A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandes, Paulo Romualdo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777
Resumo: Analisam-se, neste estudo, Decretos-leis e documentos oficiais que regulamentam a educação a distância no Brasil, bem como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como politica pública de expansao, democratização e interiorização do Ensino Superior público em tempos de educação on-line. Estuda-se, ainda, em documentos da Capes/UAB e tambem do Fundo para Desenvolvimento da Educação (FNDE), o papel do novo ator social que surge no processo de ensino e aprendizagem dos cursos superiores a distância: o tutor. Constatou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avancos para a educação a distância quando comparada com a educação a distância tradicional, que empregava como linguagem de comunicação suportes estaticos, como televisao, radio, livros, sobretudo nas possibilidades de relacoes intersubjetivas; contudo, eles tambem apresentam algumas limitacoes.
id CESGRANRIO_eed90118e9f58f78073988b40ac8ad52
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/777
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior públicoThe Open University of Brazil and the democratization of public higher educationLa Universidad Abierta de Brasil y la democratizacion de la educacion superior públicaEducação; Politicas Públicas; Historia da EducaçãoUniversidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-lineDistance education; Distance higher education; Educational technology; Education onlineEducacion a distancia; Educacion Superior a distancia; La tecnologia educativa; La educacion en lineaAnalisam-se, neste estudo, Decretos-leis e documentos oficiais que regulamentam a educação a distância no Brasil, bem como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como politica pública de expansao, democratização e interiorização do Ensino Superior público em tempos de educação on-line. Estuda-se, ainda, em documentos da Capes/UAB e tambem do Fundo para Desenvolvimento da Educação (FNDE), o papel do novo ator social que surge no processo de ensino e aprendizagem dos cursos superiores a distância: o tutor. Constatou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avancos para a educação a distância quando comparada com a educação a distância tradicional, que empregava como linguagem de comunicação suportes estaticos, como televisao, radio, livros, sobretudo nas possibilidades de relacoes intersubjetivas; contudo, eles tambem apresentam algumas limitacoes.This study surveyed the progress and limits of distance education in higher education courses offered by the Open University system in Brazil. It seeks to analyze decrees-law and official documents regulating the distance education in Brazil as well as the creation of the Open University of Brazil (UAB) as a public policy of expansion, democratization, and internalization of public higher education. We also studied through Capes/UAB and also FNDE (Fund for Development of Education) documents the role of the new social actor who appears in the teaching and learning of the top courses in the distance education: the tutor. It was found that the higher education distance courses promoted by the UAB system bring important advances to the distance education when compared to the traditional distance education that employed static media such as television, radio, books, as a communication language, particularly the possibilities of interpersonal relations.Este estudio examino los avances y los limites de la educacion a distancia en cursos de educacion superior que ofrece el sistema de la Universidad Abierta de Brasil. Busca analizar los decretos-ley y documentos oficiales que regulan la educacion a distancia en Brasil, asi como la creacion de la Universidad Abierta de Brasil (UAB) como una politica pública de la expansion, la democratizacion, y la internalizacion de la educacion superior pública. Tambien se estudia, en documentos de la Capes/UAB y del FNDE, el Fondo para el Desarrollo de la Educacion, el papel del nuevo actor social que aparece en la enseñanza y el aprendizaje a distancia: el tutor. Se encontro que los cursos superiores a distancia promovidos por el sistema de la UAB traen importantes avances a la educacion a distancia en comparacion con la educacion a distancia tradicional, que empleaba como lengua de comunicacion medios estaticos, como la television, radio, libros, especialmente en las posibilidades de relaciones interpersonales. Sin embargo, estos tambien presentan algunas limitaciones.Fundação CesgranrioUniversidade Federal de AlfenasCapes/UABHernandes, Paulo Romualdo2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/77710.1590/s0104-40362017002500777Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 283-3071809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/591https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/592https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/593BrasilhistoricaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-08T13:12:46Zoai:ojs.localhost:article/777Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-08-08T13:12:46Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
The Open University of Brazil and the democratization of public higher education
La Universidad Abierta de Brasil y la democratizacion de la educacion superior pública
title A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
spellingShingle A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
Hernandes, Paulo Romualdo
Educação; Politicas Públicas; Historia da Educação
Universidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-line
Distance education; Distance higher education; Educational technology; Education online
Educacion a distancia; Educacion Superior a distancia; La tecnologia educativa; La educacion en linea
title_short A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
title_full A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
title_fullStr A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
title_full_unstemmed A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
title_sort A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do ensino superior público
author Hernandes, Paulo Romualdo
author_facet Hernandes, Paulo Romualdo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alfenas
Capes/UAB


dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandes, Paulo Romualdo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Politicas Públicas; Historia da Educação
Universidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-line
Distance education; Distance higher education; Educational technology; Education online
Educacion a distancia; Educacion Superior a distancia; La tecnologia educativa; La educacion en linea
topic Educação; Politicas Públicas; Historia da Educação
Universidade Aberta do Brasil; Ensino superior a distância; Tecnologia educacional; Educação on-line
Distance education; Distance higher education; Educational technology; Education online
Educacion a distancia; Educacion Superior a distancia; La tecnologia educativa; La educacion en linea
description Analisam-se, neste estudo, Decretos-leis e documentos oficiais que regulamentam a educação a distância no Brasil, bem como a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como politica pública de expansao, democratização e interiorização do Ensino Superior público em tempos de educação on-line. Estuda-se, ainda, em documentos da Capes/UAB e tambem do Fundo para Desenvolvimento da Educação (FNDE), o papel do novo ator social que surge no processo de ensino e aprendizagem dos cursos superiores a distância: o tutor. Constatou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avancos para a educação a distância quando comparada com a educação a distância tradicional, que empregava como linguagem de comunicação suportes estaticos, como televisao, radio, livros, sobretudo nas possibilidades de relacoes intersubjetivas; contudo, eles tambem apresentam algumas limitacoes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777
10.1590/s0104-40362017002500777
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362017002500777
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/591
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/592
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/777/593
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
historica







dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 283-307
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030794776576