A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debus, Eliane Santana Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Elika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4670
Resumo: O artigo busca, a partir dos critérios de análise de sites educativos propostos por Carvalho (2006) e da categoria linguagem verbal, analisar a configuração dos sites educativos que trazem a temática da literatura infantil, verificando como o literário se evidencia no texto de literatura infantil online. Entendemos que a leitura literária é de grande importância para a vida das pessoas e por meio dela conseguimos interagir com o mundo a nossa volta e também acreditamos na importância dessa literatura em diálogo com as mídias digitais para a formação do leitor, por isso se faz imprescindível a análise do material que está ao alcance das crianças. Constatou-se que a literatura infantil online pode ser uma aliada na formação do leitor, porém, nos sites brasileiros e gratuitos analisados na pesquisa,percebemos, em alguns casos, que o texto de literatura infantil online se apresenta sem as características de interatividade com o leitor e inovação que esse meio possibilita.
id UESB-7_f94f15c17f05ab8b602c9d1d3bd31907
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4670
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOSSites educativos; Literatura infantil; Tecnologia digital; Formação do leitorO artigo busca, a partir dos critérios de análise de sites educativos propostos por Carvalho (2006) e da categoria linguagem verbal, analisar a configuração dos sites educativos que trazem a temática da literatura infantil, verificando como o literário se evidencia no texto de literatura infantil online. Entendemos que a leitura literária é de grande importância para a vida das pessoas e por meio dela conseguimos interagir com o mundo a nossa volta e também acreditamos na importância dessa literatura em diálogo com as mídias digitais para a formação do leitor, por isso se faz imprescindível a análise do material que está ao alcance das crianças. Constatou-se que a literatura infantil online pode ser uma aliada na formação do leitor, porém, nos sites brasileiros e gratuitos analisados na pesquisa,percebemos, em alguns casos, que o texto de literatura infantil online se apresenta sem as características de interatividade com o leitor e inovação que esse meio possibilita. Edições UESB2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/467010.22481/praxis.v15i31.4670Práxis Educacional; v. 15 n. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 213-228Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 213-228Práxis Educacional; Vol. 15 No. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 213-2282178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4670/3671Debus, Eliane Santana Diasda Silva, Elikainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:17:24Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4670Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:17:24Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS
title A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS
spellingShingle A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS
Debus, Eliane Santana Dias
Sites educativos; Literatura infantil; Tecnologia digital; Formação do leitor
title_short A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS
title_full A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS
title_fullStr A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS
title_full_unstemmed A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS
title_sort A LITERATURA INFANTIL EM SITES EDUCATIVOS: A QUALIDADE DOS SITES E A ESTÉTICA DOS TEXTOS
author Debus, Eliane Santana Dias
author_facet Debus, Eliane Santana Dias
da Silva, Elika
author_role author
author2 da Silva, Elika
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Debus, Eliane Santana Dias
da Silva, Elika
dc.subject.por.fl_str_mv Sites educativos; Literatura infantil; Tecnologia digital; Formação do leitor
topic Sites educativos; Literatura infantil; Tecnologia digital; Formação do leitor
description O artigo busca, a partir dos critérios de análise de sites educativos propostos por Carvalho (2006) e da categoria linguagem verbal, analisar a configuração dos sites educativos que trazem a temática da literatura infantil, verificando como o literário se evidencia no texto de literatura infantil online. Entendemos que a leitura literária é de grande importância para a vida das pessoas e por meio dela conseguimos interagir com o mundo a nossa volta e também acreditamos na importância dessa literatura em diálogo com as mídias digitais para a formação do leitor, por isso se faz imprescindível a análise do material que está ao alcance das crianças. Constatou-se que a literatura infantil online pode ser uma aliada na formação do leitor, porém, nos sites brasileiros e gratuitos analisados na pesquisa,percebemos, em alguns casos, que o texto de literatura infantil online se apresenta sem as características de interatividade com o leitor e inovação que esse meio possibilita.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4670
10.22481/praxis.v15i31.4670
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4670
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v15i31.4670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4670/3671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 213-228
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 213-228
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 213-228
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817412653056