Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Pereira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/534
Resumo: Este artigo relata a crescente demanda por referências e práticas pedagógicas pragmáticas no cotidiano das práticas de ensino do sudeste goiano e indaga se seria indício de uma eventual exaustão do discurso moral na Pedagogia. Condiciona esse fenômeno pedagógico ao impasse que dicotomiza teoria x prática. Analisa e critica essa dicotomia do ponto de vista epistemológico. Respaldado nessa análise, nega a exaustão da Pedagogia Moral e faz a apologia do sentido integrador e dialético entre práticas de ensino, práticas sociais e pensamento/reflexão.
id UESB-7_fbb4447a00470d5b41c5ec4c0c2f30dc
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/534
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moralDicotomiaPedagogia pragmática versus pedagogia moralPráticas de ensinoEste artigo relata a crescente demanda por referências e práticas pedagógicas pragmáticas no cotidiano das práticas de ensino do sudeste goiano e indaga se seria indício de uma eventual exaustão do discurso moral na Pedagogia. Condiciona esse fenômeno pedagógico ao impasse que dicotomiza teoria x prática. Analisa e critica essa dicotomia do ponto de vista epistemológico. Respaldado nessa análise, nega a exaustão da Pedagogia Moral e faz a apologia do sentido integrador e dialético entre práticas de ensino, práticas sociais e pensamento/reflexão.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/534Práxis Educacional; v. 3 n. 3 (2007): Gestão da Educação; 127-146Práxis Educacional; Vol. 3 Núm. 3 (2007): Gestão da Educação; 127-146Práxis Educacional; Vol. 3 No. 3 (2007): Gestão da Educação; 127-1462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/534/430http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sérgio Pereira da2021-03-22T22:57:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/534Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:57:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral
title Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral
spellingShingle Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral
Silva, Sérgio Pereira da
Dicotomia
Pedagogia pragmática versus pedagogia moral
Práticas de ensino
title_short Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral
title_full Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral
title_fullStr Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral
title_full_unstemmed Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral
title_sort Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral
author Silva, Sérgio Pereira da
author_facet Silva, Sérgio Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sérgio Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Dicotomia
Pedagogia pragmática versus pedagogia moral
Práticas de ensino
topic Dicotomia
Pedagogia pragmática versus pedagogia moral
Práticas de ensino
description Este artigo relata a crescente demanda por referências e práticas pedagógicas pragmáticas no cotidiano das práticas de ensino do sudeste goiano e indaga se seria indício de uma eventual exaustão do discurso moral na Pedagogia. Condiciona esse fenômeno pedagógico ao impasse que dicotomiza teoria x prática. Analisa e critica essa dicotomia do ponto de vista epistemológico. Respaldado nessa análise, nega a exaustão da Pedagogia Moral e faz a apologia do sentido integrador e dialético entre práticas de ensino, práticas sociais e pensamento/reflexão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/534
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/534/430
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 3 n. 3 (2007): Gestão da Educação; 127-146
Práxis Educacional; Vol. 3 Núm. 3 (2007): Gestão da Educação; 127-146
Práxis Educacional; Vol. 3 No. 3 (2007): Gestão da Educação; 127-146
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068814968422400