TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, Célia Cristina Pereira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7260
Resumo: O artigo analisa a produção científica sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) publicada em cinco repositórios brasileiros no período de 1978 a 2017. Desde meados dos anos 2000, no bojo das reformas educacionais empreendidas no Brasil, percebe-se a ampliação do número de CSTs. Paralelamente, percebe-se também o aumentado da produção científica sobre a origem e o desenvolvimento desse grau acadêmico. O objetivo do artigo é explicitar as principais tendências da produção científica acerca dos CSTs no Brasil. Foram levantadas 666 produções científicas que mencionam os CSTs, mas dentre estas havia somente 476 produções cujo objeto de análise são os CSTs. A partir de uma análise destas produções, verificou-se que a maior parte delas é produzida na Região Sudeste e Sul do país, por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e podem ser classificadas em 3 categorias de abordagem: 1) Aspectos Pedagógicos dos CSTs; 2) Política e Regulação dos CSTs; e 3) Aspectos Profissionais da implantação e desenvolvimento dos CSTs. Estudos que tratam dos aspectos pedagógicos dos CSTs são os mais numerosos. Percebeu-se que a literatura analisada expressa duas concepções distintas e antagônicas de formação humana: a concepção interessada de formar o trabalhador para atender as demandas do mercado e a concepção de formar o trabalhador numa perspectiva unitária e omnilateral.
id UESB-7_caa84fa75d340172b4d216ae21ecf3c3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7260
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZILTENDENCIAS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA ACERCA DE LOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGÍA EN BRASILTENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASILCurso Superior de TecnologiaEducação TecnológicaProdução CientíficaCurso Superior de TecnologíaEducación TecnológicaProducción científicaTechnology Higher CoursesTechnological EducationScientific Production O artigo analisa a produção científica sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) publicada em cinco repositórios brasileiros no período de 1978 a 2017. Desde meados dos anos 2000, no bojo das reformas educacionais empreendidas no Brasil, percebe-se a ampliação do número de CSTs. Paralelamente, percebe-se também o aumentado da produção científica sobre a origem e o desenvolvimento desse grau acadêmico. O objetivo do artigo é explicitar as principais tendências da produção científica acerca dos CSTs no Brasil. Foram levantadas 666 produções científicas que mencionam os CSTs, mas dentre estas havia somente 476 produções cujo objeto de análise são os CSTs. A partir de uma análise destas produções, verificou-se que a maior parte delas é produzida na Região Sudeste e Sul do país, por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e podem ser classificadas em 3 categorias de abordagem: 1) Aspectos Pedagógicos dos CSTs; 2) Política e Regulação dos CSTs; e 3) Aspectos Profissionais da implantação e desenvolvimento dos CSTs. Estudos que tratam dos aspectos pedagógicos dos CSTs são os mais numerosos. Percebeu-se que a literatura analisada expressa duas concepções distintas e antagônicas de formação humana: a concepção interessada de formar o trabalhador para atender as demandas do mercado e a concepção de formar o trabalhador numa perspectiva unitária e omnilateral. The article analyzes the scientific production on the Technology Higher Courses (THCs) published in five Brazilian repositories from 1978 to 2017. Since the mid-2000s, in the midst of educational reforms undertaken in Brazil, there has been an increase in the number of THCs. At the same time, also it realizes increased the scientific literature on the origin and development of this academic degree. The purpose of the article is to explain the main trends in scientific production about THCs in Brazil. 666 scientific works have been found that mention the THCs, but among these there were only 476 works whose object of analysis are the THCs. From the analysis of these works, it was found that most of them are produced in the Southeast and South of the country, by researchers linked to public institutions of higher education and can be classified into 3 categories of approach: 1) pedagogical aspects of THCs; 2) THCs policy and regulation; and 3) Professional aspects of the implementation and development of THCs. Studies dealing with the pedagogical aspects of THCs are the most numerous. It was noticed that the analyzed literature expresses two distinct and antagonistic conceptions of human formation: the conception interested in training the worker to meet market demands and the conception of training the worker in a unitary and omnilateral perspective. El artículo analiza la producción científica en los Cursos Tecnológicos Superiores (CSTs) publicados en cinco repositorios brasileños de 1978 a 2017. Desde mediados de la década de 2000, en medio de las reformas educativas emprendidas en Brasil, ha habido un aumento en el número de CSTs. Al mismo tiempo, también se da cuenta de una mayor literatura científica