análise das respostas obtidas nos questionários notou-se uma constante crítica à cotidiana falta de contextualização entre o ensino e as questões sociais no espaço acadêmico, o privilégio dado à pesquisa frente ao ensino, a preconização da assimilação de conteúdo de formadecorativa, além da diferença metodológica existente entre os professores de disciplinas pedagógicas e as ligadas às Ciências Biológicas. Os alunos entrevistados sugeriram que os docentes precisam assumir alguma posição frente aos problemas sociais além de provocar e desenvolver, nos discentes, valores pessoais, saindo assim da perspectiva simplista que vem resultando na formação de indivíduos excessivamente técnicos.Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-128Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-128Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-1282178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668/555de Souza Santos, Lucas PereiraPires de Andrade, Elenise Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/668Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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