Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccolo Viero Devechi, Catia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Weller, Wivian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. 
id UFMG-5_7533f41d9ed6e2584af79cfac170e931
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21322
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Formação para a docência nos anos iniciais na AlemanhaEducação internacional e comparada. Currículo. Formação de professoresDocência nos anos iniciaisUniversidades alemãs.O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/x-ziptext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322/17276https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322/17277https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322/17278Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiccolo Viero Devechi, CatiaWeller, Wivian2023-05-30T13:48:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21322Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:48:50Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
spellingShingle Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
Piccolo Viero Devechi, Catia
Educação internacional e comparada. Currículo. Formação de professores
Docência nos anos iniciais
Universidades alemãs.
title_short Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title_full Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title_fullStr Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title_full_unstemmed Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title_sort Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
author Piccolo Viero Devechi, Catia
author_facet Piccolo Viero Devechi, Catia
Weller, Wivian
author_role author
author2 Weller, Wivian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccolo Viero Devechi, Catia
Weller, Wivian
dc.subject.por.fl_str_mv Educação internacional e comparada. Currículo. Formação de professores
Docência nos anos iniciais
Universidades alemãs.
topic Educação internacional e comparada. Currículo. Formação de professores
Docência nos anos iniciais
Universidades alemãs.
description O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322/17276
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322/17277
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322/17278
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121896112128