CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamperetti, Maristani Polidori
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Fabiana Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4116
Resumo: O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento, advinda dos questionamentos acerca da docência e das vivências profissionais e pessoais dos professores de Artes Visuais, em relação às visualidades contemporâneas. Os meios de comunicação de massa e o universo visual invadem nossas vivências cotidianas, influenciando-nos e definindo/desconstruindo identidades, num processo de transitoriedade e fluidez. Conforme aponta Martins (2005), a cultura visual é um campo novo de investigação proveniente dos Estudos Culturais que tem foco no visual e na experiência cotidiana, e abrange “[...] espaços e maneiras como a cultura se torna visível e o visível se torna cultura. Corpus de conhecimento emergente […]”. Este recorte visa discutir as produções científicas que entrelaçam as temáticas da cultura visual e da formação docente em Artes Visuais. A partir do levantamento documental em bases de busca com as palavras-chave: Cultura Visual, Ensino de Artes Visuais e Formação de Professores buscou-se conhecer as produções científicas da área e os entendimentos acerca da cultura visual no ensino e formação de professores. O trabalho é de cunho quali-quantitativo, buscando compreender a relevância e a quantidade de produções divulgadas. O método utilizado conta com a coleta de dados, efetuado em plataforma virtual, em meios de divulgação científica das universidades e redes acadêmicas.
id UESB-7_bd65d99556fccf517c1524597e439637
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4116
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento, advinda dos questionamentos acerca da docência e das vivências profissionais e pessoais dos professores de Artes Visuais, em relação às visualidades contemporâneas. Os meios de comunicação de massa e o universo visual invadem nossas vivências cotidianas, influenciando-nos e definindo/desconstruindo identidades, num processo de transitoriedade e fluidez. Conforme aponta Martins (2005), a cultura visual é um campo novo de investigação proveniente dos Estudos Culturais que tem foco no visual e na experiência cotidiana, e abrange “[...] espaços e maneiras como a cultura se torna visível e o visível se torna cultura. Corpus de conhecimento emergente […]”. Este recorte visa discutir as produções científicas que entrelaçam as temáticas da cultura visual e da formação docente em Artes Visuais. A partir do levantamento documental em bases de busca com as palavras-chave: Cultura Visual, Ensino de Artes Visuais e Formação de Professores buscou-se conhecer as produções científicas da área e os entendimentos acerca da cultura visual no ensino e formação de professores. O trabalho é de cunho quali-quantitativo, buscando compreender a relevância e a quantidade de produções divulgadas. O método utilizado conta com a coleta de dados, efetuado em plataforma virtual, em meios de divulgação científica das universidades e redes acadêmicas.Edições UESB2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/411610.22481/praxis.v14i29.4116Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 350-365Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 350-365Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 350-3652178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4116/3368Zamperetti, Maristani PolidoriSouza, Fabiana Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4116Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
title CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
spellingShingle CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Zamperetti, Maristani Polidori
title_short CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
title_full CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
title_fullStr CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
title_full_unstemmed CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
title_sort CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
author Zamperetti, Maristani Polidori
author_facet Zamperetti, Maristani Polidori
Souza, Fabiana Lopes de
author_role author
author2 Souza, Fabiana Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamperetti, Maristani Polidori
Souza, Fabiana Lopes de
description O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento, advinda dos questionamentos acerca da docência e das vivências profissionais e pessoais dos professores de Artes Visuais, em relação às visualidades contemporâneas. Os meios de comunicação de massa e o universo visual invadem nossas vivências cotidianas, influenciando-nos e definindo/desconstruindo identidades, num processo de transitoriedade e fluidez. Conforme aponta Martins (2005), a cultura visual é um campo novo de investigação proveniente dos Estudos Culturais que tem foco no visual e na experiência cotidiana, e abrange “[...] espaços e maneiras como a cultura se torna visível e o visível se torna cultura. Corpus de conhecimento emergente […]”. Este recorte visa discutir as produções científicas que entrelaçam as temáticas da cultura visual e da formação docente em Artes Visuais. A partir do levantamento documental em bases de busca com as palavras-chave: Cultura Visual, Ensino de Artes Visuais e Formação de Professores buscou-se conhecer as produções científicas da área e os entendimentos acerca da cultura visual no ensino e formação de professores. O trabalho é de cunho quali-quantitativo, buscando compreender a relevância e a quantidade de produções divulgadas. O método utilizado conta com a coleta de dados, efetuado em plataforma virtual, em meios de divulgação científica das universidades e redes acadêmicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4116
10.22481/praxis.v14i29.4116
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4116
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i29.4116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4116/3368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 350-365
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 350-365
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 29 (2018): JUL/SET. DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação de Jovens e Adultos: Formação e Prática Pedagógica em Diferentes Contextos.; 350-365
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816950231040