CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rosenilma Branco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto, Hergos Ritor Fróes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6554
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a prática docente de professoras que atuam na Educação do Campo na região Amazônica sob a perspectiva da corporeidade. A pesquisa constituiu-se de estudo bibliográfico e de campo. Sobre a pesquisa de campo, a fala das professoras foi o elemento base da análise, a escuta foi realizada sob o aporte da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). A entrevista foi aplicada para oito professoras que trabalham com ensino fundamental menor em uma escola pública do município de Santarém, localizada no território rural ribeirinho. Das professoras pesquisadas, sete possuem mais de dez anos de experiência docente e apenas uma estava iniciando a carreira como professora. A conclusão do estudo mostrou que evidencia-se em muitos elementos do cotidiano escolar a manifestação da corporeidade na prática docente da maioria das professoras investigadas.
id UESB-7_b86552e8a5f8febb1b473c20503245b0
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6554
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
spelling CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICOCORPOREITY IN FIELD EDUCATION: KNOWLEDGE OF TEACHING PRACTICE IN THE AMAZON CONTEXTCORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICOCorporeidadeEducação do campoPrática docenteCorporeidadEducación ruralPráctica docenteCorporeityRural educationTeaching practiceEste estudo teve como objetivo investigar a prática docente de professoras que atuam na Educação do Campo na região Amazônica sob a perspectiva da corporeidade. A pesquisa constituiu-se de estudo bibliográfico e de campo. Sobre a pesquisa de campo, a fala das professoras foi o elemento base da análise, a escuta foi realizada sob o aporte da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). A entrevista foi aplicada para oito professoras que trabalham com ensino fundamental menor em uma escola pública do município de Santarém, localizada no território rural ribeirinho. Das professoras pesquisadas, sete possuem mais de dez anos de experiência docente e apenas uma estava iniciando a carreira como professora. A conclusão do estudo mostrou que evidencia-se em muitos elementos do cotidiano escolar a manifestação da corporeidade na prática docente da maioria das professoras investigadas.Este estudio tuvo como objetivo investigar la práctica docente de los docentes que trabajan en Educación Rural en la región amazónica desde la perspectiva de la corporeidad. La investigación consistió en un estudio bibliográfico y de campo. Sobre la investigación de campo, el discurso de los docentes fue el elemento base del análisis, la escucha se realizó bajo el apoyo de la Técnica de Elaboración y Análisis de Unidades de Significado, desarrollada por Moreira, Simões y Porto (2005). La entrevista se aplicó a ocho maestros que trabajan con educación primaria menor en una escuela pública en el municipio de Santarém, ubicado en el territorio rural ribereño. De los maestros encuestados, siete tienen más de diez años de experiencia docente y solo uno estaba comenzando su carrera como maestra. La conclusión del estudio mostró que la manifestación de la corporeidad en la práctica docente de la mayoría de los docentes investigados es evidente en muchos elementos de la rutina escolar.This study aimed to investigate the teaching practice of teachers who work in Rural Education in the Amazon region from the perspective of corporeity. The research consisted of a bibliographic and field study. About the field research, the teachers' speech was the base element of the analysis, the listening was performed under the support of the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning, developed by Moreira, Simões and Porto (2005). The interview was applied to eight teachers who work with minor elementary education in a public school in the municipality of Santarém, located in the riverside rural territory. Of the teachers surveyed, seven have more than ten years of teaching experience and only one was starting her career as a teacher. The conclusion of the study showed that the manifestation of corporeity in the teaching practice of most of the investigated teachers is evident in many elements of school routine.  Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/655410.22481/praxisedu.v16i40.6554Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-4562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554/4848Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rosenilma BrancoCouto, Hergos Ritor Fróes de2021-03-22T23:22:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6554Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
CORPOREITY IN FIELD EDUCATION: KNOWLEDGE OF TEACHING PRACTICE IN THE AMAZON CONTEXT
CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO
title CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
spellingShingle CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
Rodrigues, Rosenilma Branco
Corporeidade
Educação do campo
Prática docente
Corporeidad
Educación rural
Práctica docente
Corporeity
Rural education
Teaching practice
Rodrigues, Rosenilma Branco
Corporeidade
Educação do campo
Prática docente
Corporeidad
Educación rural
Práctica docente
Corporeity
Rural education
Teaching practice
title_short CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
title_full CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
title_fullStr CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
title_full_unstemmed CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
title_sort CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
author Rodrigues, Rosenilma Branco
author_facet Rodrigues, Rosenilma Branco
Rodrigues, Rosenilma Branco
Couto, Hergos Ritor Fróes de
Couto, Hergos Ritor Fróes de
author_role author
author2 Couto, Hergos Ritor Fróes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rosenilma Branco
Couto, Hergos Ritor Fróes de
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade
Educação do campo
Prática docente
Corporeidad
Educación rural
Práctica docente
Corporeity
Rural education
Teaching practice
topic Corporeidade
Educação do campo
Prática docente
Corporeidad
Educación rural
Práctica docente
Corporeity
Rural education
Teaching practice
description Este estudo teve como objetivo investigar a prática docente de professoras que atuam na Educação do Campo na região Amazônica sob a perspectiva da corporeidade. A pesquisa constituiu-se de estudo bibliográfico e de campo. Sobre a pesquisa de campo, a fala das professoras foi o elemento base da análise, a escuta foi realizada sob o aporte da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). A entrevista foi aplicada para oito professoras que trabalham com ensino fundamental menor em uma escola pública do município de Santarém, localizada no território rural ribeirinho. Das professoras pesquisadas, sete possuem mais de dez anos de experiência docente e apenas uma estava iniciando a carreira como professora. A conclusão do estudo mostrou que evidencia-se em muitos elementos do cotidiano escolar a manifestação da corporeidade na prática docente da maioria das professoras investigadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554
10.22481/praxisedu.v16i40.6554
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i40.6554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554/4848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1822180385595850752
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i40.6554