Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maicelma Maia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Castro Crusoé, Nilma Margarida, Moreira, Nubia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874
Resumo: O presente trabalho se insere nas discussões sobre escola e relações Étnico-Raciais e se propõe a apresentar resultados de estudos exploratórios sobre a as limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica, na escola, tomando como referência sentidos atribuídos pelas educadoras aos trabalhos sobre relações Étnico-Raciais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como pesquisadora da prática educativa e por observar que os aspectos culturais trabalhados na escola, sobretudo no que se refere a relações raciais são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, o que provoca, muitas vezes, um tratamento desse aspecto como algo exótico, folclórico, superficial e até mesmo de forma preconceituosa, desconsiderando que tais relações estão na base da formação do povo brasileiro. É uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no Centro Integrado de Educação Altino Cosme de Cerqueira, no município de Ipiaú/BA. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma que atua em sala de aula e a outra na direção, e a análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada de professores, reelaboração do currículo escolar a fim de melhor compreender o mito da democracia racial e suas implicações na atualidade.
id UESB-7_cd007b477826b8757a31f4e9741dfee9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/874
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-RaciaisFormação continuadaPrática educativaRelações étnico-raciaisO presente trabalho se insere nas discussões sobre escola e relações Étnico-Raciais e se propõe a apresentar resultados de estudos exploratórios sobre a as limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica, na escola, tomando como referência sentidos atribuídos pelas educadoras aos trabalhos sobre relações Étnico-Raciais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como pesquisadora da prática educativa e por observar que os aspectos culturais trabalhados na escola, sobretudo no que se refere a relações raciais são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, o que provoca, muitas vezes, um tratamento desse aspecto como algo exótico, folclórico, superficial e até mesmo de forma preconceituosa, desconsiderando que tais relações estão na base da formação do povo brasileiro. É uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no Centro Integrado de Educação Altino Cosme de Cerqueira, no município de Ipiaú/BA. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma que atua em sala de aula e a outra na direção, e a análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada de professores, reelaboração do currículo escolar a fim de melhor compreender o mito da democracia racial e suas implicações na atualidade.Edições UESB2015-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-3632178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874/743Souza, Maicelma Maiade Castro Crusoé, Nilma MargaridaMoreira, Nubia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/874Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
title Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
spellingShingle Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
Souza, Maicelma Maia
Formação continuada
Prática educativa
Relações étnico-raciais
title_short Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
title_full Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
title_fullStr Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
title_full_unstemmed Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
title_sort Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais
author Souza, Maicelma Maia
author_facet Souza, Maicelma Maia
de Castro Crusoé, Nilma Margarida
Moreira, Nubia Regina
author_role author
author2 de Castro Crusoé, Nilma Margarida
Moreira, Nubia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maicelma Maia
de Castro Crusoé, Nilma Margarida
Moreira, Nubia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Prática educativa
Relações étnico-raciais
topic Formação continuada
Prática educativa
Relações étnico-raciais
description O presente trabalho se insere nas discussões sobre escola e relações Étnico-Raciais e se propõe a apresentar resultados de estudos exploratórios sobre a as limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica, na escola, tomando como referência sentidos atribuídos pelas educadoras aos trabalhos sobre relações Étnico-Raciais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como pesquisadora da prática educativa e por observar que os aspectos culturais trabalhados na escola, sobretudo no que se refere a relações raciais são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, o que provoca, muitas vezes, um tratamento desse aspecto como algo exótico, folclórico, superficial e até mesmo de forma preconceituosa, desconsiderando que tais relações estão na base da formação do povo brasileiro. É uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no Centro Integrado de Educação Altino Cosme de Cerqueira, no município de Ipiaú/BA. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma que atua em sala de aula e a outra na direção, e a análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada de professores, reelaboração do currículo escolar a fim de melhor compreender o mito da democracia racial e suas implicações na atualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874/743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 339-363
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816433283072