Um Olhar Sobre a Formação de Educadores: o fazer-pensar da utopia
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2821 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa em nível de doutorado em educação, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo e aborda a temática da formação de educadores nas inter-relações entre Movimentos Sociais do Campo, em particular o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Universidades Brasileiras. Articula três ideias-força no processo de formação: o vínculo político-organizativo com o Movimento; a formação como um processo ético, estético e místico e, a formação como processo dialógico, crítico e articulado. A expressão educadores não se limita à função dos professores que atuam em sala de aula, mas, à ampla gama de militantes que desenvolvem atividades pedagógicas-educativas; que assumem funções organizativas de direção; de formação político-ideológica no âmbito da luta e da organização dos trabalhadores. A reflexão teórica aqui proposta se baseia por um lado, na própria experiência/vivência pessoal e por outro, em autores como Paulo Freire, Célia Linhares e Florestan Fernandes que movem nosso pensar-agir. Ao término, a partir da ação reflexiva, teórica e prática acerca da realização de processos formativos e de lutas postula que é necessário alimentar a esperança apesar do tempo de desesperança; fortalecer processos coletivos num tempo de extremo individualismo; construir novos conhecimentos teóricos num tempo em que a teoria cede lugar ao pragmatismo; estabelecer novas relações éticas, estéticas num tempo de naturalização da barbárie para enfrentar a apatia e os sectarismos conjugando ação e reflexão buscando superar a mesmice e o mimetismo com a capacidade inovadora/criativa. |
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Um Olhar Sobre a Formação de Educadores: o fazer-pensar da utopiaFormação de educadores. Organização. Utopia.O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa em nível de doutorado em educação, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo e aborda a temática da formação de educadores nas inter-relações entre Movimentos Sociais do Campo, em particular o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Universidades Brasileiras. Articula três ideias-força no processo de formação: o vínculo político-organizativo com o Movimento; a formação como um processo ético, estético e místico e, a formação como processo dialógico, crítico e articulado. A expressão educadores não se limita à função dos professores que atuam em sala de aula, mas, à ampla gama de militantes que desenvolvem atividades pedagógicas-educativas; que assumem funções organizativas de direção; de formação político-ideológica no âmbito da luta e da organização dos trabalhadores. A reflexão teórica aqui proposta se baseia por um lado, na própria experiência/vivência pessoal e por outro, em autores como Paulo Freire, Célia Linhares e Florestan Fernandes que movem nosso pensar-agir. Ao término, a partir da ação reflexiva, teórica e prática acerca da realização de processos formativos e de lutas postula que é necessário alimentar a esperança apesar do tempo de desesperança; fortalecer processos coletivos num tempo de extremo individualismo; construir novos conhecimentos teóricos num tempo em que a teoria cede lugar ao pragmatismo; estabelecer novas relações éticas, estéticas num tempo de naturalização da barbárie para enfrentar a apatia e os sectarismos conjugando ação e reflexão buscando superar a mesmice e o mimetismo com a capacidade inovadora/criativa.Edições UESB2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/282110.22481/praxis.v13i26.2821Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2821/3807Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPizetta, Adelar João2021-03-22T23:08:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2821Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:08:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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