Mãe de Santo com currículo Lattes: burocracia e enfrentamos na introdução de práticas pedagógicas que valorizem as religiões de origem Africana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Leandro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Garcia Tommaselli, Guilherme Costa, Pereira, Gilmar Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/895
Resumo: A diversidade cultural está presente em vários espaços da sociedade brasileira, principalmente na escola, onde afloram com mais intensidade as diferenças sociais, étnico-raciais e culturais. Tais questões não têm sido tratadas com o devido respaldo pedagógico no currículo escolar. Com base nessa premissa, neste trabalho procurou-se refletir sobre as culturas afro-brasileiras e africanas contempladas pela Lei 10.639/03, porém ainda não implementada concretamente no currículo da Educação Básica conforme o exigido. A escola é o espaço pertinente para debater e refletir a ressignificação das relações sociais étnico-raciais e o currículo escolar. Daí exigir tratamento coerente em relação às religiões afro-brasileira e africana como um suporte de reconhecimento identitária do povo negro. São por meios dessas ações afirmativas que pretende-se revigorar sua autoestima, autoimagem e promover sua idealização. Portanto, em pleno século XXI é inadmissível aceitar uma escola excludente que não respeita os valores religiosos na sua plena diversidade cultural e étnico-racial.
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