Utopia concreta, esperanÃa e educaÃÃo: o PrincÃpio EsperanÃa de Ernst Bloch como filosofia da educaÃÃo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5391 |
Resumo: | O presente estudo faz uma anÃlise do pensamento do filÃsofo Ernst Bloch, tomando como referÃncia sua principal obra, O PrincÃpio EsperanÃa, com o objetivo de identificar a sua reflexÃo acerca do fenÃmeno da educaÃÃo. O trabalho, excetuando-se a introduÃÃo e conclusÃo, à divido em trÃs partes: no segundo capÃtulo, à feito um resgate do conceito de matÃria em Avicena e sua influÃncia para a ontologia do ainda-nÃo, formulada por Bloch. No terceiro segmento, a exposiÃÃo centra-se na categoria da esperanÃa com base na antropologia blochiana, que identifica o homem como ser inacabado e de carÃncias, cuja realizaÃÃo de seu ser e de suas carÃncias o projetam para o futuro com arrimo nos sonhos por uma vida melhor; fato que encaminha suas reflexÃes para a utopia e a Ãtica. No quarto capÃtulo, à tratado o papel da centralidade do conhecimento para a tematizaÃÃo do futuro, com suporte nas potÃncias e latÃncias do movimento da matÃria que prenunciam o ainda-nÃo como possÃvel. Esse tratamento atribuÃdo ao conhecimento remete a uma idÃia de educaÃÃo, entendida como trabalho de tematizaÃÃo do futuro, logo como prÃxis transformadora, de cuja concepÃÃo à possÃvel se falar em uma pedagogia da esperanÃa, encaminhando-se para uma consideraÃÃo da educaÃÃo como uma atividade de instauraÃÃo do novo que implica sua relaÃÃo necessÃria com a Ãtica, a utopia e a ontologia. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUtopia concreta, esperanÃa e educaÃÃo: o PrincÃpio EsperanÃa de Ernst Bloch como filosofia da educaÃÃoConcrete utopia, hope and education: the Principle of Hope Ernst Bloch as a philosophy of education2010-08-09EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Francisco Ari de Andrade16576381387Erasmo Miessa Ruiz04150193894http://lattes.cnpq.br/9172194575437213Isabel Maria Sabino de Farias2843195233438087049349http://lattes.cnpq.br/4625217174686713Isaias Batista de LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Utopia e EducaÃÃo Filosofia da EducaÃÃoEducaÃÃoEducation Education Philosophy Utopia and educationEDUCACAOO presente estudo faz uma anÃlise do pensamento do filÃsofo Ernst Bloch, tomando como referÃncia sua principal obra, O PrincÃpio EsperanÃa, com o objetivo de identificar a sua reflexÃo acerca do fenÃmeno da educaÃÃo. O trabalho, excetuando-se a introduÃÃo e conclusÃo, à divido em trÃs partes: no segundo capÃtulo, à feito um resgate do conceito de matÃria em Avicena e sua influÃncia para a ontologia do ainda-nÃo, formulada por Bloch. No terceiro segmento, a exposiÃÃo centra-se na categoria da esperanÃa com base na antropologia blochiana, que identifica o homem como ser inacabado e de carÃncias, cuja realizaÃÃo de seu ser e de suas carÃncias o projetam para o futuro com arrimo nos sonhos por uma vida melhor; fato que encaminha suas reflexÃes para a utopia e a Ãtica. No quarto capÃtulo, à tratado o papel da centralidade do conhecimento para a tematizaÃÃo do futuro, com suporte nas potÃncias e latÃncias do movimento da matÃria que prenunciam o ainda-nÃo como possÃvel. Esse tratamento atribuÃdo ao conhecimento remete a uma idÃia de educaÃÃo, entendida como trabalho de tematizaÃÃo do futuro, logo como prÃxis transformadora, de cuja concepÃÃo à possÃvel se falar em uma pedagogia da esperanÃa, encaminhando-se para uma consideraÃÃo da educaÃÃo como uma atividade de instauraÃÃo do novo que implica sua relaÃÃo necessÃria com a Ãtica, a utopia e a ontologia.The current study is an analysis about the thought of the philosopher Ernst Bloch, with reference to his major work, The Principle Hope. The goal is to identify its reflection on the education phenomenon. The work, except the introduction and conclusion, is divided into three parts: in the second chapter is made a rescue of the matter concept and its influence on Avicenna to the ontology of the not-yet formulated by Bloch. In the third segment, the exhibition focuses on the category of hope based on blochian anthropology, which identifies the man as an unfinished being with needs, whose performance of their being and their needs project him into the future with support to dreams of a better life; fact that forwards its reflections to utopia and ethics. In the fourth chapter is treated the centrality of knowledge role to thematize future, with support from their powers and latencies of the matter motion that herald the not-yet as possible. This knowledge treatment refers to the idea of education understood as a thematization work of the future and as a transformative praxis, whose conception is possible to speak about a pedagogy of hope, heading for an education thought as an activity introduction of the new that imply its necessary relationship to ethics, ontology and utopia. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5391application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:28Zmail@mail.com - |
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The current study is an analysis about the thought of the philosopher Ernst Bloch, with reference to his major work, The Principle Hope. The goal is to identify its reflection on the education phenomenon. The work, except the introduction and conclusion, is divided into three parts: in the second chapter is made a rescue of the matter concept and its influence on Avicenna to the ontology of the not-yet formulated by Bloch. In the third segment, the exhibition focuses on the category of hope based on blochian anthropology, which identifies the man as an unfinished being with needs, whose performance of their being and their needs project him into the future with support to dreams of a better life; fact that forwards its reflections to utopia and ethics. In the fourth chapter is treated the centrality of knowledge role to thematize future, with support from their powers and latencies of the matter motion that herald the not-yet as possible. This knowledge treatment refers to the idea of education understood as a thematization work of the future and as a transformative praxis, whose conception is possible to speak about a pedagogy of hope, heading for an education thought as an activity introduction of the new that imply its necessary relationship to ethics, ontology and utopia. |
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