EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boa Sorte, Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vicentini, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6374
Resumo: Este artigo discute a educação para a justiça social na era pós-digital. Hoje em dia, sentimentos comuns de desencanto e ceticismo com a tecnologia são expressos pelas escolhas dos professores em usar ou dispensar tecnologias avançadas em suas salas de aula, seja porque não têm acesso a elas ou porque não foram ensinados (nem mesmo treinados) para fazê-lo. Do lado dos alunos, pós-verdade e desinformação têm obscurecido a maneira como os conteúdos e suas relações com o mundo precisam ser considerados. Definimos educação para a justiça social, a partir dos estudos significativos e substanciais da área (FREIRE, 1974/2010; MCDONALD, 2005, 2007, MCDONALD E ZEICHNER, 2009; LEONARD ET AL, 2010; AGARVAL ET AL, 2010; DE OLIVEIRA, 2013). Também aprofundamos concepções que consideramos essenciais para enfrentar os problemas da era pós-digital: (i) atenção ao neoliberalismo e seus impactos na educação para a justiça social (HURSH, 2005; COCHRAN-SMITH ET AL, 2009; SLEETER, 2009 ; MILNER, 2010); (ii) atenção à raça, racismo e uma reivindicação por educação anti-opressora (LADSON-BILLINGS E TATE, 1995; KUMASHIRO, 2000, 2001; BANKS, 2001; RICHERT ET AL, 2009; YOUNG, 2010; SLEETER, 2017). Nossas conclusões são direcionadas à era pós-digital, quando o acesso a dados e às mais recentes tecnologias permanecem limitados àqueles em posições de poder. O professor e os educadores podem se envolver na criação de ambientes que incentivem a exposição a perspectivas que incluam grupos marginalizados e permitam uma maior compreensão de uma variedade de etnias, culturas, origens socioeconômicas e orientações sexuais.
id UESB-7_b57e099baf8db896cf6bc45c07ae3bea
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6374
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITALEDUCATING FOR SOCIAL JUSTICE IN A POST-DIGITAL ERAEDUCATING FOR SOCIAL JUSTICE IN A POST-DIGITAL ERAEducaçãoJustiça socialEra pós-digitalEducaciónJusticia socialEra post-digitalEducationSocial JusticePost-digital eraEste artigo discute a educação para a justiça social na era pós-digital. Hoje em dia, sentimentos comuns de desencanto e ceticismo com a tecnologia são expressos pelas escolhas dos professores em usar ou dispensar tecnologias avançadas em suas salas de aula, seja porque não têm acesso a elas ou porque não foram ensinados (nem mesmo treinados) para fazê-lo. Do lado dos alunos, pós-verdade e desinformação têm obscurecido a maneira como os conteúdos e suas relações com o mundo precisam ser considerados. Definimos educação para a justiça social, a partir dos estudos significativos e substanciais da área (FREIRE, 1974/2010; MCDONALD, 2005, 2007, MCDONALD E ZEICHNER, 2009; LEONARD ET AL, 2010; AGARVAL ET AL, 2010; DE OLIVEIRA, 2013). Também aprofundamos concepções que consideramos essenciais para enfrentar os problemas da era pós-digital: (i) atenção ao neoliberalismo e seus impactos na educação para a justiça social (HURSH, 2005; COCHRAN-SMITH ET AL, 2009; SLEETER, 2009 ; MILNER, 2010); (ii) atenção à raça, racismo e uma reivindicação por educação anti-opressora (LADSON-BILLINGS E TATE, 1995; KUMASHIRO, 2000, 2001; BANKS, 2001; RICHERT ET AL, 2009; YOUNG, 2010; SLEETER, 2017). Nossas conclusões são direcionadas à era pós-digital, quando o acesso a dados e às mais recentes tecnologias permanecem limitados àqueles em posições de poder. O professor e os educadores podem se envolver na criação de ambientes que incentivem a exposição a perspectivas que incluam grupos marginalizados e permitam uma maior compreensão de uma variedade de etnias, culturas, origens socioeconômicas e orientações sexuais.This article focuses on education for social justice in a post-digital area. Nowadays, common sentiments of disenchantment and skepticism with technology are expressed by teachers’ choices of using or foregoing advanced technologies in their classrooms, either because they do not have access to them or because they are not properly taught (nor even trained) to use them. On the side of the students, post-truth, misinformation and disinformation have been blurring the way that contents and their relationship with the world should be considered. We define education for social justice, given the significant and substantial studies in the field (FREIRE, 1974/2010; MCDONALD, 2005, 2007, MCDONALD & ZEICHNER, 2009; LEONARD ET AL, 2010; AGARVAL ET AL, 2010; DE OLIVEIRA, 2013). We also deepen conceptions that we consider to be essential for confronting problems of the post-digital era: (i) attention to neoliberalism and its impacts on education for social justice (HURSH, 2005; COCHRAN-SMITH ET AL, 2009; SLEETER, 2009; MILNER, 2010); (ii) attention to race, racism, and a claim for anti-oppressive education (LADSON-BILLINGS & TATE, 1995; KUMASHIRO, 2000, 2001; BANKS, 2001; RICHERT ET AL, 2009; YOUNG, 2010; SLEETER, 2017). Our conclusions are geared towards the post-digital era, when access to data and the latest technology remains limited to those in positions of power. Teacher and teacher educators should strive to create environments which encourage exposure to perspectives that are inclusive of marginalized groups and allow for further understanding of a variety of ethnicities, cultures, socioeconomical backgrounds, and sexual orientations.Este artículo se centra en la educación para la