Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243 |
Resumo: | Pesquisas recentes apontam os benefícios da socialização étnico-racial para as crianças e os adolescentes negros. Este trabalho teve o objetivo de verificar a percepção acerca da socialização étnico-racial e seus efeitos na identidade étnico-racial, bem como as implicações do racismo na identidade étnico-racial dos estudantes negros. Utilizamos como aporte teórico a literatura sobre a identidade, o racismo na educação, os estudos acerca da socialização étnico-racial e os que tratam da implementação da Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003) nas escolas brasileiras. Participaram desta pesquisa 120 alunos que estão cursando os anos finais do ensino fundamental, por meio de um questionário autoaplicável. Adotamos o Software SPSS para a análise dos dados mediante associação da cor da pele com a socialização étnico-racial, a identidade e a experiência de racismo. A percepção desses participantes evidenciou que a socialização dos saberes afro-brasileiros e africanos contribui para a valorização positiva da identidade dos sujeitos. Assim, recomendamos que estudos futuros investiguem a promoção, mas também a qualidade da socialização étnico-racial transmitida nas escolas. |
id |
UFPR-4_6e51e29ad943906cb69e92b288dd636c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/78243 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racialEducação; Política Educacional; PsicologiaEducação; Escola; Identidade étnico-racial; Racismo; Socialização étnico-racialSocialização étnico-racialPesquisas recentes apontam os benefícios da socialização étnico-racial para as crianças e os adolescentes negros. Este trabalho teve o objetivo de verificar a percepção acerca da socialização étnico-racial e seus efeitos na identidade étnico-racial, bem como as implicações do racismo na identidade étnico-racial dos estudantes negros. Utilizamos como aporte teórico a literatura sobre a identidade, o racismo na educação, os estudos acerca da socialização étnico-racial e os que tratam da implementação da Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003) nas escolas brasileiras. Participaram desta pesquisa 120 alunos que estão cursando os anos finais do ensino fundamental, por meio de um questionário autoaplicável. Adotamos o Software SPSS para a análise dos dados mediante associação da cor da pele com a socialização étnico-racial, a identidade e a experiência de racismo. A percepção desses participantes evidenciou que a socialização dos saberes afro-brasileiros e africanos contribui para a valorização positiva da identidade dos sujeitos. Assim, recomendamos que estudos futuros investiguem a promoção, mas também a qualidade da socialização étnico-racial transmitida nas escolas.UFPRMatos, Patrícia ModestoFrança, Dalila Xavier de2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243/45251https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243/45252Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/78243Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial |
title |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial |
spellingShingle |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial Matos, Patrícia Modesto Educação; Política Educacional; Psicologia Educação; Escola; Identidade étnico-racial; Racismo; Socialização étnico-racial Socialização étnico-racial |
title_short |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial |
title_full |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial |
title_fullStr |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial |
title_full_unstemmed |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial |
title_sort |
Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial |
author |
Matos, Patrícia Modesto |
author_facet |
Matos, Patrícia Modesto França, Dalila Xavier de |
author_role |
author |
author2 |
França, Dalila Xavier de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Patrícia Modesto França, Dalila Xavier de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Política Educacional; Psicologia Educação; Escola; Identidade étnico-racial; Racismo; Socialização étnico-racial Socialização étnico-racial |
topic |
Educação; Política Educacional; Psicologia Educação; Escola; Identidade étnico-racial; Racismo; Socialização étnico-racial Socialização étnico-racial |
description |
Pesquisas recentes apontam os benefícios da socialização étnico-racial para as crianças e os adolescentes negros. Este trabalho teve o objetivo de verificar a percepção acerca da socialização étnico-racial e seus efeitos na identidade étnico-racial, bem como as implicações do racismo na identidade étnico-racial dos estudantes negros. Utilizamos como aporte teórico a literatura sobre a identidade, o racismo na educação, os estudos acerca da socialização étnico-racial e os que tratam da implementação da Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003) nas escolas brasileiras. Participaram desta pesquisa 120 alunos que estão cursando os anos finais do ensino fundamental, por meio de um questionário autoaplicável. Adotamos o Software SPSS para a análise dos dados mediante associação da cor da pele com a socialização étnico-racial, a identidade e a experiência de racismo. A percepção desses participantes evidenciou que a socialização dos saberes afro-brasileiros e africanos contribui para a valorização positiva da identidade dos sujeitos. Assim, recomendamos que estudos futuros investiguem a promoção, mas também a qualidade da socialização étnico-racial transmitida nas escolas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243/45251 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78243/45252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900255125504 |