DOCÊNCIA ONLINE: FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARO, ROSANA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BAXTO, WELINTON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34748
Resumo: A presente pesquisa é um estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa tem como objeto de estudo a Docência Online. Buscou-se como recorte identificar a concepção de docência online, a partir das competências necessárias para atuar na educação online problematizada na questão orientadora “Que concepção de docente online se constituiu na Universidade de Brasília a partir da regulamentação da modalidade a distância pelo Decreto no 5.622/2005?”. Os dados da pesquisa foram coletados junto aos professores atuantes nos cursos de graduação a distância da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Para a recolha dos dados foi aplicado a técnica de questionário junto a 143 professores respondentes, posteriormente, tratados e analisados qualitativa. As análises dos dados apontaram que a concepção de docência online dos professores é governada pelos aspectos pedagógicos e metodológicos, sendo os aspectos tecnológicos, de tutoria e de gestão os aspectos mais frágeis na compreensão dos professores. Conclui-se que os processos de formação ou mesmo a experiência acumulada com a prática na docência online, de algum modo, tem contribuído para a compreensão do papel do professor acerca da docência online.
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