Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de formação de professores da educação básica no Brasil, a partir do contexto político conservador que se instalou no país após o golpe de 2016 e a consolidação desse golpe por meio do resultado das “eleições” presidenciais de 2018 que levou a extrema direita de volta ao poder. Alinhados à chamada “ideologia de mercado”, os governos que se sucederam a partir do golpe de 2016 abraçaram o discurso de assegurar a “coerência” entre as diretrizes curriculares nacionais para a formação docente e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC-Educação Básica) e isto certamente representou o retorno à tentativa de homogeneizar as propostas curriculares dos cursos de formação de professores no país. Não há dúvidas que, de maneira semelhante ao que aconteceu no Brasil durante os governos militares ditatoriais (1964-1985), que tentaram controlar as propostas curriculares dos cursos de graduação e, mais especificamente, dos cursos de formação de professores, por meio dos chamados “currículos mínimos”, a BNC-Formação trata-se de uma nova tentativa de uniformizar os currículos das licenciaturas no país.
id UESB-7_d64db81cf4181fbc69b2b22e1f06fbef
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8916
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação Nuevo intento de estandarizar los currículos de los cursos de formación docente en Brasil New attempt to standardize teacher education curricula in Brazil: the “BNC-formação” Formação de professoresPolítica educacionalPadronizaçãoFormación docentePolítica educacionalEstandarizaciónTeacher EducationEducational PoliciesStandardization O objetivo deste artigo é analisar a nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de formação de professores da educação básica no Brasil, a partir do contexto político conservador que se instalou no país após o golpe de 2016 e a consolidação desse golpe por meio do resultado das “eleições” presidenciais de 2018 que levou a extrema direita de volta ao poder. Alinhados à chamada “ideologia de mercado”, os governos que se sucederam a partir do golpe de 2016 abraçaram o discurso de assegurar a “coerência” entre as diretrizes curriculares nacionais para a formação docente e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC-Educação Básica) e isto certamente representou o retorno à tentativa de homogeneizar as propostas curriculares dos cursos de formação de professores no país. Não há dúvidas que, de maneira semelhante ao que aconteceu no Brasil durante os governos militares ditatoriais (1964-1985), que tentaram controlar as propostas curriculares dos cursos de graduação e, mais especificamente, dos cursos de formação de professores, por meio dos chamados “currículos mínimos”, a BNC-Formação trata-se de uma nova tentativa de uniformizar os currículos das licenciaturas no país. El propósito de este artículo es analizar el nuevo intento de estandarizar los currículos de los cursos de formación docente de educación básica en Brasil en el contexto político conservador que se vivió en el país después del golpe de estado de 2016 y de la consolidación de este golpe a través del resultado de las “elecciones” presidenciales de 2018 que devolvieron al poder a la extrema derecha. Alineados con la llamada “ideología de mercado”, los gobiernos que triunfaron tras el golpe de 2016 adoptaron el discurso de asegurar la “coherencia” entre los lineamientos curriculares nacionales para la formación de docentes y el currículo nacional común para la educación básica (BNCC) y esto sin duda representó una vuelta al intento de homogeneizar las propuestas curriculares de los cursos de formación docente en el país. No hay duda de que, al igual que sucedió en Brasil durante la dictadura militar (1964- 1985), que pretendía controlar las propuestas curriculares de los cursos de pregrado y, más específicamente, de los cursos de formación docente, a través de los denominados “currículos mínimos”, la BNC-Formação [los actuales lineamientos curriculares nacionales para la formación de docentes] es un nuevo intento de estandarizar los currículos de las carreras de formación docente en el país. The purpose of this article is to analyze the new attempt to standardize the curricula of teacher education programs in Brazil within the conservative political context that took place in this country after the 2016 coup d ́état and the consolidation of this coup through the result of the 2018 presidential “election” that brought the extreme right back to power. Aligned with the so-called “market ideology”, the governments that administrated Brazil after the 2016 coup adopted a discourse about ensuring “coherence” between the national curricular guidelines for teacher education and the standardized curricula for elementary, middle, and high school education and this certainly represented a return to the attempt to homogenize the teacher education curricular proposals in the country. There is no doubt that, similarly to what happened in Brazil during the military dictatorship (1964-1985), which tried to control the curricular proposals of undergraduate programs and, more specifically, of teacher education programs, through the so-called “currículo mínimo”, BNC-Formação [the current national curricular guidelines for teacher education] is a new attempt to standardize the curricula of teacher education programs in the country. Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/891610.22481/praxisedu.v17i46.8916Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-712178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916/5833http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz-Pereira, Júlio Emílio2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8916Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
Nuevo intento de estandarizar los currículos de los cursos de formación docente en Brasil
New attempt to standardize teacher education curricula in Brazil: the “BNC-formação”
title Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
spellingShingle Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Formação de professores
Política educacional
Padronização
Formación docente
Política educacional
Estandarización
Teacher Education
Educational Policies
Standardization
title_short Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
title_full Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
title_fullStr Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
title_full_unstemmed Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
title_sort Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
author Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author_facet Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz-Pereira, Júlio Emílio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Política educacional
Padronização
Formación docente
Política educacional
Estandarización
Teacher Education
Educational Policies
Standardization
topic Formação de professores
Política educacional
Padronização
Formación docente
Política educacional
Estandarización
Teacher Education
Educational Policies
Standardization
description O objetivo deste artigo é analisar a nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de formação de professores da educação básica no Brasil, a partir do contexto político conservador que se instalou no país após o golpe de 2016 e a consolidação desse golpe por meio do resultado das “eleições” presidenciais de 2018 que levou a extrema direita de volta ao poder. Alinhados à chamada “ideologia de mercado”, os governos que se sucederam a partir do golpe de 2016 abraçaram o discurso de assegurar a “coerência” entre as diretrizes curriculares nacionais para a formação docente e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC-Educação Básica) e isto certamente representou o retorno à tentativa de homogeneizar as propostas curriculares dos cursos de formação de professores no país. Não há dúvidas que, de maneira semelhante ao que aconteceu no Brasil durante os governos militares ditatoriais (1964-1985), que tentaram controlar as propostas curriculares dos cursos de graduação e, mais especificamente, dos cursos de formação de professores, por meio dos chamados “currículos mínimos”, a BNC-Formação trata-se de uma nova tentativa de uniformizar os currículos das licenciaturas no país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916
10.22481/praxisedu.v17i46.8916
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i46.8916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916/5833
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820388511744