CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxisedu.v16i40.6554 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar a prática docente de professoras que atuam na Educação do Campo na região Amazônica sob a perspectiva da corporeidade. A pesquisa constituiu-se de estudo bibliográfico e de campo. Sobre a pesquisa de campo, a fala das professoras foi o elemento base da análise, a escuta foi realizada sob o aporte da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). A entrevista foi aplicada para oito professoras que trabalham com ensino fundamental menor em uma escola pública do município de Santarém, localizada no território rural ribeirinho. Das professoras pesquisadas, sete possuem mais de dez anos de experiência docente e apenas uma estava iniciando a carreira como professora. A conclusão do estudo mostrou que evidencia-se em muitos elementos do cotidiano escolar a manifestação da corporeidade na prática docente da maioria das professoras investigadas. |
id |
UESB-7_b86552e8a5f8febb1b473c20503245b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6554 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
spelling |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICOCORPOREITY IN FIELD EDUCATION: KNOWLEDGE OF TEACHING PRACTICE IN THE AMAZON CONTEXTCORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICOCorporeidadeEducação do campoPrática docenteCorporeidadEducación ruralPráctica docenteCorporeityRural educationTeaching practiceEste estudo teve como objetivo investigar a prática docente de professoras que atuam na Educação do Campo na região Amazônica sob a perspectiva da corporeidade. A pesquisa constituiu-se de estudo bibliográfico e de campo. Sobre a pesquisa de campo, a fala das professoras foi o elemento base da análise, a escuta foi realizada sob o aporte da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). A entrevista foi aplicada para oito professoras que trabalham com ensino fundamental menor em uma escola pública do município de Santarém, localizada no território rural ribeirinho. Das professoras pesquisadas, sete possuem mais de dez anos de experiência docente e apenas uma estava iniciando a carreira como professora. A conclusão do estudo mostrou que evidencia-se em muitos elementos do cotidiano escolar a manifestação da corporeidade na prática docente da maioria das professoras investigadas.Este estudio tuvo como objetivo investigar la práctica docente de los docentes que trabajan en Educación Rural en la región amazónica desde la perspectiva de la corporeidad. La investigación consistió en un estudio bibliográfico y de campo. Sobre la investigación de campo, el discurso de los docentes fue el elemento base del análisis, la escucha se realizó bajo el apoyo de la Técnica de Elaboración y Análisis de Unidades de Significado, desarrollada por Moreira, Simões y Porto (2005). La entrevista se aplicó a ocho maestros que trabajan con educación primaria menor en una escuela pública en el municipio de Santarém, ubicado en el territorio rural ribereño. De los maestros encuestados, siete tienen más de diez años de experiencia docente y solo uno estaba comenzando su carrera como maestra. La conclusión del estudio mostró que la manifestación de la corporeidad en la práctica docente de la mayoría de los docentes investigados es evidente en muchos elementos de la rutina escolar.This study aimed to investigate the teaching practice of teachers who work in Rural Education in the Amazon region from the perspective of corporeity. The research consisted of a bibliographic and field study. About the field research, the teachers' speech was the base element of the analysis, the listening was performed under the support of the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning, developed by Moreira, Simões and Porto (2005). The interview was applied to eight teachers who work with minor elementary education in a public school in the municipality of Santarém, located in the riverside rural territory. Of the teachers surveyed, seven have more than ten years of teaching experience and only one was starting her career as a teacher. The conclusion of the study showed that the manifestation of corporeity in the teaching practice of most of the investigated teachers is evident in many elements of school routine. Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/655410.22481/praxisedu.v16i40.6554Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-4562178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554/4848Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rosenilma BrancoCouto, Hergos Ritor Fróes de2021-03-22T23:22:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6554Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:11Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO CORPOREITY IN FIELD EDUCATION: KNOWLEDGE OF TEACHING PRACTICE IN THE AMAZON CONTEXT CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
title |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO |
spellingShingle |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO Rodrigues, Rosenilma Branco Corporeidade Educação do campo Prática docente Corporeidad Educación rural Práctica docente Corporeity Rural education Teaching practice Rodrigues, Rosenilma Branco Corporeidade Educação do campo Prática docente Corporeidad Educación rural Práctica docente Corporeity Rural education Teaching practice |
title_short |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO |
title_full |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO |
title_fullStr |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO |
title_full_unstemmed |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO |
title_sort |
CORPOREIDAD EN LA EDUCACIÓN DEL CAMPO: CONOCIMIENTO DE LA PRÁCTICA DOCENTE EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO |
author |
Rodrigues, Rosenilma Branco |
author_facet |
Rodrigues, Rosenilma Branco Rodrigues, Rosenilma Branco Couto, Hergos Ritor Fróes de Couto, Hergos Ritor Fróes de |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Hergos Ritor Fróes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rosenilma Branco Couto, Hergos Ritor Fróes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corporeidade Educação do campo Prática docente Corporeidad Educación rural Práctica docente Corporeity Rural education Teaching practice |
topic |
Corporeidade Educação do campo Prática docente Corporeidad Educación rural Práctica docente Corporeity Rural education Teaching practice |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar a prática docente de professoras que atuam na Educação do Campo na região Amazônica sob a perspectiva da corporeidade. A pesquisa constituiu-se de estudo bibliográfico e de campo. Sobre a pesquisa de campo, a fala das professoras foi o elemento base da análise, a escuta foi realizada sob o aporte da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). A entrevista foi aplicada para oito professoras que trabalham com ensino fundamental menor em uma escola pública do município de Santarém, localizada no território rural ribeirinho. Das professoras pesquisadas, sete possuem mais de dez anos de experiência docente e apenas uma estava iniciando a carreira como professora. A conclusão do estudo mostrou que evidencia-se em muitos elementos do cotidiano escolar a manifestação da corporeidade na prática docente da maioria das professoras investigadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554 10.22481/praxisedu.v16i40.6554 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i40.6554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6554/4848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 436-456 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822180385595850752 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i40.6554 |