A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre Lopes, Fátima Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva Filho, Adauto Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/916
Resumo: O artigo tem como objetivo delinear a necessidade de uma educação ética para o trânsito. Para tanto, numa ótica marxiana, trata do aspecto alienado da atividade produtiva, destacando os caracteres centrais da ciência moderna e sua influência nos valores que norteiam o agir humano na sociedade contemporânea. A partir dessas considerações demonstramos essa necessidade de uma educação ética para o trânsito evidenciada principalmente diante das mudanças ocorridas no mundo atual que geraram uma alienação generalizada nos complexos sociais, provocando grandes mudanças no comportamento humano, cujo parâmetro de ação tem sido norteado pelos valores que imperam na sociedade consumista, individualista e competitiva. Assim, ocorre a reificação das relações humanas incidindo sobre todas as dimensões da vida dos homens, desde a vida cotidiana até os complexos sociais mais setorizados como é o caso do trânsito. É nesse sentido que o comportamento do condutor de veículos tornou-se cada vez mais agressivo. Porém, estando em convívio social, o indivíduo deve agir de tal modo que os seus princípios individuais e os sociais sejam contemplados interativamente. É a partir dessa máxima que acreditamos numa educação ética para o trânsito que – apesar das contradições do capitalismo – se faz necessária justamente em virtude de tais contradições, pois uma mudança radical no seio da sociedade inicia-se também na vida cotidiana e nos complexos sociais setorizados. No caso do trânsito, a intenção central deve estar voltada para o respeito à vida do próprio condutor de veículos, bem como à vida dos outros.
id UESB-7_dc349e5fecd8a118bc390d8adafacc3d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/916
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsitoAlienaçãoAtividade ProdutivaÉtica no trânsitoO artigo tem como objetivo delinear a necessidade de uma educação ética para o trânsito. Para tanto, numa ótica marxiana, trata do aspecto alienado da atividade produtiva, destacando os caracteres centrais da ciência moderna e sua influência nos valores que norteiam o agir humano na sociedade contemporânea. A partir dessas considerações demonstramos essa necessidade de uma educação ética para o trânsito evidenciada principalmente diante das mudanças ocorridas no mundo atual que geraram uma alienação generalizada nos complexos sociais, provocando grandes mudanças no comportamento humano, cujo parâmetro de ação tem sido norteado pelos valores que imperam na sociedade consumista, individualista e competitiva. Assim, ocorre a reificação das relações humanas incidindo sobre todas as dimensões da vida dos homens, desde a vida cotidiana até os complexos sociais mais setorizados como é o caso do trânsito. É nesse sentido que o comportamento do condutor de veículos tornou-se cada vez mais agressivo. Porém, estando em convívio social, o indivíduo deve agir de tal modo que os seus princípios individuais e os sociais sejam contemplados interativamente. É a partir dessa máxima que acreditamos numa educação ética para o trânsito que – apesar das contradições do capitalismo – se faz necessária justamente em virtude de tais contradições, pois uma mudança radical no seio da sociedade inicia-se também na vida cotidiana e nos complexos sociais setorizados. No caso do trânsito, a intenção central deve estar voltada para o respeito à vida do próprio condutor de veículos, bem como à vida dos outros.Edições UESB2016-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/916Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 297-318Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 297-318Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 297-3182178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/916/780Nobre Lopes, Fátima Mariada Silva Filho, Adauto Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/916Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito
title A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito
spellingShingle A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito
Nobre Lopes, Fátima Maria
Alienação
Atividade Produtiva
Ética no trânsito
title_short A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito
title_full A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito
title_fullStr A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito
title_full_unstemmed A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito
title_sort A gênese da alienação na atividade produtiva e a necessidade de uma educação ética para o trânsito
author Nobre Lopes, Fátima Maria
author_facet Nobre Lopes, Fátima Maria
da Silva Filho, Adauto Lopes
author_role author
author2 da Silva Filho, Adauto Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre Lopes, Fátima Maria
da Silva Filho, Adauto Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Alienação
Atividade Produtiva
Ética no trânsito
topic Alienação
Atividade Produtiva
Ética no trânsito
description O artigo tem como objetivo delinear a necessidade de uma educação ética para o trânsito. Para tanto, numa ótica marxiana, trata do aspecto alienado da atividade produtiva, destacando os caracteres centrais da ciência moderna e sua influência nos valores que norteiam o agir humano na sociedade contemporânea. A partir dessas considerações demonstramos essa necessidade de uma educação ética para o trânsito evidenciada principalmente diante das mudanças ocorridas no mundo atual que geraram uma alienação generalizada nos complexos sociais, provocando grandes mudanças no comportamento humano, cujo parâmetro de ação tem sido norteado pelos valores que imperam na sociedade consumista, individualista e competitiva. Assim, ocorre a reificação das relações humanas incidindo sobre todas as dimensões da vida dos homens, desde a vida cotidiana até os complexos sociais mais setorizados como é o caso do trânsito. É nesse sentido que o comportamento do condutor de veículos tornou-se cada vez mais agressivo. Porém, estando em convívio social, o indivíduo deve agir de tal modo que os seus princípios individuais e os sociais sejam contemplados interativamente. É a partir dessa máxima que acreditamos numa educação ética para o trânsito que – apesar das contradições do capitalismo – se faz necessária justamente em virtude de tais contradições, pois uma mudança radical no seio da sociedade inicia-se também na vida cotidiana e nos complexos sociais setorizados. No caso do trânsito, a intenção central deve estar voltada para o respeito à vida do próprio condutor de veículos, bem como à vida dos outros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/916
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/916/780
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 297-318
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 297-318
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 297-318
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816472080384