PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Claudia Leite
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297
Resumo: O objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente.
id UESB-7_e4caaf26b6620125e19ef5ccdfdc6bda
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5297
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!Formação do leitorPNBE do ProfessorPolíticas públicas de leituraProfessor-leitorO objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente.Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/529710.22481/praxisedu.v15i33.5297Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-4202178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297/3981Brandão, Claudia LeiteRodrigues, Sílvia de Fátima Pilegiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5297Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
title PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
spellingShingle PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
Brandão, Claudia Leite
Formação do leitor
PNBE do Professor
Políticas públicas de leitura
Professor-leitor
title_short PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
title_full PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
title_fullStr PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
title_full_unstemmed PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
title_sort PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
author Brandão, Claudia Leite
author_facet Brandão, Claudia Leite
Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
author_role author
author2 Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Claudia Leite
Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do leitor
PNBE do Professor
Políticas públicas de leitura
Professor-leitor
topic Formação do leitor
PNBE do Professor
Políticas públicas de leitura
Professor-leitor
description O objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297
10.22481/praxisedu.v15i33.5297
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i33.5297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297/3981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817544773632