justicia social en el área post-digital. Hoy, los sentimientos comunes de desencanto y escepticismo sobre la tecnología se expresan en las elecciones de los maestros para usar o prescindir del uso de tecnologías avanzadas en sus aulas, ya sea porque no tienen acceso a ellas o porque no se les ha enseñado (ni siquiera capacitado) ) para usarlos. Del lado de los estudiantes, la post-verdad y la desinformación han oscurecido la forma en que se debe considerar el contenido y sus relaciones con el mundo. Definimos la educación para la justicia social, dados los estudios significativos y sustanciales en el campo (FREIRE, 1974/2010; MCDONALD, 2005, 2007, MCDONALD & ZEICHNER, 2009; LEONARD ET AL, 2010; AGARVAL ET AL, 2010; DE OLIVEIRA, 2013 ) También profundizamos conceptos que consideramos esenciales para enfrentar los problemas de la era post-digital: (i) atención al neoliberalismo y sus impactos en la educación para la justicia social (HURSH, 2005; COCHRAN-SMITH ET AL, 2009; SLEETER, 2009; MILNER, 2010); (ii) atención a la raza, el racismo y la demanda de educación contra la opresión (LADSON-BILLINGS AND TATE, 1995; KUMASHIRO, 2000, 2001; BANKS, 2001; RICHERT ET AL, 2009; YOUNG, 2010 ; SLEETER, 2017). Nuestras conclusiones se centran en la era post-digital, cuando el acceso a los datos y la última tecnología sigue siendo limitado para aquellos en posiciones de poder. Los maestros y educadores deben esforzarse por crear entornos que fomenten la exposición a perspectivas que incluyan grupos marginados y permitan una mayor comprensión de una variedad de etnias, culturas, antecedentes socioeconómicos y orientaciones sexuales.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637410.22481/praxisedu.v16i39.6374Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 199-216Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 199-216Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 199-2162178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6374/4700Boa Sorte, PauloVicentini, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6374Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL
EDUCATING FOR SOCIAL JUSTICE IN A POST-DIGITAL ERA
EDUCATING FOR SOCIAL JUSTICE IN A POST-DIGITAL ERA
title EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL
spellingShingle EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL
Boa Sorte, Paulo
Educação
Justiça social
Era pós-digital
Educación
Justicia social
Era post-digital
Education
Social Justice
Post-digital era
title_short EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL
title_full EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL
title_fullStr EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL
title_full_unstemmed EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL
title_sort EDUCANDO PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ERA POST-DIGITAL
author Boa Sorte, Paulo
author_facet Boa Sorte, Paulo
Vicentini, Cristiane
author_role author
author2 Vicentini, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boa Sorte, Paulo
Vicentini, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Justiça social
Era pós-digital
Educación
Justicia social
Era post-digital
Education
Social Justice
Post-digital era
topic Educação
Justiça social
Era pós-digital
Educación
Justicia social
Era post-digital
Education
Social Justice
Post-digital era
description Este artigo discute a educação para a justiça social na era pós-digital. Hoje em dia, sentimentos comuns de desencanto e ceticismo com a tecnologia são expressos pelas escolhas dos professores em usar ou dispensar tecnologias avançadas em suas salas de aula, seja porque não têm acesso a elas ou porque não foram ensinados (nem mesmo treinados) para fazê-lo. Do lado dos alunos, pós-verdade e desinformação têm obscurecido a maneira como os conteúdos e suas relações com o mundo precisam ser considerados. Definimos educação para a justiça social, a partir dos estudos significativos e substanciais da área (FREIRE, 1974/2010; MCDONALD, 2005, 2007, MCDONALD E ZEICHNER, 2009; LEONARD ET AL, 2010; AGARVAL ET AL, 2010; DE OLIVEIRA, 2013). Também aprofundamos concepções que consideramos essenciais para enfrentar os problemas da era pós-digital: (i) atenção ao neoliberalismo e seus impactos na educação para a justiça social (HURSH, 2005; COCHRAN-SMITH ET AL, 2009; SLEETER, 2009 ; MILNER, 2010); (ii) atenção à raça, racismo e uma reivindicação por educação anti-opressora (LADSON-BILLINGS E TATE, 1995; KUMASHIRO, 2000, 2001; BANKS, 2001; RICHERT ET AL, 2009; YOUNG, 2010; SLEETER, 2017). Nossas conclusões são direcionadas à era pós-digital, quando o acesso a dados e às mais recentes tecnologias permanecem limitados àqueles em posições de poder. O professor e os educadores podem se envolver na criação de ambientes que incentivem a exposição a perspectivas que incluam grupos marginalizados e permitam uma maior compreensão de uma variedade de etnias, culturas, origens socioeconômicas e orientações sexuais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6374
10.22481/praxisedu.v16i39.6374
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6374
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i39.6374
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6374/4700
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 199-216
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 199-216
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 199-216
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818890096640