TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7260 |
Resumo: | O artigo analisa a produção científica sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) publicada em cinco repositórios brasileiros no período de 1978 a 2017. Desde meados dos anos 2000, no bojo das reformas educacionais empreendidas no Brasil, percebe-se a ampliação do número de CSTs. Paralelamente, percebe-se também o aumentado da produção científica sobre a origem e o desenvolvimento desse grau acadêmico. O objetivo do artigo é explicitar as principais tendências da produção científica acerca dos CSTs no Brasil. Foram levantadas 666 produções científicas que mencionam os CSTs, mas dentre estas havia somente 476 produções cujo objeto de análise são os CSTs. A partir de uma análise destas produções, verificou-se que a maior parte delas é produzida na Região Sudeste e Sul do país, por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e podem ser classificadas em 3 categorias de abordagem: 1) Aspectos Pedagógicos dos CSTs; 2) Política e Regulação dos CSTs; e 3) Aspectos Profissionais da implantação e desenvolvimento dos CSTs. Estudos que tratam dos aspectos pedagógicos dos CSTs são os mais numerosos. Percebeu-se que a literatura analisada expressa duas concepções distintas e antagônicas de formação humana: a concepção interessada de formar o trabalhador para atender as demandas do mercado e a concepção de formar o trabalhador numa perspectiva unitária e omnilateral. |
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TRENDS OF SCIENCE PRODUCTION ABOUT TECHNOLOGY HIGHER COURSES IN BRAZILTENDENCIAS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA ACERCA DE LOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGÍA EN BRASILTENDÊNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASILCurso Superior de TecnologiaEducação TecnológicaProdução CientíficaCurso Superior de TecnologíaEducación TecnológicaProducción científicaTechnology Higher CoursesTechnological EducationScientific Production O artigo analisa a produção científica sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) publicada em cinco repositórios brasileiros no período de 1978 a 2017. Desde meados dos anos 2000, no bojo das reformas educacionais empreendidas no Brasil, percebe-se a ampliação do número de CSTs. Paralelamente, percebe-se também o aumentado da produção científica sobre a origem e o desenvolvimento desse grau acadêmico. O objetivo do artigo é explicitar as principais tendências da produção científica acerca dos CSTs no Brasil. Foram levantadas 666 produções científicas que mencionam os CSTs, mas dentre estas havia somente 476 produções cujo objeto de análise são os CSTs. A partir de uma análise destas produções, verificou-se que a maior parte delas é produzida na Região Sudeste e Sul do país, por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e podem ser classificadas em 3 categorias de abordagem: 1) Aspectos Pedagógicos dos CSTs; 2) Política e Regulação dos CSTs; e 3) Aspectos Profissionais da implantação e desenvolvimento dos CSTs. Estudos que tratam dos aspectos pedagógicos dos CSTs são os mais numerosos. Percebeu-se que a literatura analisada expressa duas concepções distintas e antagônicas de formação humana: a concepção interessada de formar o trabalhador para atender as demandas do mercado e a concepção de formar o trabalhador numa perspectiva unitária e omnilateral. The article analyzes the scientific production on the Technology Higher Courses (THCs) published in five Brazilian repositories from 1978 to 2017. Since the mid-2000s, in the midst of educational reforms undertaken in Brazil, there has been an increase in the number of THCs. At the same time, also it realizes increased the scientific literature on the origin and development of this academic degree. The purpose of the article is to explain the main trends in scientific production about THCs in Brazil. 666 scientific works have been found that mention the THCs, but among these there were only 476 works whose object of analysis are the THCs. From the analysis of these works, it was found that most of them are produced in the Southeast and South of the country, by researchers linked to public institutions of higher education and can be classified into 3 categories of approach: 1) pedagogical aspects of THCs; 2) THCs policy and regulation; and 3) Professional aspects of the implementation and development of THCs. Studies dealing with the pedagogical aspects of THCs are the most numerous. It was noticed that the analyzed literature expresses two distinct and antagonistic conceptions of human formation: the conception interested in training the worker to meet market demands and the conception of training the worker in a unitary and omnilateral perspective. El artículo analiza la producción científica en los Cursos Tecnológicos Superiores (CSTs) publicados en cinco repositorios brasileños de 1978 a 2017. Desde mediados de la década de 2000, en medio de las reformas educativas emprendidas en Brasil, ha habido un aumento en el número de CSTs. Al mismo tiempo, también se da cuenta de una mayor literatura científica sobre el origen y desarrollo de este grado académico. El propósito del artículo es explicar las principales tendencias en la producción científica sobre los CSTs en Brasil. Se han encontrado 666 trabajos científicos que mencionan los CSTs, pero entre estos solo había 476 trabajos cuyo objeto de análisis son los CSTs. A partir del análisis de estos trabajos, se descubrió que la mayoría de ellos son producidos en el Sureste y Sur del país, por investigadores vinculados a instituciones públicas de educación superior y pueden clasificarse en 3 categorías de enfoque: 1) aspectos pedagógicos de los CSTs; 2) política y regulación de los CSTs; y 3) aspectos profesionales de la implementación y desarrollo de CSTs. Los estudios que abordan los aspectos pedagógicos de los CSTs son los más numerosos. Se observó que la literatura analizada expresa dos concepciones distintas y antagónicas de la formación humana: la concepción interesada en capacitar al trabajador para satisfacer las demandas del mercado y la concepción de capacitar al trabajador en una perspectiva unitaria y omnilateral. 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O artigo analisa a produção científica sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) publicada em cinco repositórios brasileiros no período de 1978 a 2017. Desde meados dos anos 2000, no bojo das reformas educacionais empreendidas no Brasil, percebe-se a ampliação do número de CSTs. Paralelamente, percebe-se também o aumentado da produção científica sobre a origem e o desenvolvimento desse grau acadêmico. O objetivo do artigo é explicitar as principais tendências da produção científica acerca dos CSTs no Brasil. Foram levantadas 666 produções científicas que mencionam os CSTs, mas dentre estas havia somente 476 produções cujo objeto de análise são os CSTs. A partir de uma análise destas produções, verificou-se que a maior parte delas é produzida na Região Sudeste e Sul do país, por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e podem ser classificadas em 3 categorias de abordagem: 1) Aspectos Pedagógicos dos CSTs; 2) Política e Regulação dos CSTs; e 3) Aspectos Profissionais da implantação e desenvolvimento dos CSTs. Estudos que tratam dos aspectos pedagógicos dos CSTs são os mais numerosos. Percebeu-se que a literatura analisada expressa duas concepções distintas e antagônicas de formação humana: a concepção interessada de formar o trabalhador para atender as demandas do mercado e a concepção de formar o trabalhador numa perspectiva unitária e omnilateral. |
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