THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Monica Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6602
Resumo: No Brasil, após o golpe de 2016, se intensificam as estratégias para desobrigar o Estado de seu dever constitucional com o ensino público, gratuito, laico e de qualidade. O governo congela as verbas da educação por 20 anos e propõe uma reforma do ensino médio. A quem interessa e qual a origem destas iniciativas? Para refletir sobre esta questão, busco apoio teórico em obras de autores como Gramsci e Paulo Freire, bem como lanço mão de resultados de pesquisas que abordam, em perspectiva crítica, as estratégias adotadas pelo Banco Mundial (BM) e seu parceiro na América Latina, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao longo das últimas três décadas. De modo semelhante, impressiona a rotina de aprendizado, debates e atividades culturais dos secundaristas, durante a ocupação das escolas públicas de ensino médio em todo país. Analiso, portanto, o ideário conservador que embasa a contrarreforma educacional e o protesto estudantil contra o projeto neoliberal.
id UESB-7_f31853a6aa7fa4052654d20f2e4c33ed
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6602
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZILEL ACOSO A LA EDUCACIÓN PÚBLICA Y LA RESISTENCIA ESTUDIANTIL EN BRASIL CONTEMPORÂNEO O ASSÉDIO À EDUCAÇÃO PÚBLICA E A RESISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO Banco Mundial Educación públicaResistencia estudiantilWorld BankPublic education Student resistance Banco Mundial Educação pública Resistência estudantilNo Brasil, após o golpe de 2016, se intensificam as estratégias para desobrigar o Estado de seu dever constitucional com o ensino público, gratuito, laico e de qualidade. O governo congela as verbas da educação por 20 anos e propõe uma reforma do ensino médio. A quem interessa e qual a origem destas iniciativas? Para refletir sobre esta questão, busco apoio teórico em obras de autores como Gramsci e Paulo Freire, bem como lanço mão de resultados de pesquisas que abordam, em perspectiva crítica, as estratégias adotadas pelo Banco Mundial (BM) e seu parceiro na América Latina, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao longo das últimas três décadas. De modo semelhante, impressiona a rotina de aprendizado, debates e atividades culturais dos secundaristas, durante a ocupação das escolas públicas de ensino médio em todo país. Analiso, portanto, o ideário conservador que embasa a contrarreforma educacional e o protesto estudantil contra o projeto neoliberal.In Brazil, after the 2016 coup, strategies are intensified to release the State from its constitutional duty to public, free, secular, and quality education. The government freezes education funding for 20 years and proposes a high school reform. To whom it matters and where do these initiatives come from? To reflect on these issues, I seek theoretical support in works by authors such as Gramsci and Paulo Freire; I use research results that address critically the strategies adopted by the World Bank (WB) and its Latin American partner, the Inter-American Development Bank (IDB), over the past three decades. Similarly, it impresses the learning routine, debates and cultural activities of high school students during the occupation of public high schools throughout the country. Therefore, I analyze the conservative ideas that underpin the educational counter-reform and the student protests to the neoliberal project.En Brasil, después del golpe de Estado de 2016, se intensifican las estrategias para liberar al Estado de su deber constitucional con la educación pública, gratuita, secular y de calidad. El gobierno congela a los fondos de educación durante 20 años y propone una reforma de la escuela secundaria. ¿A quién importa y de dónde provienen estas iniciativas? Para reflexionar sobre estas cuestiones, busco apoyo teórico en obras de autores como Gramsci y Paulo Freire; utilizo resultados de investigación que abordan críticamente las estrategias adoptadas por el Banco Mundial (BM) y su socio latinoamericano, el Banco Interamericano de Desarrollo (BID), en las últimas tres décadas. Del mismo modo, impresiona la rutina de aprendizaje, los debates y las actividades culturales de los estudiantes de secundaria durante la ocupación de las escuelas secundarias públicas en todo el país. Por lo tanto, analizo las ideas conservadoras que sustentan la contrarreforma educativa y la protesta estudiantil contra el proyecto neoliberal.Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/660210.22481/praxisedu.v16i41.6602Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 849-868Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 849-868Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 849-8682178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6602/5155Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Monica Dias2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6602Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL
EL ACOSO A LA EDUCACIÓN PÚBLICA Y LA RESISTENCIA ESTUDIANTIL EN BRASIL CONTEMPORÂNEO
O ASSÉDIO À EDUCAÇÃO PÚBLICA E A RESISTÊNCIA ESTUDANTIL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
title THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL
spellingShingle THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL
Martins, Monica Dias
Banco Mundial
Educación pública
Resistencia estudiantil
World Bank
Public education
Student resistance
Banco Mundial
Educação pública
Resistência estudantil
title_short THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL
title_full THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL
title_fullStr THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL
title_full_unstemmed THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL
title_sort THE HARASSMENT OF PUBLIC EDUCATION AND STUDENT RESISTANCE IN CONTEMPORARY BRAZIL
author Martins, Monica Dias
author_facet Martins, Monica Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Monica Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Banco Mundial
Educación pública
Resistencia estudiantil
World Bank
Public education
Student resistance
Banco Mundial
Educação pública
Resistência estudantil
topic Banco Mundial
Educación pública
Resistencia estudiantil
World Bank
Public education
Student resistance
Banco Mundial
Educação pública
Resistência estudantil
description No Brasil, após o golpe de 2016, se intensificam as estratégias para desobrigar o Estado de seu dever constitucional com o ensino público, gratuito, laico e de qualidade. O governo congela as verbas da educação por 20 anos e propõe uma reforma do ensino médio. A quem interessa e qual a origem destas iniciativas? Para refletir sobre esta questão, busco apoio teórico em obras de autores como Gramsci e Paulo Freire, bem como lanço mão de resultados de pesquisas que abordam, em perspectiva crítica, as estratégias adotadas pelo Banco Mundial (BM) e seu parceiro na América Latina, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao longo das últimas três décadas. De modo semelhante, impressiona a rotina de aprendizado, debates e atividades culturais dos secundaristas, durante a ocupação das escolas públicas de ensino médio em todo país. Analiso, portanto, o ideário conservador que embasa a contrarreforma educacional e o protesto estudantil contra o projeto neoliberal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6602
10.22481/praxisedu.v16i41.6602
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6602
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.6602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6602/5155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 849-868
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 849-868
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 849-868
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068819541262336