Políticas públicas para educação profissional na década de 1990: o papel do estado e da sociedade civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza de Moraes, Laurinda Ines
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte Pillotto, Silvia Sell, Tamanini, Elizabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/896
Resumo: O presente artigo se originou de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, concentrada na linha de pesquisa - Políticas e Práticas Educativas, cujo objetivo principal foi caracterizar os processos históricos do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus Jaraguá do Sul  e seus impactos na implementação das políticas públicas voltadas para a Educação Profissional. Para tanto, foram estudados documentos institucionais, leis, decretos e portarias, relacionados à Educação Profissional na década de 1990. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, com nove educadores do Campus Jaraguá do Sul - IFSC. No que se refere à análise dos documentos, optou-se pela metodologia ”documento contra documento”, de Shiroma, Garcia e Campos (2011) e para a análise das entrevistas, buscou-se subsídios teóricos na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Após as análises, observou-se que as prioridades das políticas públicas, na década de 1990, estavam centradas numa política de conduta neoliberal, que defendia a redução do tamanho do Estado e a Reforma da Educação Profissional. Os resultados revelam que foram notórias as dificuldades com as incertezas na continuidade das atividades do Campus Jaraguá do Sul do IFSC, com a ausência do Estado no que diz respeito às atividades básicas em relação à constituição e manutenção da instituição.
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