PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297 |
Resumo: | O objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente. |
id |
UESB-7_e4caaf26b6620125e19ef5ccdfdc6bda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5297 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!Formação do leitorPNBE do ProfessorPolíticas públicas de leituraProfessor-leitorO objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente.Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/529710.22481/praxisedu.v15i33.5297Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-4202178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297/3981Brandão, Claudia LeiteRodrigues, Sílvia de Fátima Pilegiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5297Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO! |
title |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO! |
spellingShingle |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO! Brandão, Claudia Leite Formação do leitor PNBE do Professor Políticas públicas de leitura Professor-leitor |
title_short |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO! |
title_full |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO! |
title_fullStr |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO! |
title_full_unstemmed |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO! |
title_sort |
PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO! |
author |
Brandão, Claudia Leite |
author_facet |
Brandão, Claudia Leite Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Claudia Leite Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do leitor PNBE do Professor Políticas públicas de leitura Professor-leitor |
topic |
Formação do leitor PNBE do Professor Políticas públicas de leitura Professor-leitor |
description |
O objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297 10.22481/praxisedu.v15i33.5297 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i33.5297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297/3981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 400-420 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817544773632 |