COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kipper, Daiane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira, Cláudio José, Gomes, Lívia Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5461
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, selecionamos como material de pesquisa excertos do referido documento. Como referencial teórico-metodológico assumimos o pensamento de Michel Foucault e Zigmunt Bauman e suas interlocuções com o campo da Educação Matemática. Com base nas análises do material, compreendemos que a Matemática, enquanto componente curricular, é apresentada como um conhecimento a ser aplicado e utilizado pelo aluno nessa autorresponsabilização e flexibilização, pois cabe a ele encontrar formas de utilizá-la. A aplicação e a solução de problemas são apontadas como competências a serem desenvolvidas na Educação Básica e efetivadas pelo currículo escolar. As discussões em torno das competências elucidadas pela BNCC apresentam que o referido documento está a serviço da nova configuração econômica mundial. O documento vem a instituir uma forma de matematizar e agir, como sendo importante para os processos de aprendizagem.
id UESB-7_eb62c2a4ee01aa8b0bae1e5803f9248f
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5461
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARESMATHEMATICAL SKILLS AT BNCC: CURRICULAR IMPLICATIONSCOMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA BNCC: IMPLICAÇÕES CURRICULARESBase nacional comum curricularCurrículo escolarEducação matemáticaMathematical educationNational common curricular baseSchool curriculumBase nacional común curricularCurrículum escolarEducación matemáticaO presente trabalho tem por objetivo analisar as Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, selecionamos como material de pesquisa excertos do referido documento. Como referencial teórico-metodológico assumimos o pensamento de Michel Foucault e Zigmunt Bauman e suas interlocuções com o campo da Educação Matemática. Com base nas análises do material, compreendemos que a Matemática, enquanto componente curricular, é apresentada como um conhecimento a ser aplicado e utilizado pelo aluno nessa autorresponsabilização e flexibilização, pois cabe a ele encontrar formas de utilizá-la. A aplicação e a solução de problemas são apontadas como competências a serem desenvolvidas na Educação Básica e efetivadas pelo currículo escolar. As discussões em torno das competências elucidadas pela BNCC apresentam que o referido documento está a serviço da nova configuração econômica mundial. O documento vem a instituir uma forma de matematizar e agir, como sendo importante para os processos de aprendizagem.El presente trabajo tiene por objetivo analizar las Competencias específicas de Matemáticas para la Enseñanza Primaria de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Para ello, seleccionamos como material de investigación fragmentos del referido documento. Como referencial teórico-metodológico, asumimos el pensamiento de Michel Foucault y Zigmunt Bauman y sus interlocuciones con el campo de la Educación Matemática. Con base en los análisis del material, comprendemos que las Matemáticas, como componente curricular, son presentadas como un conocimiento a ser aplicado y utilizado por el alumno en esa autoresponsabilización y flexibilización, pues le comprende encontrar formas de utilizarlas. La aplicación y la solución de problemas son apuntadas como competencias a ser desarrolladas en la Educación Básica y realizadas por el currículo escolar. Las discusiones acerca de las competencias dilucidadas por la BNCC presentan que el referido documento está al servicio de la nueva configuración económica mundial. El documento viene a instituir una forma de matematizar y actuar, como importante para los procesos de aprendizaje.The present work has the objective of analyzing the specific Mathematical Competences for the Basic Teaching of the National Curricular Common Base (BNCC). To do this, we selected excerpts from this document as research material. As a theoretical-methodological reference we assume the thinking of Michel Foucault and Zigmunt Bauman and their interlocutions with the field of Mathematical Education. Based on the material analysis, we understand that Mathematics, as a curricular component, is presented as a knowledge to be applied and used by the student in this self-responsibility and flexibility, because it is up to them to find ways to use it. The application and the solution of problems are pointed out as competences to be developed in Basic Education and made effective by the school curriculum. The discussions about the competences elucidated by BNCC show that this document serves the new global economic configuration. The document establishes a way of mathematizing and acting, as being important for the learning processesEdições UESB2019-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/546110.22481/praxisedu.v15i34.5461Práxis Educacional; v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial; 53-74Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 34 (2019): Edição Especial; 53-74Práxis Educacional; Vol. 15 No. 34 (2019): Edição Especial; 53-742178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5461/4102Kipper, Daianede Oliveira, Cláudio JoséGomes, Lívia Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5461Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES
MATHEMATICAL SKILLS AT BNCC: CURRICULAR IMPLICATIONS
COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA BNCC: IMPLICAÇÕES CURRICULARES
title COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES
spellingShingle COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES
Kipper, Daiane
Base nacional comum curricular
Currículo escolar
Educação matemática
Mathematical education
National common curricular base
School curriculum
Base nacional común curricular
Currículum escolar
Educación matemática
title_short COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES
title_full COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES
title_fullStr COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES
title_full_unstemmed COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES
title_sort COMPETENCIAS MATEMÁTICAS EN LA BNCC: IMPLICACIONES CURRICULARES
author Kipper, Daiane
author_facet Kipper, Daiane
de Oliveira, Cláudio José
Gomes, Lívia Bittencourt
author_role author
author2 de Oliveira, Cláudio José
Gomes, Lívia Bittencourt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kipper, Daiane
de Oliveira, Cláudio José
Gomes, Lívia Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Base nacional comum curricular
Currículo escolar
Educação matemática
Mathematical education
National common curricular base
School curriculum
Base nacional común curricular
Currículum escolar
Educación matemática
topic Base nacional comum curricular
Currículo escolar
Educação matemática
Mathematical education
National common curricular base
School curriculum
Base nacional común curricular
Currículum escolar
Educación matemática
description O presente trabalho tem por objetivo analisar as Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, selecionamos como material de pesquisa excertos do referido documento. Como referencial teórico-metodológico assumimos o pensamento de Michel Foucault e Zigmunt Bauman e suas interlocuções com o campo da Educação Matemática. Com base nas análises do material, compreendemos que a Matemática, enquanto componente curricular, é apresentada como um conhecimento a ser aplicado e utilizado pelo aluno nessa autorresponsabilização e flexibilização, pois cabe a ele encontrar formas de utilizá-la. A aplicação e a solução de problemas são apontadas como competências a serem desenvolvidas na Educação Básica e efetivadas pelo currículo escolar. As discussões em torno das competências elucidadas pela BNCC apresentam que o referido documento está a serviço da nova configuração econômica mundial. O documento vem a instituir uma forma de matematizar e agir, como sendo importante para os processos de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5461
10.22481/praxisedu.v15i34.5461
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5461
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i34.5461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5461/4102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial; 53-74
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 34 (2019): Edição Especial; 53-74
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 34 (2019): Edição Especial; 53-74
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817570988032