As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Ferreira, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735
Resumo: Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre as tendências pedagógicas e comunicacionais e debate sobre as tendências dos aspectos pedagógicos e comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo,assim não tem como foco apresentar respostas ou soluções teóricas e práticas, mas de anunciar/denunciar algumas marcas do tema no contexto atual. Começa por uma análise do contexto da educação online, apresentando as tendências de credenciamento de cursos online, de modelos pedagógicos dos cursos advindos dessa modalidade, assim como objetiva algumas tendências pedagógico/comunicacionais da docência online nesse contexto. Conclui que, apesar dos entornos progressistas da modalidade de ensino e aprendizagema distância, os cursos online apresentam alguns entraves que são visíveis no processo de desenvolvimento, dentre eles: a) a evasão dos alunos é algo que precisa de considerável atenção, pois os motivos são de diversas origens, comoproblemas financeiros, sobrecarga de atividades cotidianas, reconhecimento de que o curso apresenta demanda de atividades consideradas para aluno como superior ao esperado, dificuldade de familiaridade com o sistema tecnológico e a não compreensão do professor de que a atitude docente na modalidade adistância exige maior contato; b) falta de cumprimento dos prazos de realizaçãode atividades propostas para o aluno por um mau entendimento de que o fato de ser a distância é flexível no sentido de não ter prazo definido, dessemodo é vista de forma incorreta, como se não houvesse qualquer prazo; c) dificuldades financeiras, muitas vezes os alunos apresentam problemas inusitados que demandam um investimento também inusitado, prejudicando assim apermanência deles no curso; d) distorções pedagógicas, muitas experiências acreditam/refletem uma proposta de docência online ainda pautada nos moldes da educação bancária.Palavras–chave: Docência online. Tendências pedagógico/comunicacionais. Educação online.
id UESB-7_c5bd1e61f1de12c1f76e376ac127568c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/735
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneoDocência onlineTendências pedagógico/comunicacionaisEducação onlineEste texto apresenta resultados de pesquisa sobre as tendências pedagógicas e comunicacionais e debate sobre as tendências dos aspectos pedagógicos e comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo,assim não tem como foco apresentar respostas ou soluções teóricas e práticas, mas de anunciar/denunciar algumas marcas do tema no contexto atual. Começa por uma análise do contexto da educação online, apresentando as tendências de credenciamento de cursos online, de modelos pedagógicos dos cursos advindos dessa modalidade, assim como objetiva algumas tendências pedagógico/comunicacionais da docência online nesse contexto. Conclui que, apesar dos entornos progressistas da modalidade de ensino e aprendizagema distância, os cursos online apresentam alguns entraves que são visíveis no processo de desenvolvimento, dentre eles: a) a evasão dos alunos é algo que precisa de considerável atenção, pois os motivos são de diversas origens, comoproblemas financeiros, sobrecarga de atividades cotidianas, reconhecimento de que o curso apresenta demanda de atividades consideradas para aluno como superior ao esperado, dificuldade de familiaridade com o sistema tecnológico e a não compreensão do professor de que a atitude docente na modalidade adistância exige maior contato; b) falta de cumprimento dos prazos de realizaçãode atividades propostas para o aluno por um mau entendimento de que o fato de ser a distância é flexível no sentido de não ter prazo definido, dessemodo é vista de forma incorreta, como se não houvesse qualquer prazo; c) dificuldades financeiras, muitas vezes os alunos apresentam problemas inusitados que demandam um investimento também inusitado, prejudicando assim apermanência deles no curso; d) distorções pedagógicas, muitas experiências acreditam/refletem uma proposta de docência online ainda pautada nos moldes da educação bancária.Palavras–chave: Docência online. Tendências pedagógico/comunicacionais. Educação online.Edições UESB2012-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-1752178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735/619Alves Ferreira, Maria da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/735Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
title As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
spellingShingle As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
Alves Ferreira, Maria da Conceição
Docência online
Tendências pedagógico/comunicacionais
Educação online
title_short As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
title_full As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
title_fullStr As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
title_full_unstemmed As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
title_sort As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
author Alves Ferreira, Maria da Conceição
author_facet Alves Ferreira, Maria da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Ferreira, Maria da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Docência online
Tendências pedagógico/comunicacionais
Educação online
topic Docência online
Tendências pedagógico/comunicacionais
Educação online
description Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre as tendências pedagógicas e comunicacionais e debate sobre as tendências dos aspectos pedagógicos e comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo,assim não tem como foco apresentar respostas ou soluções teóricas e práticas, mas de anunciar/denunciar algumas marcas do tema no contexto atual. Começa por uma análise do contexto da educação online, apresentando as tendências de credenciamento de cursos online, de modelos pedagógicos dos cursos advindos dessa modalidade, assim como objetiva algumas tendências pedagógico/comunicacionais da docência online nesse contexto. Conclui que, apesar dos entornos progressistas da modalidade de ensino e aprendizagema distância, os cursos online apresentam alguns entraves que são visíveis no processo de desenvolvimento, dentre eles: a) a evasão dos alunos é algo que precisa de considerável atenção, pois os motivos são de diversas origens, comoproblemas financeiros, sobrecarga de atividades cotidianas, reconhecimento de que o curso apresenta demanda de atividades consideradas para aluno como superior ao esperado, dificuldade de familiaridade com o sistema tecnológico e a não compreensão do professor de que a atitude docente na modalidade adistância exige maior contato; b) falta de cumprimento dos prazos de realizaçãode atividades propostas para o aluno por um mau entendimento de que o fato de ser a distância é flexível no sentido de não ter prazo definido, dessemodo é vista de forma incorreta, como se não houvesse qualquer prazo; c) dificuldades financeiras, muitas vezes os alunos apresentam problemas inusitados que demandam um investimento também inusitado, prejudicando assim apermanência deles no curso; d) distorções pedagógicas, muitas experiências acreditam/refletem uma proposta de docência online ainda pautada nos moldes da educação bancária.Palavras–chave: Docência online. Tendências pedagógico/comunicacionais. Educação online.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/735/619
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175
Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175
Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 161-175
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815538847744