Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874 |
Resumo: | O presente trabalho se insere nas discussões sobre escola e relações Étnico-Raciais e se propõe a apresentar resultados de estudos exploratórios sobre a as limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica, na escola, tomando como referência sentidos atribuídos pelas educadoras aos trabalhos sobre relações Étnico-Raciais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como pesquisadora da prática educativa e por observar que os aspectos culturais trabalhados na escola, sobretudo no que se refere a relações raciais são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, o que provoca, muitas vezes, um tratamento desse aspecto como algo exótico, folclórico, superficial e até mesmo de forma preconceituosa, desconsiderando que tais relações estão na base da formação do povo brasileiro. É uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no Centro Integrado de Educação Altino Cosme de Cerqueira, no município de Ipiaú/BA. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma que atua em sala de aula e a outra na direção, e a análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada de professores, reelaboração do currículo escolar a fim de melhor compreender o mito da democracia racial e suas implicações na atualidade. |
id |
UESB-7_cd007b477826b8757a31f4e9741dfee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/874 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-RaciaisFormação continuadaPrática educativaRelações étnico-raciaisO presente trabalho se insere nas discussões sobre escola e relações Étnico-Raciais e se propõe a apresentar resultados de estudos exploratórios sobre a as limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica, na escola, tomando como referência sentidos atribuídos pelas educadoras aos trabalhos sobre relações Étnico-Raciais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como pesquisadora da prática educativa e por observar que os aspectos culturais trabalhados na escola, sobretudo no que se refere a relações raciais são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, o que provoca, muitas vezes, um tratamento desse aspecto como algo exótico, folclórico, superficial e até mesmo de forma preconceituosa, desconsiderando que tais relações estão na base da formação do povo brasileiro. É uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no Centro Integrado de Educação Altino Cosme de Cerqueira, no município de Ipiaú/BA. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma que atua em sala de aula e a outra na direção, e a análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada de professores, reelaboração do currículo escolar a fim de melhor compreender o mito da democracia racial e suas implicações na atualidade.Edições UESB2015-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-3632178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874/743Souza, Maicelma Maiade Castro Crusoé, Nilma MargaridaMoreira, Nubia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/874Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais |
title |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais |
spellingShingle |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais Souza, Maicelma Maia Formação continuada Prática educativa Relações étnico-raciais |
title_short |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais |
title_full |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais |
title_fullStr |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais |
title_full_unstemmed |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais |
title_sort |
Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais |
author |
Souza, Maicelma Maia |
author_facet |
Souza, Maicelma Maia de Castro Crusoé, Nilma Margarida Moreira, Nubia Regina |
author_role |
author |
author2 |
de Castro Crusoé, Nilma Margarida Moreira, Nubia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maicelma Maia de Castro Crusoé, Nilma Margarida Moreira, Nubia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Prática educativa Relações étnico-raciais |
topic |
Formação continuada Prática educativa Relações étnico-raciais |
description |
O presente trabalho se insere nas discussões sobre escola e relações Étnico-Raciais e se propõe a apresentar resultados de estudos exploratórios sobre a as limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica, na escola, tomando como referência sentidos atribuídos pelas educadoras aos trabalhos sobre relações Étnico-Raciais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como pesquisadora da prática educativa e por observar que os aspectos culturais trabalhados na escola, sobretudo no que se refere a relações raciais são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, o que provoca, muitas vezes, um tratamento desse aspecto como algo exótico, folclórico, superficial e até mesmo de forma preconceituosa, desconsiderando que tais relações estão na base da formação do povo brasileiro. É uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no Centro Integrado de Educação Altino Cosme de Cerqueira, no município de Ipiaú/BA. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma que atua em sala de aula e a outra na direção, e a análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada de professores, reelaboração do currículo escolar a fim de melhor compreender o mito da democracia racial e suas implicações na atualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874/743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816433283072 |