QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5278 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo problematizar o curso de pedagogia, considerando o instituído pela Resolução do CNE/CP N. 1/2006, evidenciando-o enquanto uma quimera curricular quando se considera as atribuições previstas para esses profissionais e a formação de docentes para atuarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como campo de observação e análise os Projetos Pedagógicos e as matrizes curriculares de 16 cursos presenciais de Pedagogia que fizeram a reforma e são ofertados pelo conjunto das 7 universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Tratando esses documentos como discursos e monumentos a partir de contribuições de Michel Foucault e Ernesto Laclau, analisam-se as formas como as/os pedagogas/os são definidos nas suas atribuições e tarefas e os saberes que são privilegiados pelos currículos, concluindo pelo insuficiente preparo para essas docências. |
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QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAISFormação de professoresCurso de pedagogiaDocência para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental O estudo tem como objetivo problematizar o curso de pedagogia, considerando o instituído pela Resolução do CNE/CP N. 1/2006, evidenciando-o enquanto uma quimera curricular quando se considera as atribuições previstas para esses profissionais e a formação de docentes para atuarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como campo de observação e análise os Projetos Pedagógicos e as matrizes curriculares de 16 cursos presenciais de Pedagogia que fizeram a reforma e são ofertados pelo conjunto das 7 universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Tratando esses documentos como discursos e monumentos a partir de contribuições de Michel Foucault e Ernesto Laclau, analisam-se as formas como as/os pedagogas/os são definidos nas suas atribuições e tarefas e os saberes que são privilegiados pelos currículos, concluindo pelo insuficiente preparo para essas docências. Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/527810.22481/praxisedu.v15i33.5278Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 91-117Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 91-117Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 91-1172178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5278/4000Garcia, Maria Manuela Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5278Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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