sobre el origen y desarrollo de este grado académico. El propósito del artículo es explicar las principales tendencias en la producción científica sobre los CSTs en Brasil. Se han encontrado 666 trabajos científicos que mencionan los CSTs, pero entre estos solo había 476 trabajos cuyo objeto de análisis son los CSTs. A partir del análisis de estos trabajos, se descubrió que la mayoría de ellos son producidos en el Sureste y Sur del país, por investigadores vinculados a instituciones públicas de educación superior y pueden clasificarse en 3 categorías de enfoque: 1) aspectos pedagógicos de los CSTs; 2) política y regulación de los CSTs; y 3) aspectos profesionales de la implementación y desarrollo de CSTs. Los estudios que abordan los aspectos pedagógicos de los CSTs son los más numerosos. Se observó que la literatura analizada expresa dos concepciones distintas y antagónicas de la formación humana: la concepción interesada en capacitar al trabajador para satisfacer las demandas del mercado y la concepción de capacitar al trabajador en una perspectiva unitaria y omnilateral. Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/726010.22481/praxisedu.v16i41.7260Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 184-207Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 184-207Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 184-2072178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7260/5092http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José dos SantosVeiga, Célia Cristina Pereira da Silva2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7260Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
TENDENCIAS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA ACERCA DE LOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGÍA EN BRASIL
TENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL
title TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
spellingShingle TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
Souza, José dos Santos
Curso Superior de Tecnologia
Educação Tecnológica
Produção Científica
Curso Superior de Tecnología
Educación Tecnológica
Producción científica
Technology Higher Courses
Technological Education
Scientific Production
title_short TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
title_full TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
title_fullStr TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
title_full_unstemmed TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
title_sort TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
author Souza, José dos Santos
author_facet Souza, José dos Santos
Veiga, Célia Cristina Pereira da Silva
author_role author
author2 Veiga, Célia Cristina Pereira da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José dos Santos
Veiga, Célia Cristina Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Curso Superior de Tecnologia
Educação Tecnológica
Produção Científica
Curso Superior de Tecnología
Educación Tecnológica
Producción científica
Technology Higher Courses
Technological Education
Scientific Production
topic Curso Superior de Tecnologia
Educação Tecnológica
Produção Científica
Curso Superior de Tecnología
Educación Tecnológica
Producción científica
Technology Higher Courses
Technological Education
Scientific Production
description O artigo analisa a produção científica sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) publicada em cinco repositórios brasileiros no período de 1978 a 2017. Desde meados dos anos 2000, no bojo das reformas educacionais empreendidas no Brasil, percebe-se a ampliação do número de CSTs. Paralelamente, percebe-se também o aumentado da produção científica sobre a origem e o desenvolvimento desse grau acadêmico. O objetivo do artigo é explicitar as principais tendências da produção científica acerca dos CSTs no Brasil. Foram levantadas 666 produções científicas que mencionam os CSTs, mas dentre estas havia somente 476 produções cujo objeto de análise são os CSTs. A partir de uma análise destas produções, verificou-se que a maior parte delas é produzida na Região Sudeste e Sul do país, por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e podem ser classificadas em 3 categorias de abordagem: 1) Aspectos Pedagógicos dos CSTs; 2) Política e Regulação dos CSTs; e 3) Aspectos Profissionais da implantação e desenvolvimento dos CSTs. Estudos que tratam dos aspectos pedagógicos dos CSTs são os mais numerosos. Percebeu-se que a literatura analisada expressa duas concepções distintas e antagônicas de formação humana: a concepção interessada de formar o trabalhador para atender as demandas do mercado e a concepção de formar o trabalhador numa perspectiva unitária e omnilateral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7260
10.22481/praxisedu.v16i41.7260
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7260
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.7260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7260/5092
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 184-207
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 184-207
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 184-207
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068819769851904