Para além dos muros escolares: missão protestante, extensão agrícola e o imaginário da EAL (1908-1936)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/961 |
Resumo: | Este artigo discute as atividades de extensão da Escola Agrícola de Lavras (EAL) no período entre 1908, quando foi fundada, a 1936, quando nela consolidou-se o ensino superior de Agronomia. Os objetivos deste estudo são: (a) compreender as estratégias de penetração na sociedade por parte da instituição pesquisada, pretendendo a sua aceitação como propulsora do progresso; (b) interpretar as motivações e providências para a efetivação do projeto; (c) analisar a relação entre a origem norte-americana dos empreendedores e os aspectos daquele contexto que os levaram a acreditar na importância de tais ações para a realização dos seus ideais; e (d) verificar como teorias e políticas referentes à modernização da agricultura no Brasil influenciaram as atividades de extensão empreendidas pela EAL. Foram utilizadas fontes do Arquivo Público Mineiro, do Museu Bi-Moreira da Universidade Federal de Lavras e do Pró-memória Gammon, do Instituto Presbiteriano Gammon, em Lavras (MG). |
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Para além dos muros escolares: missão protestante, extensão agrícola e o imaginário da EAL (1908-1936)Ensino agrícolaExtensão agrícolaMissão protestanteEste artigo discute as atividades de extensão da Escola Agrícola de Lavras (EAL) no período entre 1908, quando foi fundada, a 1936, quando nela consolidou-se o ensino superior de Agronomia. Os objetivos deste estudo são: (a) compreender as estratégias de penetração na sociedade por parte da instituição pesquisada, pretendendo a sua aceitação como propulsora do progresso; (b) interpretar as motivações e providências para a efetivação do projeto; (c) analisar a relação entre a origem norte-americana dos empreendedores e os aspectos daquele contexto que os levaram a acreditar na importância de tais ações para a realização dos seus ideais; e (d) verificar como teorias e políticas referentes à modernização da agricultura no Brasil influenciaram as atividades de extensão empreendidas pela EAL. Foram utilizadas fontes do Arquivo Público Mineiro, do Museu Bi-Moreira da Universidade Federal de Lavras e do Pró-memória Gammon, do Instituto Presbiteriano Gammon, em Lavras (MG).Edições UESB2017-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/96110.22481/praxis.v13i25.961Práxis Educacional; v. 13 n. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 214-234Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 214-234Práxis Educacional; Vol. 13 No. 25 (2017): Pesquisa em Educação: abordagens metodológicas; 214-2342178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/961/820Gonçalves Meira, José Normandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:07:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/961Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:07:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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