QUIMERAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Maria Manuela Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5278
Resumo: O estudo tem como objetivo problematizar o curso de pedagogia, considerando o instituído pela Resolução do CNE/CP N. 1/2006, evidenciando-o enquanto uma quimera curricular quando se considera as atribuições previstas para esses profissionais e a formação de docentes para atuarem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como campo de observação e análise os Projetos Pedagógicos e as matrizes curriculares de 16 cursos presenciais de Pedagogia que fizeram a reforma e são ofertados pelo conjunto das 7 universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul. Tratando esses documentos como discursos e monumentos a partir de contribuições de Michel Foucault e Ernesto Laclau, analisam-se as formas como as/os pedagogas/os são definidos nas suas atribuições e tarefas e os saberes que são privilegiados pelos currículos, concluindo pelo insuficiente preparo para essas docências.
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