As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735 |
Resumo: | Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre as tendências pedagógicas e comunicacionais e debate sobre as tendências dos aspectos pedagógicos e comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo,assim não tem como foco apresentar respostas ou soluções teóricas e práticas, mas de anunciar/denunciar algumas marcas do tema no contexto atual. Começa por uma análise do contexto da educação online, apresentando as tendências de credenciamento de cursos online, de modelos pedagógicos dos cursos advindos dessa modalidade, assim como objetiva algumas tendências pedagógico/comunicacionais da docência online nesse contexto. Conclui que, apesar dos entornos progressistas da modalidade de ensino e aprendizagema distância, os cursos online apresentam alguns entraves que são visíveis no processo de desenvolvimento, dentre eles: a) a evasão dos alunos é algo que precisa de considerável atenção, pois os motivos são de diversas origens, comoproblemas financeiros, sobrecarga de atividades cotidianas, reconhecimento de que o curso apresenta demanda de atividades consideradas para aluno como superior ao esperado, dificuldade de familiaridade com o sistema tecnológico e a não compreensão do professor de que a atitude docente na modalidade adistância exige maior contato; b) falta de cumprimento dos prazos de realizaçãode atividades propostas para o aluno por um mau entendimento de que o fato de ser a distância é flexível no sentido de não ter prazo definido, dessemodo é vista de forma incorreta, como se não houvesse qualquer prazo; c) dificuldades financeiras, muitas vezes os alunos apresentam problemas inusitados que demandam um investimento também inusitado, prejudicando assim apermanência deles no curso; d) distorções pedagógicas, muitas experiências acreditam/refletem uma proposta de docência online ainda pautada nos moldes da educação bancária.Palavras–chave: Docência online. Tendências pedagógico/comunicacionais. Educação online. |
id |
UESB-7_c5bd1e61f1de12c1f76e376ac127568c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/735 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneoDocência onlineTendências pedagógico/comunicacionaisEducação onlineEste texto apresenta resultados de pesquisa sobre as tendências pedagógicas e comunicacionais e debate sobre as tendências dos aspectos pedagógicos e comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo,assim não tem como foco apresentar respostas ou soluções teóricas e práticas, mas de anunciar/denunciar algumas marcas do tema no contexto atual. Começa por uma análise do contexto da educação online, apresentando as tendências de credenciamento de cursos online, de modelos pedagógicos dos cursos advindos dessa modalidade, assim como objetiva algumas tendências pedagógico/comunicacionais da docência online nesse contexto. Conclui que, apesar dos entornos progressistas da modalidade de ensino e aprendizagema distância, os cursos online apresentam alguns entraves que são visíveis no processo de desenvolvimento, dentre eles: a) a evasão dos alunos é algo que precisa de considerável atenção, pois os motivos são de diversas origens, comoproblemas financeiros, sobrecarga de atividades cotidianas, reconhecimento de que o curso apresenta demanda de atividades consideradas para aluno como superior ao esperado, dificuldade de familiaridade com o sistema tecnológico e a não compreensão do professor de que a atitude docente na modalidade adistância exige maior contato; b) falta de cumprimento dos prazos de realizaçãode atividades propostas para o aluno por um mau entendimento de que o fato de ser a distância é flexível no sentido de não ter prazo definido, dessemodo é vista de forma incorreta, como se não houvesse qualquer prazo; c) dificuldades financeiras, muitas vezes os alunos apresentam problemas inusitados que demandam um investimento também inusitado, prejudicando assim apermanência deles no curso; d) distorções pedagógicas, muitas experiências acreditam/refletem uma proposta de docência online ainda pautada nos moldes da educação bancária.Palavras–chave: Docência online. Tendências pedagógico/comunicacionais. Educação online.Edições UESB2012-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-1752178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735/619Alves Ferreira, Maria da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/735Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo |
title |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo |
spellingShingle |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo Alves Ferreira, Maria da Conceição Docência online Tendências pedagógico/comunicacionais Educação online |
title_short |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo |
title_full |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo |
title_fullStr |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo |
title_full_unstemmed |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo |
title_sort |
As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo |
author |
Alves Ferreira, Maria da Conceição |
author_facet |
Alves Ferreira, Maria da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Ferreira, Maria da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência online Tendências pedagógico/comunicacionais Educação online |
topic |
Docência online Tendências pedagógico/comunicacionais Educação online |
description |
Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre as tendências pedagógicas e comunicacionais e debate sobre as tendências dos aspectos pedagógicos e comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo,assim não tem como foco apresentar respostas ou soluções teóricas e práticas, mas de anunciar/denunciar algumas marcas do tema no contexto atual. Começa por uma análise do contexto da educação online, apresentando as tendências de credenciamento de cursos online, de modelos pedagógicos dos cursos advindos dessa modalidade, assim como objetiva algumas tendências pedagógico/comunicacionais da docência online nesse contexto. Conclui que, apesar dos entornos progressistas da modalidade de ensino e aprendizagema distância, os cursos online apresentam alguns entraves que são visíveis no processo de desenvolvimento, dentre eles: a) a evasão dos alunos é algo que precisa de considerável atenção, pois os motivos são de diversas origens, comoproblemas financeiros, sobrecarga de atividades cotidianas, reconhecimento de que o curso apresenta demanda de atividades consideradas para aluno como superior ao esperado, dificuldade de familiaridade com o sistema tecnológico e a não compreensão do professor de que a atitude docente na modalidade adistância exige maior contato; b) falta de cumprimento dos prazos de realizaçãode atividades propostas para o aluno por um mau entendimento de que o fato de ser a distância é flexível no sentido de não ter prazo definido, dessemodo é vista de forma incorreta, como se não houvesse qualquer prazo; c) dificuldades financeiras, muitas vezes os alunos apresentam problemas inusitados que demandam um investimento também inusitado, prejudicando assim apermanência deles no curso; d) distorções pedagógicas, muitas experiências acreditam/refletem uma proposta de docência online ainda pautada nos moldes da educação bancária.Palavras–chave: Docência online. Tendências pedagógico/comunicacionais. Educação online. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735/619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815538847744 |