Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Santos, Lucas Pereira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pires de Andrade, Elenise Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Santa Cruz-BA, ao término da Licenciatura em Ciências Biológicas, e objetivou entender a importância dada pelos docentes universitários para a relação ensino-sociedade. Para isso, foi entrevistada uma turma de formandos desse curso, durante o primeiro período do ano de 2010. Com relação à metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, pois permite uma maior liberdade para o entrevistado expressar suas opiniões. Na análise das respostas obtidas nos questionários notou-se uma constante crítica à cotidiana falta de contextualização entre o ensino e as questões sociais no espaço acadêmico, o privilégio dado à pesquisa frente ao ensino, a preconização da assimilação de conteúdo de formadecorativa, além da diferença metodológica existente entre os professores de disciplinas pedagógicas e as ligadas às Ciências Biológicas. Os alunos entrevistados sugeriram que os docentes precisam assumir alguma posição frente aos problemas sociais além de provocar e desenvolver, nos discentes, valores pessoais, saindo assim da perspectiva simplista que vem resultando na formação de indivíduos excessivamente técnicos.
id UESB-7_b57819a6aab3a6886a14b904ac2a51e1
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/668
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Santa Cruz-BA, ao término da Licenciatura em Ciências Biológicas, e objetivou entender a importância dada pelos docentes universitários para a relação ensino-sociedade. Para isso, foi entrevistada uma turma de formandos desse curso, durante o primeiro período do ano de 2010. Com relação à metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, pois permite uma maior liberdade para o entrevistado expressar suas opiniões. Na análise das respostas obtidas nos questionários notou-se uma constante crítica à cotidiana falta de contextualização entre o ensino e as questões sociais no espaço acadêmico, o privilégio dado à pesquisa frente ao ensino, a preconização da assimilação de conteúdo de formadecorativa, além da diferença metodológica existente entre os professores de disciplinas pedagógicas e as ligadas às Ciências Biológicas. Os alunos entrevistados sugeriram que os docentes precisam assumir alguma posição frente aos problemas sociais além de provocar e desenvolver, nos discentes, valores pessoais, saindo assim da perspectiva simplista que vem resultando na formação de indivíduos excessivamente técnicos.Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-128Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-128Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-1282178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668/555de Souza Santos, Lucas PereiraPires de Andrade, Elenise Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/668Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
title Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
spellingShingle Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
de Souza Santos, Lucas Pereira
title_short Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
title_full Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
title_fullStr Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
title_full_unstemmed Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
title_sort Educação superior: restrita à universidade ou aberta à sociedade?
author de Souza Santos, Lucas Pereira
author_facet de Souza Santos, Lucas Pereira
Pires de Andrade, Elenise Cristina
author_role author
author2 Pires de Andrade, Elenise Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Santos, Lucas Pereira
Pires de Andrade, Elenise Cristina
description Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Santa Cruz-BA, ao término da Licenciatura em Ciências Biológicas, e objetivou entender a importância dada pelos docentes universitários para a relação ensino-sociedade. Para isso, foi entrevistada uma turma de formandos desse curso, durante o primeiro período do ano de 2010. Com relação à metodologia de pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, pois permite uma maior liberdade para o entrevistado expressar suas opiniões. Na análise das respostas obtidas nos questionários notou-se uma constante crítica à cotidiana falta de contextualização entre o ensino e as questões sociais no espaço acadêmico, o privilégio dado à pesquisa frente ao ensino, a preconização da assimilação de conteúdo de formadecorativa, além da diferença metodológica existente entre os professores de disciplinas pedagógicas e as ligadas às Ciências Biológicas. Os alunos entrevistados sugeriram que os docentes precisam assumir alguma posição frente aos problemas sociais além de provocar e desenvolver, nos discentes, valores pessoais, saindo assim da perspectiva simplista que vem resultando na formação de indivíduos excessivamente técnicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/668/555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-128
Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-128
Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 113-128
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815459155968