FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: e Castro, Samira Bahia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos, Silvana Claudia, Vaz, Rodrigo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5285
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de duas pesquisas que tiveram como foco investigar as perspectivas de docentes e de estudantes das licenciaturas, de uma Universidade Federal mineira, em relação ao uso do vídeo como recurso didático na formação docente. As pesquisas em questão são de natureza qualitativa. Em relação à produção de dados, Castro (2018) se baseou na realização de entrevistas com docentes das licenciaturas, na observação de aulas em que alguns desses docentes utilizaram o vídeo como recurso didático e em entrevistas com grupos de estudantes destas aulas. Vaz (2017), por sua vez, aplicou questionário e entrevistou estudantes de Pedagogia no contexto de uma oficina sobre produção e edição de vídeo, na qual foram feitas observações participantes. Como resultado, fruto do entrelaçamento dos dados de ambas as pesquisas, obtivemos que os sujeitos entendem que o vídeo pode ser considerado um recurso capaz de favorecer a aprendizagem, desde que o professor planeje o seu uso e o relacione com o que está sendo ensinado. Ademais, quando bem utilizado, ele permite que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de ouvir e dialogar com opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Porém, docentes e estudantes evidenciam que a estrutura das salas de aula pode limitar o uso dessa tecnologia. Os dados também sugerem que seria importante que os cursos de formação docente enfatizassem a utilização dos recursos audiovisuais e a importância de empregá-los em sala de aula, uma vez que os estudantes têm dificuldades de utilizá-los didaticamente.
id UESB-7_f4d295a8b530d64229a4beb78722693f
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5285
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOSLicenciaturasMetodologias de ensinoRecursos audiovisuais Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de duas pesquisas que tiveram como foco investigar as perspectivas de docentes e de estudantes das licenciaturas, de uma Universidade Federal mineira, em relação ao uso do vídeo como recurso didático na formação docente. As pesquisas em questão são de natureza qualitativa. Em relação à produção de dados, Castro (2018) se baseou na realização de entrevistas com docentes das licenciaturas, na observação de aulas em que alguns desses docentes utilizaram o vídeo como recurso didático e em entrevistas com grupos de estudantes destas aulas. Vaz (2017), por sua vez, aplicou questionário e entrevistou estudantes de Pedagogia no contexto de uma oficina sobre produção e edição de vídeo, na qual foram feitas observações participantes. Como resultado, fruto do entrelaçamento dos dados de ambas as pesquisas, obtivemos que os sujeitos entendem que o vídeo pode ser considerado um recurso capaz de favorecer a aprendizagem, desde que o professor planeje o seu uso e o relacione com o que está sendo ensinado. Ademais, quando bem utilizado, ele permite que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de ouvir e dialogar com opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Porém, docentes e estudantes evidenciam que a estrutura das salas de aula pode limitar o uso dessa tecnologia. Os dados também sugerem que seria importante que os cursos de formação docente enfatizassem a utilização dos recursos audiovisuais e a importância de empregá-los em sala de aula, uma vez que os estudantes têm dificuldades de utilizá-los didaticamente. Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528510.22481/praxisedu.v15i33.5285Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 233-254Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 233-254Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 233-2542178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5285/3969e Castro, Samira Bahiados Santos, Silvana ClaudiaVaz, Rodrigo Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5285Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
e Castro, Samira Bahia
Licenciaturas
Metodologias de ensino
Recursos audiovisuais
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DO VÍDEO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
author e Castro, Samira Bahia
author_facet e Castro, Samira Bahia
dos Santos, Silvana Claudia
Vaz, Rodrigo Teixeira
author_role author
author2 dos Santos, Silvana Claudia
Vaz, Rodrigo Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv e Castro, Samira Bahia
dos Santos, Silvana Claudia
Vaz, Rodrigo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciaturas
Metodologias de ensino
Recursos audiovisuais
topic Licenciaturas
Metodologias de ensino
Recursos audiovisuais
description Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de duas pesquisas que tiveram como foco investigar as perspectivas de docentes e de estudantes das licenciaturas, de uma Universidade Federal mineira, em relação ao uso do vídeo como recurso didático na formação docente. As pesquisas em questão são de natureza qualitativa. Em relação à produção de dados, Castro (2018) se baseou na realização de entrevistas com docentes das licenciaturas, na observação de aulas em que alguns desses docentes utilizaram o vídeo como recurso didático e em entrevistas com grupos de estudantes destas aulas. Vaz (2017), por sua vez, aplicou questionário e entrevistou estudantes de Pedagogia no contexto de uma oficina sobre produção e edição de vídeo, na qual foram feitas observações participantes. Como resultado, fruto do entrelaçamento dos dados de ambas as pesquisas, obtivemos que os sujeitos entendem que o vídeo pode ser considerado um recurso capaz de favorecer a aprendizagem, desde que o professor planeje o seu uso e o relacione com o que está sendo ensinado. Ademais, quando bem utilizado, ele permite que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de ouvir e dialogar com opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Porém, docentes e estudantes evidenciam que a estrutura das salas de aula pode limitar o uso dessa tecnologia. Os dados também sugerem que seria importante que os cursos de formação docente enfatizassem a utilização dos recursos audiovisuais e a importância de empregá-los em sala de aula, uma vez que os estudantes têm dificuldades de utilizá-los didaticamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5285
10.22481/praxisedu.v15i33.5285
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5285
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i33.5285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5285/3969
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 233-254
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 233-254
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 233-254
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817532190720