Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de formação de professores da educação básica no Brasil, a partir do contexto político conservador que se instalou no país após o golpe de 2016 e a consolidação desse golpe por meio do resultado das “eleições” presidenciais de 2018 que levou a extrema direita de volta ao poder. Alinhados à chamada “ideologia de mercado”, os governos que se sucederam a partir do golpe de 2016 abraçaram o discurso de assegurar a “coerência” entre as diretrizes curriculares nacionais para a formação docente e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC-Educação Básica) e isto certamente representou o retorno à tentativa de homogeneizar as propostas curriculares dos cursos de formação de professores no país. Não há dúvidas que, de maneira semelhante ao que aconteceu no Brasil durante os governos militares ditatoriais (1964-1985), que tentaram controlar as propostas curriculares dos cursos de graduação e, mais especificamente, dos cursos de formação de professores, por meio dos chamados “currículos mínimos”, a BNC-Formação trata-se de uma nova tentativa de uniformizar os currículos das licenciaturas no país. |
id |
UESB-7_d64db81cf4181fbc69b2b22e1f06fbef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8916 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação Nuevo intento de estandarizar los currículos de los cursos de formación docente en Brasil New attempt to standardize teacher education curricula in Brazil: the “BNC-formação” Formação de professoresPolítica educacionalPadronizaçãoFormación docentePolítica educacionalEstandarizaciónTeacher EducationEducational PoliciesStandardization O objetivo deste artigo é analisar a nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de formação de professores da educação básica no Brasil, a partir do contexto político conservador que se instalou no país após o golpe de 2016 e a consolidação desse golpe por meio do resultado das “eleições” presidenciais de 2018 que levou a extrema direita de volta ao poder. Alinhados à chamada “ideologia de mercado”, os governos que se sucederam a partir do golpe de 2016 abraçaram o discurso de assegurar a “coerência” entre as diretrizes curriculares nacionais para a formação docente e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC-Educação Básica) e isto certamente representou o retorno à tentativa de homogeneizar as propostas curriculares dos cursos de formação de professores no país. Não há dúvidas que, de maneira semelhante ao que aconteceu no Brasil durante os governos militares ditatoriais (1964-1985), que tentaram controlar as propostas curriculares dos cursos de graduação e, mais especificamente, dos cursos de formação de professores, por meio dos chamados “currículos mínimos”, a BNC-Formação trata-se de uma nova tentativa de uniformizar os currículos das licenciaturas no país. El propósito de este artículo es analizar el nuevo intento de estandarizar los currículos de los cursos de formación docente de educación básica en Brasil en el contexto político conservador que se vivió en el país después del golpe de estado de 2016 y de la consolidación de este golpe a través del resultado de las “elecciones” presidenciales de 2018 que devolvieron al poder a la extrema derecha. Alineados con la llamada “ideología de mercado”, los gobiernos que triunfaron tras el golpe de 2016 adoptaron el discurso de asegurar la “coherencia” entre los lineamientos curriculares nacionales para la formación de docentes y el currículo nacional común para la educación básica (BNCC) y esto sin duda representó una vuelta al intento de homogeneizar las propuestas curriculares de los cursos de formación docente en el país. No hay duda de que, al igual que sucedió en Brasil durante la dictadura militar (1964- 1985), que pretendía controlar las propuestas curriculares de los cursos de pregrado y, más específicamente, de los cursos de formación docente, a través de los denominados “currículos mínimos”, la BNC-Formação [los actuales lineamientos curriculares nacionales para la formación de docentes] es un nuevo intento de estandarizar los currículos de las carreras de formación docente en el país. The purpose of this article is to analyze the new attempt to standardize the curricula of teacher education programs in Brazil within the conservative political context that took place in this country after the 2016 coup d ́état and the consolidation of this coup through the result of the 2018 presidential “election” that brought the extreme right back to power. Aligned with the so-called “market ideology”, the governments that administrated Brazil after the 2016 coup adopted a discourse about ensuring “coherence” between the national curricular guidelines for teacher education and the standardized curricula for elementary, middle, and high school education and this certainly represented a return to the attempt to homogenize the teacher education curricular proposals in the country. There is no doubt that, similarly to what happened in Brazil during the military dictatorship (1964-1985), which tried to control the curricular proposals of undergraduate programs and, more specifically, of teacher education programs, through the so-called “currículo mínimo”, BNC-Formação [the current national curricular guidelines for teacher education] is a new attempt to standardize the curricula of teacher education programs in the country. Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/891610.22481/praxisedu.v17i46.8916Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-712178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916/5833http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz-Pereira, Júlio Emílio2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8916Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação Nuevo intento de estandarizar los currículos de los cursos de formación docente en Brasil New attempt to standardize teacher education curricula in Brazil: the “BNC-formação” |
title |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação |
spellingShingle |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação Diniz-Pereira, Júlio Emílio Formação de professores Política educacional Padronização Formación docente Política educacional Estandarización Teacher Education Educational Policies Standardization |
title_short |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação |
title_full |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação |
title_fullStr |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação |
title_full_unstemmed |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação |
title_sort |
Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-formação |
author |
Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
author_facet |
Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Política educacional Padronização Formación docente Política educacional Estandarización Teacher Education Educational Policies Standardization |
topic |
Formação de professores Política educacional Padronização Formación docente Política educacional Estandarización Teacher Education Educational Policies Standardization |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de formação de professores da educação básica no Brasil, a partir do contexto político conservador que se instalou no país após o golpe de 2016 e a consolidação desse golpe por meio do resultado das “eleições” presidenciais de 2018 que levou a extrema direita de volta ao poder. Alinhados à chamada “ideologia de mercado”, os governos que se sucederam a partir do golpe de 2016 abraçaram o discurso de assegurar a “coerência” entre as diretrizes curriculares nacionais para a formação docente e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC-Educação Básica) e isto certamente representou o retorno à tentativa de homogeneizar as propostas curriculares dos cursos de formação de professores no país. Não há dúvidas que, de maneira semelhante ao que aconteceu no Brasil durante os governos militares ditatoriais (1964-1985), que tentaram controlar as propostas curriculares dos cursos de graduação e, mais especificamente, dos cursos de formação de professores, por meio dos chamados “currículos mínimos”, a BNC-Formação trata-se de uma nova tentativa de uniformizar os currículos das licenciaturas no país. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916 10.22481/praxisedu.v17i46.8916 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v17i46.8916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916/5833 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71 Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71 Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 53-71 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068820388511744 |